Dicas para profissionais de logística e transporte durante a pandemia
Veja como motoristas de vans escolares, entregadores, motoristas de aplicativos, caminhoneiros e transportadoras podem gerenciar seus negócios na crise da COVID
Com a implementação das medidas de quarentena, para retardar a propagação do novo coronavírus, muitos governos estaduais e municipais determinaram o fechamento de praticamente todas as atividades comerciais. O fechamento se mantém, na maioria dos locais, por tempo indeterminado.
A crise provocada pela pandemia da COVID-19 trouxe grandes impactos sociais, de saúde e econômicos. Em relação ao mercado, a pandemia afetou em larga escola o setor de serviços, que representa mais de 75% do PIB brasileiro.
Nesse sentido, motoristas escolares, motoristas de aplicativo, táxi, vans escolares e de turismo, caminhoneiros, transportadoras e outros que dependem da demanda de entregas e transporte estão enfrentando uma redução na demanda desses serviços.
A utilização de serviços digitais para a organização e divulgação de demandas de serviços de logística e transporte, apresenta oportunidades reais para o futuro dos negócios nesse setor. A importância do ambiente digital precisa ser levada em consideração desde já para a sobrevivência do segmento.
Atualmente, várias plataformas de marketplace de logística e transporte estão operando com oportunidades de trabalho e negócios, como os anunciados no portal Fretebras e no portal Truckpad.
Se você atua no segmento de logística e transporte, fique atento às alterações do mercado e ao aparecimento de oportunidades para mudanças nas demandas por serviços.
Existe uma grande demanda, por exemplo, pelo serviço de delivery de alimentos para entregas diretas ao consumidor, utilizando veículos de pequeno porte e motociclistas.
Talvez seja o momento de mudar a forma de trabalhar neste segmento, dentro de suas possibilidades. A sugestão é a de procurar nichos de mercado que estão com alta demanda e necessitam desses serviços.
O setor do Agronegócio está diante de mais uma safra recorde, e a demanda está aquecida para transportes dos grãos e proteína, rumo aos portos brasileiros para exportação. É interessante, por exemplo, avaliar a possibilidade de entrar nessa prestação de serviços.
O momento é de revisitar o planejamento do negócio.
Aproveite para realizar um levantamento do estado do veículo, verificando a manutenção e as peças a serem respostas.
Agora é o momento de focar naquilo que você tem controle e pode resolver de forma rápida e ágil. Dessa forma, você poderá desenhar soluções para seus negócios sobreviverem nesse momento difícil.
É preciso entender, exatamente, quanto tempo é possível continuar funcionando com o que você tem em caixa.
O foco, nesse momento, é diminuir custos, eliminando tudo o que não é essencial para a sobrevivência do seu modelo de negócio e buscar alternativas para gerar receita suficiente para pagar as contas ou não se endividar demais. São grandes as chances de que, analisando seus custos, você identifique onde é possível deixar de gastar dinheiro. Nesse momento, é muito mais fácil economizar do que conseguir novas receitas.
Faça um diagnóstico financeiro das entradas e receitas da empresa para analisar o fluxo de caixa e quais os financiamentos estão ativos. Essa é a hora de procurar o seu banco para renegociar prazos e melhores condições dos pagamentos.
As principais decisões passam, necessariamente, por pessoas. De funcionários, a fornecedores, custos e tributos... todas as decisões levam em consideração o entendimento entre pessoas que representam essas partes. É hora de conversar, entender, negociar, articular, formar redes e focar ainda mais nas necessidades do cliente, organizando processos de entrega e adequação de prazos. A solução, na grande maioria das vezes, está fora do seu negócio.
Clientes
Essa é a parte que talvez seja a mais crítica de toda a situação, já que representa a fonte das receitas. Com o fechamento de diversos estabelecimentos, pode parecer impossível alcançar bons resultados. Mais do que nunca, é preciso ser criativo e engajar quem paga pelo seu serviço - o cliente.
Fortaleça o relacionamento com a sua rede de contatos
Entenda como ferramentas digitais podem ajudar você nesse momento. Fortalecer a relação com amigos, equipe, fornecedores e clientes pode ser um caminho para passar por esse desafio e abrir novas oportunidades.
O WhatsApp Business pode ajudar a estreitar esse relacionamento
Este é um aplicativo com grande potencial de negócios, pois cria um ambiente de interação com seus clientes, e traz funcionalidades que facilitam o seu dia a dia.
Seja digital
Aproveite a oportunidade para entrar de cabeça no mundo digital. Além de entender como você pode diminuir os seus custos com ferramentas e soluções online, potencialize a sua comunicação e aumente o engajamento de clientes via redes sociais.
Para isso, defina uma estratégia de Marketing Digital para o seu negócio, que ajude a divulgar a sua marca, realizar aproximações e promover negócios. As redes sociais são importantes canais nesse contexto.
Insira sua empresa em plataformas de marketplace
Esses são espaços onde as empresas podem ter uma estrutura parecida com a de um e-commerce, porém com mais facilidade nos processos e custos, além de equipes reduzidas.
Saiba mais >
Abuse de seus dotes de negociador
Nesse momento, a entrega de produtos em domicílio é permitida. Se você entrega algum tipo de produto em seu negócio, essa é a hora de disseminar e estimular a comodidade para seus clientes.
Para dar visibilidade aos seus serviços, você pode criar anúncios no Instagram e Facebook.
Saiba mais >
Evite cancelamentos e garanta serviços futuros
Receber antecipadamente pelos serviços pode ser extremamente útil neste momento em que você precisa de capital. Construir uma estratégia de voucher ou cartão-presente pode ser uma saída interessante para o seu negócio. Pense em formas atrativas de chamar a atenção do cliente e se organize para realizar esses atendimentos futuramente de forma a não impactar sua estrutura.
Tenha uma agenda organizada
Não perca oportunidades de serviços. A qualidade do serviço e a eficiência na execução das entregas são importantes para obter boas avaliações.
Trabalhe de forma cooperada com diferentes motoristas de entregas
Planeje conjuntamente as viagens por tipo de entrega e localização para não perder oportunidades. Utilize o WhatsApp para melhorar a comunicação com seus parceiros e clientes.
Legislação e medidas governamentais
Acompanhe diariamente os pleitos apresentados e as medidas tomadas pelo governo para facilitar o enfrentamento aos efeitos da crise, buscando entendê-los e implementá-los. Saiba mais no site da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Empresas e assistência
A plataforma UBER também disponibiliza assistência financeira para motoristas e entregadores parceiros diagnosticados com o Covid-19.
Saiba mais >
A partir do planejamento junto à sua equipe de funcionários, organize os processos de entrega para traçar as melhores rotas.
Atente também para as dicas de Segurança e Higiene
- Adote as medidas de prevenção da COVID19 de acordo com as orientações da OMS, reforçando a higiene das mãos, uso de álcool gel, evitando o contato das mãos com rosto e com objetos passíveis de contaminação, além de evitar locais onde possa haver aglomeração de pessoas, dentre outras;
- Evite tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evite contato próximo com pessoas doentes;
- Fique em casa se apresentar febre por mais de 24 horas e avise a empresa ou transportadora o quanto antes;
- Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogue-o no lixo;
- Limpe e desinfete com frequência objetos e superfícies tocados regularmente, como volante, alavanca de câmbio, haste de seta, dos limpadores de para-brisa, maçanetas de portas e vidros do veículo, bem como os botões de acionamento de itens elétricos;
- Mantenha o seu veículo limpo e higienizado;
- Quando for fazer uma entrega deixe o pedido conforme solicitado pelo seu cliente. É importante verificar as mensagens de orientação das plataformas de app como “por favor, deixe o pedido na porta” ou “toque o interfone e deixe na portaria”;
- Oriente os funcionários quanto à adoção das medidas mencionadas acima, além de disponibilizar kits de higiene para seu uso;
- Redobre a atenção e cuidados que estão sendo tomados no manuseio das encomendas com foco em higiene e integridade das embalagens, a fim de agregar valor ao serviço prestado, cativando, fidelizando o cliente e garantindo a segurança do serviço prestado;
- Procure não tocar em outros caminhoneiros e funcionários de empresas;
- Evite aglomerações em postos de combustíveis, restaurantes, empresas e locais de descanso. Procure ficar sempre isolado;
- Procure ficar fora de lugares fechados e com pouca ventilação.
Capacite-se
Com a orientação para o isolamento social, muitos cursos online gratuitos estão sendo disponibilizados. Reúna sua equipe e aproveite para realizar atualizações ou acessar novos conhecimentos. Nesse momento, pensar em introduzir a empresa em serviços digitais pode ser uma opção interessante.
Confira uma lista com alguns dos vários cursos online gratuitos, disponibilizados pelo Sebrae, que vão ajudar você a colocar em prática essas dicas:
- Whats App Business;
- Como inserir sua empresa em marketplaces;
- Como anunciar no Instagram e Facebook;
- Marketing Digital para Empreendedores.
Acesse os cursos online gratuitos do Sebrae >
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
A diminuição do consumo de energia elétrica é crucial para sobrevivência das empresas. Desse modo, algumas mudanças de hábito de consumo impactam consideravelmente a diminuição do valor da conta de energia elétrica. Em pesquisa realizada pelo Sebrae Mato Grosso, com 354 empresas e lideranças, foi identificado que dentre os custos que mais pesam no dia a dia do negócio, a energia elétrica representa 15,44% e o custo com pagamento de pessoal 34,28%. Portanto, cabe uma atenção especial por parte das empresas na busca de alternativas para reduzir o custo com energia elétrica. Pensando em como podemos ajudar os empresários com a conta de energia elétrica, o Sebrae Mato Grosso, nesse e-book, respondeu algumas das que podem ser suas principais dúvidas. Adotando a eficiência energética, você sem dúvida alguma estará ganhando dinheiro e, de quebra, contribuindo para a redução do impacto ambiental da sua atividade. Leia o e-book "Energia Elétrica - como fica a conta de energia com o impacto do novo coronavírus" > Foto de Álvaro Serrano no Unsplash.
Preparamos orientações para você, empresário de vendas diretas, para atuação segura de seu negócio neste novo contexto de consumo. Confira conteúdos e materiais de apoio que vão ajudá-lo nesta retomada. Conte conosco! Atenção aos Decretos! É importante levar em consideração as medidas do poder público e o decreto vigente em cada região, no que rege os regulamentos e o funcionamento do comércio. Fique sempre atento para a retomada segura do seu setor! Orientações Gerais Assista a sequência de 7 vídeos que montamos com orientações para abertura do seu estabelecimento com segurança. Caso já tenha assistido, continue lendo os conteúdos específicos abaixo. Orientações do especialista Assista às orientações do Vicente Scalia, analista do Sebrae Nacional, para atuação segura dos empreendedores de vendas diretas. E-book com as informações completas O Sebrae reuniu informações completas sobre protocolos de saúde, orientações para atendimento de clientes, comunicação entre outros assuntos essenciais para esse momento, sobre as atividades dos empreendedores de vendas diretas. Leia e baixe o e-book gratuito: Orientações para retomada segura das atividades: VENDAS DIRETAS (Necessário login)Formato: PDF | Tamanho: 2MB Sinalização para ambientar o seu estabelecimento Checklist e Placa: Protocolos de Saúde Avalie e implemente o checklist. Em seguida, baixe a placa, fixe em seu estabelecimento e compartilhe em suas redes sociais. Checklist para retomada segura das atividades: EMPREENDEDORES INDEPENDENTES DAS VENDAS DIRETASFormato: PDF | Tamanho: 10,1MB Placa Protocolos de Saúde: EMPREENDEDORES INDEPENDENTES DAS VENDAS DIRETASFormato: PNG | Tamanho: 508KB
Muitos segmentos do agronegócio têm sido impactados pelo Covid-19. Veja algumas dicas para aperfeiçoar o planejamento e as atividades do seu empreendimento rural: Aperfeiçoe a Gestão do Negócio Reveja o planejamento do seu negócio e reestruture os novos ciclos produtivos. Anote todos os gastos realizados até o momento - desde a produção até a colheita, e analise onde reduzir custos desnecessários. Tenha um controle detalhado do fluxo de caixa. Verifique as despesas e as receitas. Para melhorar a redução de custos, otimize o uso de insumos e da mão de obra, sem perder os bons índices de produtividade. Reveja os próximos investimentos da sua produção para a próxima safra, com a definição da quantidade de área a ser plantada caso seja um produtor de grãos, cereais e hortaliças. Para os produtores que trabalham com culturas perenes, como frutas, café e outras de ciclo longo, se possível, adie o processo de colheita. Caso não seja possível, fique atento a novos canais de comercialização ou no processamento da produção. Para os pecuaristas, principalmente para produtores de leite, diminua os índices de produtividade com a diminuição de vacas lactantes, por exemplo. Lembre que a produção de leite é diária e o não escoamento prejudica tanto o animal quanto a gestão do seu negócio. Pense, caso seja possível, na realização do processamento do leite para produção de queijos, requeijão e outros derivados que podem ser acondicionados sob refrigeração. Após o processamento, verifique opções de entregas dos produtos diretas para o consumidor, além da divulgação do produto em sites como o Mercado Azul e mídias sociais para o encontro de novos canais de comercialização. Realize parcerias no processamento da produção e no seu acondicionamento ou estude a entrega de leite em outras regiões em que as entregas desta matéria prima estão normalizadas. Se precisar de capital externo para gestão do negócio, fique atento às linhas de crédito dos bancos públicos e privados. As linhas de financiamento estão passando por uma reestruturação e podem surgir linhas de crédito com menor taxa de juros. Também estão sendo revistos os prazos de pagamentos dos financiamentos, que estão sendo alongados para não onerar o fluxo de caixa do produtor rural. Por isso, atenção: evite empréstimos pessoais, cheque especial ou a realização de operações com o cartão de crédito. Encontre oportunidade no mercado A Portaria nº. 116 do MAPA diz que a manutenção dos serviços e atividades relacionadas ao agronegócio foram definidas como atividades essenciais e permite a garantia do abastecimento e pleno funcionamento das cadeias produtivas de alimentos e bebidas em todo território nacional. Significa que os produtores rurais devem continuar produzindo, pois o consumo de alimentos pelas famílias continuará. Dados indicam que o consumo de frutas e hortaliças em redes de supermercados cresceu aproximadamente 30%, além das vendas diretas para o consumidor ou para o mercado de alimentação local, que tem utilizado os serviços de delivery para entregas. Há crescimento de vendas por meio do uso de mídias sociais, o que proporciona a estruturação de novos canais de comercialização para pequenos e médios produtores rurais. Por isso, nesse momento, visualize as novas oportunidades. Utilize as mídias sociais para divulgação dos seus produtos e agendas de entrega. Procure realizar entregas de forma compartilhada com seus vizinhos. Evite aglomerações e estabeleça regras de convívio, preservando o isolamento social. É importante estabelecer dia e horário da semana para realização das suas entregas junto aos novos clientes e lembre de evitar a aglomeração e o contato físico com as pessoas neste momento. Realize um planejamento prévio dos produtos que cada cliente deseja consumir semanalmente. Utilize sua criatividade para o acondicionamento do seu kit de produtos por cliente para facilitar as entregas. Escolha uma pessoa da sua família ou funcionário para estabelecer o contato com os clientes e gerenciar as mídias sociais. Crie uma rotina semanal de divulgação dos seus produtos disponíveis e preços. Inove no processo produtivo As ações de preparo de novos ciclos produtivos devem continuar, além das rotinas de trabalho da propriedade. Procure utilizar insumos que podem ser produzidos na propriedade, como a utilização de caldas naturais para controle de pragas e doenças e também a utilização da compostagem e/ou biofertilizantes para adubação do solo e reposição de nutrientes das plantas. Para isso, explore cursos e receitas de bioinsumos na internet. Você encontrará muitas informações e de forma gratuita. Além disso, viabilize a execução das tarefas na propriedade de forma compartilhada, ou seja, com a interação com vizinhos ou por meio da sua associação ou cooperativa. Porém, evite aglomerações e o contato físico neste momento. Recomendações de prevenção e segurança Você já sabe, mas não custa lembrar: Monitore sua família e seus funcionários quanto aos sintomas do coronavírus; Caso tenha alguma pessoa com sintomas, inicie o processo de quarentena; Oriente os funcionários quanto à higienização das mãos e utensílios de trabalho; Nesse momento de quarentena em que os filhos não estão indo para escola ou o comércio da cidade está fechado, aproveite para reunir a família, para discutir e planejar o seu empreendimento rural. Escrito por Victor Ferreira, colaborador do Sebrae Nacional. Veja também: Pesquisa Agricultura Digital no Brasil Amenize problemas na produção de hortaliças durante a Covid-19 Conheça sobre o programa Produtos Agroalimentares Diferenciados - PADs
Preparamos orientações para você, empresário de negócios criativos audiovisuais, para a retomada segura das suas atividades neste novo contexto de consumo. Confira conteúdos e materiais de apoio que vão ajudá-lo nesta retomada. Conte conosco! Atenção aos Decretos! É importante levar em consideração as medidas do poder público e o decreto vigente em cada região, no que rege os regulamentos e o funcionamento do comércio. Fique sempre atento para a retomada segura do seu setor! Orientações Gerais Assista a sequência de 7 vídeos que montamos com orientações para abertura do seu estabelecimento com segurança. Caso já tenha assistido, continue lendo os conteúdos específicos abaixo. Orientações do especialista Assista às orientações da Jane Blandina, analista do Sebrae, para retomada segura das atividades de negócios criativos audiovisuais. E-book com as informações completas O Sebrae reuniu informações completas sobre protocolos de saúde, orientações para os colaboradores, orientações para atendimento de clientes, comunicação entre outros assuntos essenciais para esse momento de reabertura de negócios criativos audiovisuais. Leia e baixe o e-book gratuito: Orientações para retomada segura das atividades: AUDIOVISUAL (necessário login)Formato: PDF | Tamanho: 1,55MB Sinalização para ambientar o seu estabelecimento Checklist e Placa: Protocolos de Saúde Avalie e implemente o checklist. Em seguida, baixe a placa, fixe em seu estabelecimento e compartilhe em suas redes sociais. Cheklist para retomada segura das atividades: AUDIOVISUALFormato: PDF | Tamanho: 9,71MB Placa Protocolos de Saúde: AUDIOVISUALFormato: PNG | Tamanho: 442MB
Pensando na segurança dos restaurantes, entregadores e clientes, a 99Food, em parceria com o Sebrae, criou um Guia de Reabertura para a retomada dos negócios. O documento conta com sugestões de proteção e adaptações para que a retomada dos estabelecimentos seja feita de forma segura. O guia é dividido em seis capítulos com informações importantes para este momento de retomada, sendo o último deles um check-list com dicas rápidas para todos, desde o dono do estabelecimento até o cliente final. Conheça: 1. Decisões públicas: como está a reabertura da sua cidade? Dicas para ficar atento às decisões e regras da sua região. 2. Saúde e higiene da equipe em primeiro lugar! O que fazer para garantir a saúde da sua equipe. 3. Alterações no ambiente Saiba o que você pode fazer no estabelecimento para deixá-lo mais seguro. 4. Avise seus clientes Dicas de como comunicar aos clientes as medidas de segurança. 5. Delivery: cuidados adicionais, atenção redobrada Recomendações de como realizar o delivery. 6. Check-list para todos! Dicas que empresários, clientes e parceiros devem seguir para garantir a segurança e saúde. Confira o e-book e compartilhe com outros empresários do ramo de alimentação: Guia de reabertura 99 FoodFormato: PDF | Tamanho: 416KB Escrito por Bianca Amazonas e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae Nacional.
O fornecedor não é apenas aquele que faz com que a matéria prima ou os produtos cheguem à sua empresa: ele tem uma influência muito maior. O valor do serviço dele influenciará no seu, a responsabilidade do prazo de entrega dele impactará diretamente no seu controle de estoque e produção e, também, no seu prazo de entrega. Só para citar alguns exemplos. O empreendedor deve criar um cadastro com mais de um fornecedor por produto, para evitar a dependência de uma única empresa e o risco de desabastecimento. É por isso que a escolha dos fornecedores tem tudo a ver com o planejamento da empresa. Então, para aumentar a eficácia do seu negócio, você precisará saber: Quem eles são? Onde se localizam? Quais são os mais adequados para o seu negócio? Se você quer entender e aprender como lidar com fornecedores, fique conosco: é sobre isso falaremos agora.
O planejamento estratégico, para ser eficiente, deve ser feito a partir de uma sequência lógica. Os planos de ações são feitos para curto, médio e longo prazo. Após a análise de cenário, os empresários e administradores das empresas devem elaborar os objetivos gerais e as estratégias gerais, o que querem alcançar e como, visando aproveitar as oportunidades identificadas no ambiente externo, aprendendo a lidar com as ameaças, também reconhecidas nesse mesmo ambiente. Em seguida, para o alcance dos objetivos e estratégias gerais, aproveitando suas fortalezas e minimizando suas fraquezas, identificadas no ambiente interno, devem elaborar objetivos e estratégias por áreas funcionais das empresas. Para facilitar, listamos as principais ferramentas utilizadas para fazer um bom planejamento estratégico. Essas ferramentas são disponibilizadas em vários formatos: caberá aos empresários e administradores de empresas escolherem o melhor formato para os seus negócios, conforme afinidade e facilidade de aplicação.
Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contém um certo grau de incerteza: tanto das informações em que estão baseadas, quanto das suas consequências. Por isso, é necessário que exista uma pesquisa de mercado. Mas você sabe o que é essa pesquisa e como ela é feita? A pesquisa de mercado tem o objetivo de orientar o empreendedor nas estratégias que serão tomadas. Porém, a informação por si só não leva à decisão nem ao sucesso do negócio: é preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam possíveis riscos. 5 vantagens da pesquisa mercadológica 1. Conhecer o perfil do cliente É porque ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, entre outros) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, entre outros). 2. Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos Bom, o título já diz tudo! 3. Analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos e serviços Isso é possível por meio do sistema de vendas e distribuição, políticas de preços e cobrança, qualidade dos produtos e serviços. O objetivo é possibilitar ao empreendedor a avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critérios, definir a classificação deles para orientar o processo de compras ou, se for o caso, de terceirização das atividades. 4. Dimensionar o mercado Dessa forma é possível identificar o segmento mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos. 5. Definir seu público-alvo Ao lançar um produto no mercado, a empresa deve saber quem será o público-alvo. Esse conhecimento é fundamental porque nós sabemos que os produtos existem para, em primeiro lugar, satisfazer às necessidades dos clientes. Nesse sentido, realizar uma pesquisa do público-alvo é uma etapa que não deve ser esquecida, pois poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um novo produto ou até da empresa como um todo. Uma boa pesquisa junto aos consumidores já existentes ou futuros indicará como um produto será recebido, quem se interessará por ele e até que preço o consumidor estará disposto a pagar. Informará, ainda, quais as vantagens que os produtos concorrentes oferecem e seus pontos fracos. Poderá, inclusive, mostrar como o público reagirá, por exemplo, ao nome do produto, à sua embalagem, design, sabor, entre outras características que o distinguem. A recomendação é fazer uso do cadastro de clientes para entendê-los melhor. Esse cadastro deve conter nome, telefones, e-mails, endereço, sexo, profissão, faixa etária e, principalmente, o que compram, por que compram e com qual frequência. A pesquisa de mercado tem como objetivo orientar o empreendedor nas estratégias a serem tomadas.
Errar no papel é bem melhor do que errar no mercado. Prepare-se para elaborar um plano de negócios. O documento descreve por escrito os objetivos e quais caminhos devem ser seguidos para alcançá-los, diminuindo riscos e incertezas. Esse planejamento vai demonstrar se o seu negócio é viável, considerando estratégia, mercado, operações e gestão financeira. Planejar-se é um dos passos mais importantes para o empreendedor e pode definir o sucesso de sua empresa ou projeto. Com o plano em mãos, o empreendedor tem a oportunidade de antecipar-se aos possíveis erros e conhecer os pontos fracos e fortes do negócio. Poderá chegar ao mercado com mais segurança e conhecimento. O início Confira no vídeo a seguir o que é necessário para inicar o seu plano de negócios.
Preparamos orientações para você, empresário de Transporte de Cargas - Fracionadas, para a retomada segura das atividades de seu negócio neste novo contexto de consumo. Confira conteúdos e materiais de apoio que vão ajudá-lo nesta retomada. Conte conosco! Atenção aos Decretos! É importante levar em consideração as medidas do poder público e o decreto vigente em cada região, no que rege os regulamentos e o funcionamento do comércio. Fique sempre atento para a retomada segura do seu setor! Orientações Gerais Assista a sequência de 7 vídeos que montamos com orientações para abertura do seu estabelecimento com segurança. Caso já tenha assistido, continue lendo os conteúdos específicos abaixo. Orientações do especialista Assista às orientações do Victor Ferreira, analista do Sebrae, para retomada segura das atividades de Transporte de Cargas - Fracionadas. E-book com as informações completas O Sebrae reuniu informações completas sobre protocolos de saúde, orientações para os colaboradores, orientações para atendimento de clientes, comunicação entre outros assuntos essenciais para esse momento de reabertura dos negócios do setor de Transporte de Cargas - Fracionadas. Leia e baixe o e-book gratuito: Orientações para retomada segura das atividades: TRANSPORTE DE CARGAS - FRACIONADAS (necessário login)Formato: PDF | Tamanho: 4,61MB Sinalização para ambientar o seu estabelecimento Checklist e Placa: Protocolos de Saúde Avalie e implemente o checklist. Em seguida, baixe a placa, fixe em seu estabelecimento e compartilhe em suas redes sociais. Checklist para retomada segura das atividades: TRANSPORTE DE CARGAS - FRACIONADASFormato: PDF | Tamanho: 9,6MB Placa Protocolos de Saúde: TRANSPORTE DE CARGAS - FRACIONADASFormato: PNG | Tamanho: 467KB
Preparamos orientações para você, empresário de Transporte de Cargas - Rodoviário, para a retomada segura das atividades de seu negócio neste novo contexto de consumo. Confira conteúdos e materiais de apoio que vão ajudá-lo nesta retomada. Conte conosco! Atenção aos Decretos! É importante levar em consideração as medidas do poder público e o decreto vigente em cada região, no que rege os regulamentos e o funcionamento do comércio. Fique sempre atento para a retomada segura do seu setor! Orientações Gerais Assista a sequência de 7 vídeos que montamos com orientações para abertura do seu estabelecimento com segurança. Caso já tenha assistido, continue lendo os conteúdos específicos abaixo. Orientações do especialista Assista às orientações do Victor Ferreira, analista do Sebrae, para retomada segura das atividades de Transporte de Cargas - Rodoviário. E-book com as informações completas O Sebrae reuniu informações completas sobre protocolos de saúde, orientações para os colaboradores, orientações para atendimento de clientes, Comunicação entre outros assuntos essenciais para esse momento de reabertura dos negócios do setor Transporte de Cargas - Rodoviário. Leia e baixe o e-book gratuito: Orientações para retomada segura das atividades: TRANSPORTE DE CARGAS - RODOVIÁRIO (necessário login)Formato: PDF | Tamanho: 4,6MB Sinalização para ambientar o seu estabelecimento Checklist e Placa: Protocolos de Saúde Avalie e implemente o checklist. Em seguida, baixe a placa, fixe em seu estabelecimento e compartilhe em suas redes sociais. Checklist para retomada segura das atividades: TRANSPORTE DE CARGAS - RODOVIÁRIOFormato: PDF | Tamanho: 9,6MB Placa Protocolos de Saúde: TRANSPORTE DE CARGAS - RODOVIÁRIOFormato: PNG | Tamanho: 465KB
Preparamos orientações para você, empresário do setor de Moda (loja de vestuário, loja de calçados, loja de acessórios e atacarejo), para a retomada segura das atividades de seu negócio neste novo contexto de consumo. Confira conteúdos e materiais de apoio que vão ajudá-lo nesta retomada. Conte conosco! Atenção aos Decretos! É importante levar em consideração as medidas do poder público e o decreto vigente em cada região, no que rege os regulamentos e o funcionamento do comércio. Fique sempre atento para a retomada segura do seu setor! Orientações Gerais Assista a sequência de 7 vídeos que montamos com orientações para abertura do seu estabelecimento com segurança. Caso já tenha assistido, continue lendo os conteúdos específicos abaixo. Orientações do especialista Assista às orientações da Anny Santos, coordenadora nacional de negócio da moda do Sebrae, sobre orientações para retomada segura das atividades de varejo de vestuário, varejo de calçados, varejo de acessórios e atacarejo. E-book com as informações completas O Sebrae reuniu informações completas sobre protocolos de saúde, orientações para os colaboradores, orientações para atendimento de clientes, comunicação entre outros assuntos essenciais para esse momento de reabertura dos negócios do setor de Moda. Leia e baixe o e-book gratuito: Orientações para retomada segura das atividades: MODA (necessário login)Formato: PDF | Tamanho: 12,5MB Sinalização para ambientar o seu estabelecimento Checklist e Placa: Protocolos de Saúde Avalie e implemente o checklist. Em seguida, baixe a placa, fixe em seu estabelecimento e compartilhe em suas redes sociais. Checklist para retomada segura das atividades: MODAFormato: PDF | Tamanho: 9,7MB Placa Protocolos de Saúde: MODAFormato: PNG | Tamanho: 465KB