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Empreendedorismo | COMPROMETIMENTO
Mandamentos do bom vendedor: Estratégias para conquistar clientes

Diante de tanta concorrência, como destacar o seu produto? Veja dicas para ser um ótimo vendedor e alavancar suas vendas

· 08/06/2022 · Atualizado em 09/06/2022
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A profissão de vendedor é uma das mais antigas do mundo, e também uma das mais desafiadoras. Mas, afinal, como vender de maneira que você e o cliente saiam ganhando? E esse não é o único desafio. Na era digital, do que um bom vendedor precisa ter para obter sucesso? Confira agora os mandamentos do bom vendedor!

Existem muitas fórmulas mirabolantes, mas, como tudo que envolve profissionalismo, seja nas vendas ou em qualquer outra área, para ter sucesso é preciso planejar.

O primeiro passo é realizar uma pesquisa detalhada para entender a sua empresa, definir o perfil do seu público-alvo e, claro, descobrir como atingi-lo. Por isso, estude seu portifólio de produtos, com os principais atributos e características que os fazem essenciais. Pense como um consumidor. Que diferenciais eu ofereço para que seja priorizado em relação aos meus concorrentes? Para isso, é imprescindível estudar os seus hábitos e preferências.

Depois que você faz o planejamento e determina onde quer chegar, é hora de dar o start no processo de vendas. A essa altura, você já deve saber que um bom vendedor é também um bom negociador, não é mesmo? Daí a necessidade de ser um expert em negociação.

Então, anota aí algumas dicas para você negociar melhor e a sua empresa decolar!

Comportamento do negociador: a importância da autoridade

Os vendedores mais confiantes costumam se sair melhor. Mas a confiança não pode ser excessiva, para evitar que o vendedor assuma uma postura menos proativa. Por isso, ouvir mais e falar menos é o ideal para estabelecer uma boa relação com o cliente. Nesse sentido, você deve agir naturalmente e manter uma postura de quem conhece o produto a fundo.

Demonstrar conhecimento é essencial para uma boa negociação. Na maioria das vezes, o consumidor vai ter dúvidas sobre o que você está oferecendo. Por isso, foque em apresentar soluções personalizadas, ou seja, que atendam à necessidade específica de cada cliente. Use exemplos práticos e seja objetivo ao destacar os benefícios do produto ou serviço.

Estratégias de negociação: entenda o perfil de cada cliente

Entender a história do cliente e tentar chegar às suas dores influencia positivamente a negociação. Quando alguém o aborda, você não deve pensar que essa pessoa esteja a procura apenas de um produto ou serviço. Na verdade, muitas vezes, ainda que inconscientemente, ela busca sensações ou experiências extras, que comumente nem ela mesma sabe quais são.

Por isso, se aproxime de forma natural, entenda a sua história, deixe que conte sobre o que a levou até você e identifique seu perfil. Sabemos que isso não é tarefa simples, mas, com o tempo, você começa a ter insights que ajudam na abordagem e negociação. Para te ajudar, separamos alguns perfis de clientes, veja só:

Pragmático

É um dos mais desafiadores. Ele já sabe o que quer, mas é muito resistente à compra. Você precisa demonstrar segurança e conhecimento do produto, ouvir as suas necessidades e mostrar uma solução ideal sem delongas e maneirismos.

Analítico

É o famoso “cliente Google”. Ele gosta de pesquisar tudo a respeito do produto antes da compra. Esse perfil precisa de atenção e vai demandar preparo seu para sanar dúvidas. Mostre confiança e seja objetivo.

Afável

Confia no vendedor e considera o que ele diz. Gosta de conversar e precisa de alguém atencioso e gentil. Demonstrar proximidade e vontade de resolver o problema é o segredo.

Expressivo

É o perfil mais emocional e gosta de ser o “centro das atenções”. Você pode ser mais informal, mas tenha sempre cuidado para manter uma postura profissional.

Fatores que influenciam na negociação: pós-venda e prova social

Você já deve ter passado por situações em que o cliente reclamou do produto que comprou, não é verdade? Para evitar que isso aconteça, sempre venda e negocie com honestidade. Seja claro a respeito de todas as qualificações e detalhes do produto, para evitar problema no pós-venda. Faça testes preliminares e tire dúvidas quanto à garantia do produto ou serviço.

Na era da internet, não falar sobre a realidade do produto pode gerar consequências devastadoras para as empresas. Então, tenha muito cuidado! Lembre-se de que o cliente pode reclamar na ouvidoria da empresa ou pior, na internet, como no Google Meu Negócio, Reclame Aqui, consumidor.gov.br entre outros.

Ainda que o cliente reclame, tente oferecer uma solução viável e aposte no diálogo para evitar que a reclamação vá para as redes. Por outro lado, quando o consumidor se mostrar satisfeito, estimule-o a realizar uma avaliação positiva no Google e nas demais plataformas abertas de depoimentos.

É isso! Continue sempre se atualizando sobre os produtos e/ou serviços da sua empresa para se tornar cada vez mais especializado. E leia sobre técnicas de negociação para continuar a converter conversas em vendas. Com dedicação e prática você pode ganhar cada vez mais mercado e se tornar o melhor vendedor que o seu negócio pode ter. 

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