Como se tornar um microempreendedor individual atuante no turismo
Proprietários de albergues, hospedarias, pensões, campings, bares, lanchonetes, restaurantes, entre outros, podem se formalizar.

Para quem curte viajar, a primeira decisão é sempre o local. Porém, depois de escolher o roteiro, qual é a primeira coisa em que se costuma pensar? Onde vou comer e dormir, não é mesmo? O desenvolvimento do turismo passa primordialmente pela oferta de meios de hospedagem e alimentação. Essas são as duas ideias básicas para quem pretende empreender na área.
Na área específica de alimentação e hospedagem, podem se formalizar como MEI (Microempreendedor Individual) proprietários de albergues, hospedarias, pensões, campings, etc.
Começar pequeno é uma alternativa que foi facilitada pela nova figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI). Na área específica de alimentação e hospedagem, podem se formalizar por meio do MEI proprietários de albergues, hospedarias, pensões, campings, casas de chá ou de sucos, bares, lanchonetes e restaurantes, por exemplo.
Como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI)?
Como o próprio nome sugere, essa formalização é feita para quem pretende abrir um negócio sozinho ou que terá, no máximo, um ajudante que recebe um salário mínimo. Até porque é bom lembrar que, para se enquadrar no MEI, o faturamento anual da empresa não pode ultrapassar R$ R$ 81.000,00. Uma boa notícia é que não há taxas para a abertura desse tipo de empresa. No entanto, ela deve seguir todos os outros trâmites normais de acordo com a legislação.
Outra facilidade é o pagamento de impostos - que é feito de forma única com um valor fixo, baseado em uma porcentagem do salário mínimo, acrescido de ISS ou ICMS de acordo com a atividade.
O valor máximo do faturamento não é um limitante: quando o microempreendedor perceber um aumento nas vendas, ele deve procurar um contador para optar pelo enquadramento em outra categoria.
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Se você acha que existe uma determinada fase da vida ideal para montar um negócio e que antes ou depois disso não vale mais a pena empreender, continue a leitura e entenda por que essa ideia é um mito. Você já pode ter se perguntado: “Existe idade certa para empreender?”, ou apenas: “Será que estou pronta para abrir uma empresa?”. A resposta para essa dúvida muito comum é: não existe nada definitivo. Afinal, empreender não é uma ciência exata, e sempre há muito a considerar para chegar a uma conclusão. Você pode ainda estar na faculdade, ter uma carreira consolidada ou estar prestes a se aposentar. Se a ideia de empreender faz seus olhos brilharem, o desejo de tocar o próprio negócio não tem hora para aparecer. E não existe idade ou momento “ideal” para isso, até porque circunstâncias desfavoráveis e obstáculos a serem superados sempre irão existir, e os altos e baixos acontecem para todos. No final do dia, o que vale é a vontade de fazer acontecer, de transformar a realidade. Se esse questionamento anda martelando na sua cabeça, vamos mostrar alguns sinais de que você pode vir a ser uma empreendedora de sucesso, para te ajudar na difícil e empolgante aventura que é decidir abrir uma empresa. 1. Você precisa ganhar mais dinheiro: não tem como negar, esse é um dos principais motivos de quem decide empreender. A futura empresária pode ver no próprio negócio a alternativa para gerar renda ou aumentar a que já tem. Ou seja: abrir uma empresa é uma forma ter o seu lucro. 2. Você quer transformar a realidade: muitas vezes o empreendedorismo é uma forma de causar um impacto positivo na vida das pessoas. Se você quer ser uma empresária para oferecer soluções inovadoras para problemas comuns do dia a dia de seu público, está no caminho certo. 3. Você quer realizar um sonho: sim, muita gente deseja ter o próprio negócio. Seja para se tornar chefe de si mesmo ou até mesmo para fazer aquilo de que gosta, esse sonho está atrelado à realização pessoal. Você sente que abrir um negócio é a sua grande chance de ser feliz? Vá em frente. 4. Você se aposentou e não quer parar de trabalhar: as empreendedoras aposentadas formam um grupo de pessoas que têm experiência, disposição e credibilidade e que já desenvolveram competências diversificadas. Se você se encaixa nesse perfil, com o tempo livre da rotina da aposentadoria, pode concretizar o sonho de ter o próprio negócio e ainda se manter em movimento. 5. Você quer mudar de vida: às vezes um emprego fixo pode ser um pouco entediante. É certo que a vida de empreendedora é para lá de corrida, mas se você se sente atraída por um cotidiano agitado, com adversidades e problemas à sua espera para serem resolvidos, empreender pode, sim, ser a sua praia. Como podemos perceber, a decisão de empreender nada tem a ver com sua idade ou fase da vida. Ela depende única e exclusivamente da sua vontade de ser dona do próprio negócio. Claro que ter afinidade com a área em que quer investir e alguma experiência ajuda muito, mas habilidades gerenciais podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa e em qualquer momento. Então, um bom ponto de partida é anotar esses cinco pontos em seu caderno, agenda ou computador e refletir sobre o seu posicionamento diante de cada um deles. Aproveite para registrar suas expectativas, pontos fortes e até experiências que já teve, além de ter ciência de que áreas ainda precisam ser mais aprimoradas. Seja quais forem, lembre-se de que há muitas formas para resolver essas questões, inclusive cursos livres online, como os que o Sebrae oferece gratuitamente. Fonte
Gravidez é um momento muito intenso na vida de uma mulher. O corpo, a mente e o coração passam a ter novos planos. Com isto, vem uma nova preocupação também: o receio de não ser reinserida no mercado de trabalho. E sabe o que a mulher faz? Transforma o problema em oportunidade. Dados da BBC de 2018 mostram que 40% das mulheres que abriram seu próprio negócio o fizeram durante a maternidade. Assim, a mãe empreendedora faz da sua casa escritório e aproveita o home office para ter autonomia no trabalho, horários flexíveis e qualidade de vida. E como estão estas mulheres neste período tão sensível de isolamento social? O Sebrae preparou 5 dicas para ajudar as gestantes donas de negócio a lidar com o trabalho remoto durante a crise. 1- Seu trabalho precisa de limites Durante a gravidez, seu ritmo de trabalho vai perder intensidade e alguns cuidados precisam ser tomados, como não fazer esforço físico e evitar o estresse. Sabemos que não é tão simples, afinal, a produtividade e criatividade vão estar a todo vapor neste período. No entanto, é essencial limitar suas tarefas. Estipule horários curtos para focar e divida as funções para serem realizadas gradativamente. Respeite o movimento do seu corpo. Quando for hora de parar, descanse; e, quando for hora de dar o gás, aproveite. 2 - Que tal se atualizar? Com a carga de trabalho reduzida, a quarentena e o fechamento do comércio, você vai ter mais tempo livre, não acha? Então, aproveite para atualizar seus conhecimentos.Com a internet você tem um mundo inteiro para explorar. Fique por dentro dos negócios, descubra novos livros, busque referências. Fuja dos negócios também. Não tem nada de errado em dedicar um tempo ao autoconhecimento e às atividades intelectuais que mais te interessam e divertem. Pode ser crochê, mecânica para carro ou até palavras-cruzadas. Inclusive, se quiser focar em cursos de empreendedorismo, o Sebrae tem uma variedade pra você. Dá uma olhadinha, vai! 3 - Conte com sua equipe Com os nove meses de gravidez, você vai precisar de ajuda para tocar o seu negócio. Tudo bem, você não vai conseguir se dedicar 100% ao seu trabalho, ainda mais com o sentimento de insegurança que a pandemia trouxe. Logo, esse é o momento de aproximar sua equipe. Não fisicamente, claro.Passe aos colaboradores o conhecimento necessário para executar algumas funções. Depois, distribua as tarefas e faça acompanhamento dos processos semanalmente, junto de toda a equipe. Lembre-se: é importante ter alguém de confiança, pois seu negócio precisa estar em boas mãos durante sua ausência. 4 - Família e amigos estão aqui para te ajudar Ter um(a) companheiro(a) que apoie sua profissão e compartilhe as responsabilidades e os cuidados da casa e do bebê é importante para que você tenha mais tempo, disposição e força para administrar o próprio negócio. Família e amigos trazem também confiança, logo, conte com eles. Nestes tempos de isolamento, videochamadas e mensagens instantâneas podem ser grandes aliadas. 5 - Pensar em novos projetos é divertido Seu corpo está passando por diferentes sensações e provavelmente seu senso de produtividade deve estar lá no alto. Coisa boa! Desfrute desse momento para reelaborar seu negócio, objetivos e estratégias. Alguns empreendimentos mais criativos surgem da criatividade e curiosidade das mães gestantes. Você, como parte do público consumidor e fornecedor, pode ter uma visão privilegiada e, quem sabe, explorar negócios relacionados à maternidade. Temos aqui algumas ideias para te inspirar.
Mulheres empreendedoras estão demonstrando desenvoltura e liderança ao lidar com a crise nos negócios provocada pela pandemia de Covid-19. Com rapidez e assertividade, elas tomam medidas necessárias para manter a saúde financeira de suas empresas e minimizar os prejuízos.Agda Oliveira é dona de uma oficina mecânica em Ceilândia (DF) e diz que o período não tem sido fácil, com muitas incertezas, o que dificulta um planejamento mais rigoroso. Para enfrentar o momento de crise, ela antecipou férias dos funcionários, passou a cuidar com mais cautela das finanças da empresa, comprando o mínimo necessário e negociando com fornecedores.A empreendedora também reforçou a presença digital da empresa, publicando mais conteúdos no Instagram, como dicas para cuidar do carro. "Isso tem me aproximado muito dos clientes. Carro parado dá muito problema, então eu tenho ajudado nesse sentido. Eles se sentem seguros comigo, então qualquer problema que tiverem, eles vão me procurar."Paralelamente a isso, Agda se juntou a outras empreendedoras e criou um perfil no Instagram, o Crescer no DF, divulgando as empresas de Brasília que adaptaram sua forma de trabalhar para poder funcionar durante a quarentena. "Assim a gente se divulga. Uma ajudando na divulgação da outra, o que tem dado um resultado bastante positivo para a gente."Além dessas medidas, a empresária baixou os preços dos produtos e serviços da oficina, para manter o capital de giro e cumprir os compromissos financeiros assumidos antes da pandemia. “Precisei reduzir bastante a margem de lucro, algumas coisas estão a preço de custo.” Chá para acalmar a quarentena Juliana Treis, dona da Chá e Arte, em Curitiba (PR), também agiu rápido para preservar seus negócios e os de seus seis franqueados. Assim que as medidas para promover o isolamento social foram tomadas, mantendo apenas o funcionamento de serviços essenciais, ela fez uma reunião por videoconferência com os franqueados para traçar planos para enfrentar a crise."Alguns ficaram apreensivos, mas a maioria concordou que, neste momento, era essencial que nós continuássemos funcionando, claro, com todas os cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Porque nós entendemos a importância de a Chá e Arte levar tranquilidade, em sermos uma ponte entre o caos e a serenidade."A partir de então, formaram um grupo no WhatsApp chamado "Gestão em crise", que posteriormente foi alterado para "Gestão de oportunidades". Passaram a pensar em como a empresa poderia levar mais conforto e serenidade aos clientes. Então elaboraram frases motivacionais e inspiradoras, com mensagens de otimismo, e imprimiram cartões para acompanhar todos os pedidos realizados no balcão das unidades ou por delivery.Juliana também compartilhou com os franqueados um conteúdo produzido pelo Sebrae sobre contenção de custos, negociação com fornecedores e planejamento do fluxo de caixa. Ela também suspendeu a taxa de publicidade dos franqueados por três meses. Além disso, reforçou a presença da marca no ambiente digital e elaborou um cardápio virtual para facilitar a apresentação dos produtos. Também foram lançados planos de chá, a que os clientes podem aderir por três meses e receber os produtos em casas.Outra medida tomada para enfrentar a crise foi incentivar os pedidos feitos diretamente pelo WhatsApp, evitando assim a redução da margem do lucro com o pagamento da comissão cobrada pelas plataformas de entrega. Para isso, imprimiram folhetos e fizeram campanha nas redes sociais. Otimismo pós tempestade Em Carmópolis (MG), Maria Jozé Lima precisou tomar medidas difíceis para salvar sua fábrica de doces artesanais, a Mazé Doces. Com 15 toneladas de doces pré-prontos estocados, ela se viu em uma situação difícil quando foram editados os decretos de isolamento social. A primeira decisão foi dura: demitiu 60% dos funcionários. Para ser justa, ela conversou previamente com os colaboradores desligados, que ficaram protegidos pelo seguro-desemprego. Assim que a crise passar, a empresária promete contratá-los novamente.Como sua loja física precisou ser fechada, Mazé reforçou as vendas pelo Instagram, embora tenha sofrido algumas dificuldades com as entregas, devido à diminuição dos serviços das transportadoras. Para lidar com o estoque, ela refez o planejamento do negócio, preparando-se para quando a situação se normalizar."Eu acredito que, tão logo tudo isso passe, o mercado vai ter uma retomada, e nós precisamos ter produtos em estoque. Como a gente demora em média 30 dias para preparar os doces de frutas cristalizadas, nós precisamos deixar preparado. É um risco calculado e uma estratégia de manter o emprego das pessoas que ficaram trabalhando na fábrica."Mazé também renegociou prazos com fornecedores, de maneira que eles também não tivessem queda brusca em suas receitas. Assim, a empresária está confiante de que a crise será passageira e os negócios serão retomados como eram antes."Estamos trabalhando com segurança e caminhando com a certeza de que essa tempestade logo vai passar e que virá a bonança. São momentos delicados que temos enfrentado no dia a dia, mas desistir nunca foi e nunca será uma opção."
As mulheres vêm conquistando, cada vez mais, seu espaço no empreendedorismo. Segundo a pesquisa GEM Brasil 2015, o público feminino é mais expressivo quando o assunto é a abertura de novos empreendimentos. Dados mostram que a proporção de “novos empreendedores” é maior entre elas: 15,4% contra 12,6% de homens. Dois dos principais motivos que levam as mulheres a estar à frente dos negócios é a necessidade de ter outra fonte de renda ou a busca para adquirir independência financeira. Graças às mudanças desse cenário, causadas principalmente pelos debates sobre a igualdade de gênero no Brasil e no mundo, as mulheres se mostram cada vez mais empoderadas. E, para incentivar vocês a liderar seus negócios e inspirá-las da melhor forma possível, listamos aqui seis filmes de mulheres empreendedoras, como uma das formas de absorver essa cultura corporativa por meio do entretenimento, confira! Estrelas além do tempoKatherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson são três mulheres que precisam provar o seu valor para fazer parte da equipe da Nasa. São fortes, guerreiras e grandes o suficiente para mudar regulamentos, estudar e conseguir um reconhecimento de seus trabalhos na empresa. Joy – O nome do sucesso Joy é uma jovem brilhante, mas com uma vida pessoal extremamente complicada. Criativa desde a infância, ela inventa um esfregão de limpeza milagroso que se transforma em um fenômeno de vendas, tornando-se uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos. Histórias cruzadas Skeeter é uma jovem que resolve enfrentar suas amigas e os moradores de sua cidade para poder se tornar uma escritora famosa e ainda denunciar a intolerância racial contra mulheres negras, entre elas, a empregada Aibileen Clark. A dama de ferro Margaret Thatcher é uma figura emblemática do parlamento inglês que enfrentou preconceitos por ser mulher numa posição de poder. O filme mostra vários momentos da vida da primeira-ministra, como sua entrada na política, seu pulso forte e seus últimos dias de vida. O Diabo veste Prada Miranda Priestly, principal executiva da Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York, dá algumas lições de empreendedorismo para sua jovem assistente Andrea Sachs. Entre elas, está a de se preparar para ser a melhor no que for fazer e a de focar no tipo de liderança que quer exercer. Coco antes de Chanel Coco Chanel era uma jovem humilde com talento para costura. Sua vida muda quando ela se torna amante e conselheira de moda de um rico herdeiro. Coco usa as roupas de seu amante como ponto de partida para criar uma elegante e sofisticada linha feminina que a leva para o topo da costura parisiense.
Ninguém poderia imaginar que em pleno 2020 um vírus pararia o mundo. Não passou pela cabeça de ninguém que uma pandemia fecharia muitos empreendimentos. Por isso, agora, mais do que nunca, é necessário se reinventar. No mercado atual, uma das formas de fazer isso é enxergar a oportunidade de adaptar as festividades à nova realidade. Um exemplo são as festas juninas. Tradicionais e muito esperadas pelos brasileiros, essas festas geram empregos, movimentam a economia e divertem todos de um jeito delicioso. E, apesar de este ano o São João ser diferente, a data não deixou de ser um excelente momento para você, empreendedora, investir e faturar. Como? Apostando em toda a ambientação e nos produtos que costumam encantar os clientes, como as pamonhas, as bandeirinhas, o quentão, as brincadeiras, os bolos, as músicas e a tão desejada canjica. Drive-thru para venda de kits, encomendas por delivery ou até mesmo uma festa junina drive-in são algumas das opções que você pode levar em conta para movimentar o seu negócio. Continue a leitura e se inspire com cada uma dessas opções. Drive-thru para venda de kits Que tal adotar um sistema de drive-thru para vender comidas típicas sem aglomerações? Crie kits com nomes divertidos e que tenham a ver com a festa e adicione um toque gourmet às receitas tradicionais para agregar sabor e valor aos seus produtos. E claro, além de divulgar tudo isso nas redes sociais, você pode escolher um bom ponto de venda para atrair os clientes com uma decoração bem colorida, incluindo bandeirinhas, toalha xadrez e músicas típicas. Encomendas por delivery Aquela frase “O jeito é pedir comidinhas em casa para matar a saudade” parece até que foi feita para esta ocasião. Afinal, as receitas juninas são uma das queridinhas do público. Só de pensar nelas a boca saliva e o coração fica quentinho. Por isso, além de incluir itens juninos no cardápio, você deve levar em consideração os kits para o cliente fazer a própria festinha em casa. Mas não esqueça que, apesar de o delivery ser uma opção mais prática e cômoda, esse serviço precisa ser planejado com muito cuidado. Ou seja, devem ser tomadas todas as precauções necessárias para evitar a transmissão do novo coronavírus. Festa junina drive-in Já para aqueles que estão cansados de ficar em casa e não querem abrir mão de curtir esse momento, a nossa dica é fazer uma festa junina drive-in. Se circos, raves e até cultos estão funcionando no formato drive-in, por que não um arraiá, não é mesmo? Os drive-ins voltaram com tudo e essa é uma belíssima maneira de alegrar o público, fazer o seu nome e fidelizar clientes. Além de caprichar na decoração, aposte também na exibição de lives de grandes artistas para atrair os caipiras da sua região.
Garantir os direitos das mulheres é estar em constante atenção quanto às práticas sociais. Isso significa garantir a proteção de todas as mulheres, especialmente aquelas mais vulneráveis socioeconomicamente. Com o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, ficar em casa se tornou um risco para mulheres que são obrigadas a conviverem longos períodos com seus agressores. E, de fato, já cresceu muito o número de registros de violência doméstica em países como China, Itália e Brasil durante a quarentena. De todo modo, é possível estar de olho, prestar atenção ao dia a dia e assim poder intervir em uma situação de violência doméstica. Seja com você, com sua vizinha de porta, sua amiga ou tia. Mesmo longe fisicamente, é possível encontrar apoio e conforto em qualquer situação em que a mulher esteja vulnerável. Em constante preocupação com a causa da mulher e da empreendedora, o Sebrae buscou algumas informações e dicas para você ajudar uma vítima nessas situações. 1) Ofereça ajuda e mantenha contato Se conhece alguém que pode estar passando por uma situação difícil neste momento, ofereça ajuda. Pode ser enviar uma mensagem pelo WhatsApp, ou mandar um bilhete em um livro de receita ou por qualquer outro meio que não desperte a desconfiança do agressor. A mulher em um estado turbulento e delicado como este não se sente confortável e segura para buscar ajuda. Logo, procurá-la e mostrar suas intenções de forma menos passiva é fundamental. Com cautela é possível ajudar, sim. 2) Não faça julgamentos Ao oferecer ajuda, escute e preste atenção às palavras da vítima, para que ela se sinta à vontade em compartilhar a situação. Você pode explicar que ela não tem culpa, que não está sozinha e que a situação é grave e precisa ser interrompida. 3) Combine uma palavra de emergência Se está em contato com a vítima de violência doméstica, pense em como ela pode se comunicar com você, seja através de códigos, símbolos ou palavras de emergência. Um tecido na escada, uma mensagem ou bilhete com uma palavra secreta. Pode até indicar uma ligação de emergência, dando a possibilidade para você contatar a polícia. 4) Ligue para o 180 ou 190 O 180 é o telefone da Central de Atendimento à Mulher. Possui uma equipe feminina e especializada no assunto à disposição para atendimento. O 190 é o número da Polícia Militar, que pode ajudar de mesma maneira.Caso escute ou presencie um episódio de agressão ou violência na sua vizinhança, não silencie. Mostre que está presente e que está resolvendo. Vale interfonar, ligar, gritar pela janela e, claro, chamar o 190 ou o 180. O importante é não ser omissa, pois a violência doméstica não envolve somente o círculo familiar, mas é uma questão de Estado e todos têm o direito de intervir. 5) Mostre os serviços disponíveis Explique para a mulher sobre a possibilidade de pedir uma medida protetiva, que continua sendo concedida durante a quarentena. Oriente-a a buscar a Defensoria Pública e outros serviços de atendimento como a Central de Atendimento à Mulher (180). A maioria está em funcionamento via WhatsApp ou e-mail. Até o boletim de ocorrência pode ser registrado pela internet. Além disso, existe o aplicativo Ligue 180, que é gratuito e está disponível para iOS e Android. A vítima pode contar também com o PenhaS, aplicativo de apoio que liga a mulher a uma rede de pessoas de confiança e um botão de pânico, com contatos de emergência salvos. Outra maneira de ajudar é oferecer acolhimento psicológico através de um profissional credenciado. Existe, por exemplo, O Mapa do Acolhimento, que conecta mulheres a uma rede de psicólogas e advogadas voluntárias.
A queda no consumo é inevitável em momentos como o que vivemos atualmente. Com o isolamento social e o fechamento do comércio, o varejo se transforma, de modo que é compreensível entender a preocupação das empreendedoras. De uma hora para outra, o orçamento e o planejamento anual tiveram que mudar. É como prevê a lei da natureza: a gente precisa se adaptar para continuar. E assim a empreendedora sai na frente. Tem área profissional mais versátil que o empreendedorismo? As empresas que souberem lidar agora com a crise são as que sairão mais fortes quando a normalidade der as caras outra vez. A fim de apoiar as donas de negócio, o Sebrae criou um material com soluções práticas para o seu empreendimento sair dessa de cabeça erguida e com os pés no futuro. Geração de caixa Algumas dicas para melhorar a gestão de caixa neste momento: 1- Defina ações para a situação do caixa e estipule um período para novas avaliações e decisões. 2- É hora de manter a bola no chão. Entenda que a empresa não está agora em modo de crescimento, e sim em modo de sobrevivência. 3- Prepare um plano de negócios com um cenário pessimista, moderado e otimista, admitindo queda de receita. 4- Corte gastos com novos produtos que não gerem retorno em curto prazo. Lembre-se: manter um cliente é mais barato e fácil que cativar um novo. Por que não buscar uma forma de engajar sua base de clientes ativos? 5- Por último, e não menos importante: tente equilibrar o fluxo de pagamentos de fornecedores com seu fluxo de recebíveis. Cartão corporativo Para facilitar as finanças da sua empresa e ordená-las melhor, o cartão corporativo é uma ótima opção, pois organiza os gastos e despesas dos funcionários, além de ter prazo maior para pagamento. Outros pontos positivos são a conciliação contábil, que funciona como uma comparação entre valores que saíram e entraram na sua conta. Com o uso do cartão, a comparação fica mais fácil, uma vez que os gastos não se misturam e estão centralizados. Boa parte destes cartões pode ser acompanhada em tempo real, o que traz mais segurança e comodidade às empresas. Claro que o cartão corporativo é um das alternativas para controlar melhor os gastos do seu negócio, no entanto, é preciso estar atenta para o controle financeiro muito antes de a fatura chegar. Convoque o RH e diretoria Converse com o RH de sua empresa e diretoria para decidirem, juntos, as necessidades mais sensíveis e medidas essenciais a serem tomadas. É preciso preparar uma comunicação interna clara e eficiente, migrar o trabalho para home office, informar medidas de proteção e saúde aos funcionários, entre outras. É importante também dispor do amparo legal de um advogado para ter mais informações e de forma mais acessível. Questões trabalhistas Saiba como agir de forma legal: 1- O RH deve comunicar os funcionários que tiveram contato com algum colaborador contaminado pelo coronavírus e recomendar quarentena de 14 dias. O sigilo nominal dos contaminados precisa ser mantido. 2- O Decreto nº 10.282/2020, da Medida Provisória nº 927/20, define os serviços essenciais que seguem funcionando em caso de isolamento compulsório. 3- Vale assinar um termo de consentimento com os funcionários que optarem por trabalho remoto. A MP dispensa a exigência de acordos individuais ou coletivos, assim como o registro prévio da alteração de contrato de trabalho. 4- Não são válidos acordos verbais. Registre por escrito tudo o que for decidido entre você e os seus funcionários. 5- Fique atenta às mensagens enviadas fora do horário de expediente, a não ser que estejam previstas no acordo de trabalho remoto assinado por ambas as partes. 6- Uma forma de não haver abono nem desconto de férias futuras é deliberar um período de recesso, bem como uma licença remunerada; 7- Uma saída para funcionários que não vão trabalhar no período de quarentena é estipular um banco de horas. Nesse caso, não se deve ultrapassar 2 horas extras por dia no período de até 18 meses. Vendas e operação online 1- Fique on. Se sua empresa não tem uma operação online, conte com parceiros com esse tipo de experiência para poder migrar para a internet. Dê preferência a plataformas marketplace, já que desenvolver uma nova leva mais tempo. 2- Procure vitrines virtuais para valorizar sua empresa no digital. 3- Dê mimos para os seus clientes como uma forma de apoiar você: cupons digitais, vouchers e afins. 4- Aproveite seus canais digitais para atualizar os clientes sobre horários de funcionamento ou fechamento de sua loja. 5- Mostre seu posicionamento e atuação diante da pandemia através de suas campanhas digitais e confira se elas estão alinhadas com o momento e contexto atual.
O empreendedorismo é uma área profissional que exige inovação o tempo todo, e só quem empreende sabe dos desafios diários. A pressão por resultados, o medo de arriscar, as horas de sono perdidas, a falta de apoio, as contas para pagar ou a casa para cuidar. Tudo isso contribui para o aumento da ansiedade, depressão, estresse e outros males. Por isso, o cuidado e atenção com a saúde mental precisam ser redobrados, especialmente agora, nestes tempos incertos em que a mente fica confusa e o coração apertado. É hora de parar, respirar e olhar para você mesma com carinho. Afinal, uma mente equilibrada é também um ingrediente nessa receita pro sucesso. E justamente por pensar em promover qualidade de vida, o Sebrae preparou pra você, aí de casa, 3 estratégias para trabalhar sua inteligência emocional. Ou seja, um pequeno mapa para levar ao auto-cuidado e bem-estar mental. 1 - Cultive seus vínculos sociais Isso não significa fazer network. É essencial criar e manter relações fora dos assuntos de trabalho. É como dar uma espairecida, um espaço entre o profissional e o pessoal. Isso ajuda a melhorar a oxigenação das suas funções psicológicas e sociais, melhorando a produtividade na hora de arregaçar as mangas e fortalecendo suas relações interpessoais fora do trabalho. Alguns hormônios reguladores de humor são liberados quando nos apaixonamos, fazemos um amigo ou nos abrimos para conhecer alguém. São eles que trazem ao corpo essa sensação de bem-estar e felicidade e afastam o sentimento de solidão. Por isso, invista nas suas conexões mais queridas, mesmo sem poder estar próximo fisicamente. Aproveite das mídias sociais para estar perto. Use e abuse dos chats, bate-papos, video- chamadas. Vai, tire o pijama e liga a câmera pra aquela amiga que você não fala tem tempo. Você não está sozinha, então, não se isole. 2 - Promova o autocuidado Cuidar de você mesma é um ato de amor. Esquece essa história de que você trabalha demais e não tem tempo para isso. Seu negócio só existe por causa de você, então, pensar em si mesma é uma forma de investir na sua empresa. Abrir um caminho para o autocuidado envolve prática, mas não é tão difícil quanto parece. Mantenha seus compromissos profissionais sem esquecer de repor, de vez em quando, suas energias. Você pode, aí de casa, fazer alongamentos para se reconectar com seu corpo, colocar sua música predileta e dançar pela sala. Considere estes momentos de lazer mesmo com as ansiedades desta quarentena. Prepare sua comida favorita, explore novos filmes e séries na Netflix, Amazon, Globo Play, ou escolha a velha TV de sempre. Aproveite para ler aquele livro esquecido na prateleira e pare um pouco para focar na sua respiração, clarear sua mente. Deixe um pouco de lado a preocupação com o seu negócio, e invista o tempo em você mesma. Já foi na janela olhar pro céu hoje? 3 - Explore o autoconhecimento Deixamos a dica mais importante por último, porque o autoconhecimento é a principal estratégia de quem busca controlar suas próprias emoções.Olhar para dentro pede paciência e disposição, então, uma ótima maneira de não sentir-se sozinha durante o processo é buscar acompanhamento psicológico profissional. A psicoterapia é uma grande aliada ao empreendedorismo e ajuda no gerenciamento de crises e na resolução de problemas com mais assertividade. O terapeuta é uma pessoa que está por fora do seu círculo social e não tem vínculos afetivos com você, e por isso pode trazer uma visão mais fresca e imparcial acerca dos seus conflitos. Entre tantas incertezas da vida da empreendedora, também existem benefícios que não podem se perder pelo meio do caminho. Para isso, é importante saber administrar sentimentos, pensamentos, e entender como eles afetam sua rotina, melhorando assim, a gestão da sua empresa e sua relação com ela.
Hoje em dia, com a força das mídias sociais, mais se sabe sobre o feminismo e como esse movimento social é uma ferramenta para conquistar a equidade de gênero. Uma palavra de grande expressividade que volta e meia aparece nas comunicações e inspira muita gente é a sororidade. De modo prático, é o companheirismo entre as mulheres. Uma contribui daqui, a outra faz dali. Muitas se apoiam e todas crescem. Nas redes sociais muito se fala e se pratica, e agora, durante a pandemia, isso não seria diferente. Num momento em que o mercado perde força, incentivar negócios chefiados por mulheres é o apoio de que elas e suas empresas precisam. O Sebrae tem algumas sugestões de como pode ser fácil valorizar e compartilhar pro mundo o trabalho das donas de negócio: 1) Nas redes sociais, explore lojas e serviços do seu bairro e região que são gerenciados por mulheres. 2) Faça contato com a empresa e adquira algum produto que te interessa. 3) Se for receber por delivery, inclua no frete uma taxa adicional justa. Afinal, os entregadores estão mais vulneráveis trabalhando nas ruas. 4) Com o produto em mãos, tire uma foto que valorize a marca e compartilhe nas suas redes sociais. 5) Experimente e use. Compartilhe em suas redes como esse produto/serviço favorece ou facilita seu dia a dia. 6) Nas redes sociais, comente na publicação avaliando o produto. Aproveite e dê uma nota para a loja/marca nos perfis ou comente sobre a perfomance no Google Advisor. 7) Entre em contato com a empreendedora por trás de tudo e proponha uma parceria. Ela também pode aumentar a visibilidade do seu negócio. 8) Busque grupos e redes de apoio a mulheres empreendedoras. Faça amizades e promova o networking. 9) Falando em apoiar o comércio local, que tal mais dicas?
Não é novidade que a pandemia causou quedas no faturamento de muitas empresas e negócios no Brasil e no mundo. Porém, uma possível maneira de vencer a crise é se reinventando. Com as atividades comerciais prejudicadas, se reinventar no meio digital e oferecer serviços de entrega em casa se tornou uma das principais medidas que as empresas adotaram para continuar atendendo ao público. Mas como inovar e se destacar dos concorrentes? Primeiro passo: migrar o seu negócio para o universo online. Agora, mais do que nunca, é necessário que sua marca circule junto com o público na internet, seja por aplicativos, sites ou redes sociais. Segundo passo: abusar da criatividade. Deixe o perfil do seu empreendimento sempre atualizado. Isto é, capriche na divulgação de conteúdos e use uma estratégia de linguagem visual e escrita adequada para chamar a atenção. Terceiro passo: ter um atendimento diferenciado. Prezar, acima de tudo, por uma boa comunicação, preços justos, qualidade, compromisso e segurança nos serviços e produtos prestados. Quarto passo: oferecer comodidade, praticidade e simplicidade. Quanto mais você facilitar para o cliente, mais rápido ele efetuará a compra. Por isso, aposte em uma comunicação online mais direta e com opções práticas de escolhas. Além disso, invista em drive-thru ou entregas por delivery (se possível, sem contato) e tenha uma maquininha adequada para o serviço. Informe os clientes sobre as medidas de higiene em combate à Covid-19 que o seu negócio irá tomar. Quinto passo: a criatividade não deve se restringir apenas à comunicação, mas também fazer parte dos serviços e produtos. Inove no seu segmento, procure saber o que a concorrência está fazendo e pesquise formas de diferenciar o seu negócio dos demais. Adote, por exemplo, embalagens com controle de temperatura, sachês de álcool em gel, motoboys próprios com motos personalizadas. Pequenas mudanças no jeito de vender ou se relacionar com o cliente podem fazer a diferença na hora de driblar prejuízos nos negócios. E aí, vamos inovar? Fonte:exame.com/estilo-de-vida/para-se-destacar-na-pandemia-restaurantes-vao-alem-do-delivery/ Fonte:m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/inovar-e-uma-boa-saida-para-pequenos-negocios-diante-de-crise,609a6eaecc801710VgnVCM1000004c00210aRCRD
Com ou sem pandemia uma coisa é certa: datas comemorativas são uma oportunidade e tanto para alavancar as vendas. Não pense que estamos falando só das datas mais conhecidas, como Dia das Mães ou Natal, afinal, é possível explorar também as outras com um bom planejamento e criatividade. São grandes as chances de ampliar o faturamento nas datas comemorativas menos óbvias. Neste mês de julho, por exemplo, você pode investir no Dia do Amigo, Dia do Biscoito e Dia dos Avós. E, para que possa aproveitar cada uma delas do melhor jeito, listamos algumas questões que podem ajudar você, empreendedora, a atrair os clientes e, consequentemente, vender mais: - Trabalhe o visual da sua loja tanto no meio físico quanto, principalmente agora, no digital. Agite seu site ou redes sociais com conteúdos que remetem à data. Aposte em vídeos, imagens e promoções que despertem a vontade do seguidor. - Um combinado, como kits promocionais de presentes, pode não só ajudar quem ainda não sabe bem o que quer, como também auxiliar na eliminação de alguns itens do seu estoque. - Para atrair, conquistar e fidelizar o cliente, o atendimento deve ser feito com excelência, ainda mais à distância. É necessário mostrar prontidão e interesse em ajudar. Logo, tenha um SAC de qualidade para as redes sociais, que ofereça uma comunicação boa e ágil e esteja pronto para solucionar qualquer dúvida ou problema. - Informe o cliente sobre a forma como seus serviços estão levando em consideração as normas de segurança no combate à Covid-19, desde o preparo à entrega. - Preste atenção às embalagens, pois, além de inovar nos formatos e apresentação dos produtos, é importante se atentar também à praticidade no descarte. - Além de estudar os concorrentes, busque inspirações na internet para destacar os produtos ou serviços do melhor jeito, seja com nomes criativos, na forma de apresentação, ou com um novo sabor ou funcionalidade. Envolver-se em causas importantes também pode fazer com que os clientes vejam o seu negócio com outros olhos. Para ver mais conteúdos, navegue pelo nosso portal de empreendedorismo feminino e fique por dentro dos mais variados assuntos e tendências. Fonte: www.es.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/ES/sebraees-da-dicas-para-vender-mais-em-datas-comemorativas-durante-a-pandemia,4336bd201a592710VgnVCM1000004c00210aRCRD
Com a pandemia e as medidas de isolamento adotadas em todo o mundo, as mulheres tiveram que encarar mais alguns desafios em sua rotina, como levar escritório e escola para dentro de casa. Conciliar o home office, os cuidados com os filhos e os trabalhos domiciliares, sem deixar de fora a saúde mental, não é uma tarefa fácil. Além do estresse e da ansiedade que o coronavírus têm causado, aquele “vou cuidar e resolver isso agora” tem levado muitas mulheres ao esgotamento. E, para evitar que isso ocorra, é preciso criar mecanismos para lidar com a situação atual. Traçar estratégias de autocuidado e convivência para amenizar esse processo é uma excelente maneira de começar a lidar com a questão. Dividir as tarefas com os membros da casa, não se cobrar demais, separar momentos de entretenimento com a família e procurar satisfação em pequenas coisas são bons exemplo a serem seguidos. Entender que apesar dos muitos braços, antes de serem empreendedoras, mães e donas de seus lares, vocês, mulheres, são humanas e têm limitações. Por isso, reorganizar as prioridades e valorizar a saúde mental pode ajudar e muito a evitar agravos e, consequentemente, a ter um dia a dia mais saudável. Outras formas de se cuidar é usar a criatividade e a boa energia ao seu favor. Você pode definir horários, reatribuir tarefas, conversar ou desabafar com alguém, dar atenção às suas emoções e dedicar um tempo para você mesma. Além disso, práticas que vão desde se aventurar na cozinha de forma divertida, ler livros, maratonar séries até procurar um apoio terapêutico têm ajudado muito as pessoas na pandemia. O importante é achar meios que te façam respirar fundo e se equilibrar. Assim, a ansiedade pode ser controlada, tornando mais fácil o desafio de encarar as demandas e a pressão dos novos tempos.