this is an h1

this is an h2

Thu Dec 23 17:04:59 BRT 2021
Inovação | SOFTWARE
O que é software livre e quais as vantagens em usá-lo na sua empresa

Saiba o que são e os benefícios dos programas de computador com licença gratuita e economize em seu negócio sem perder a qualidade.

· 18/12/2013 · Atualizado em 23/12/2021

Softwares são programas de computador que permitem aos usuários redigir textos, fazer tabelas, editar conteúdo, ver imagens e executar outras infinitas atividades no computador. Sem a instalação dos softwares, não podemos executar essas atividades. Mas para tê-los, até pouco tempo, o usuário tinha que pagar por quase todos esses programas essenciais.

Na maioria das vezes o computador já vem com os programas básicos instalados, mas o cliente paga o valor do software, nada módico, embutido no preço do computador. No entanto, uma geração de programas surgiu para acabar com isto: os softwares livres.

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições.

Diferentemente do software proprietário, que é vendido almejando lucro, software livre é produzido de forma colaborativa por milhares de programadores em todo o mundo, produzindo um único software de acesso gratuito.

Com a evolução dos softwares livres já existem programas similares e tão bons quanto aqueles tradicionais e conhecidos pela maioria das pessoas. São programas de redação de textos, tabelas, banco de dados e muito mais. Basta entrar no site e baixar em seu computador.

Vantagens

Vantagens para micro e pequenas empresas

O uso de software livre possui uma grande vantagem em relação ao software proprietário, especialmente para as empresas, pelo não pagamento de licenças. Licenças de softwares podem representar um imenso custo a cada ano para a utilização de tais programas.

O preço de algumas licenças chegam a custar 70% do valor do software. Ou seja, imagine um software (o programa em si) que custe R$ 1.000,00, a sua licença a 70% seria algo em torno de R$ 700,00. Além disso, quando se compra um software proprietário só se tem "o direito" de usar em um único computador.

A instalação em outro computador é ilegal, o que é considerado Pirataria de Software. Logo a economia em uma empresa que decide pela utilização de software livre é muito alta.

Software livre

Pré-requisitos de um software livre

Um software é considerado livre se atender a quatro pré-requisitos:

  • 1.    A liberdade para executar o programa qualquer que for o propósito;
  • 2.    A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades, sendo liberado o acesso ao código-fonte;
  • 3.    A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros usuários;
  • 4.    A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie, sendo o acesso ao código-fonte um pré-requisito para esta liberdade.

Para que essas liberdades sejam reais, elas devem ser irrevogáveis. Caso o desenvolvedor do software tenha o poder de revogar a licença, o software não é livre.

Tais liberdades não fazem referência aos custos envolvidos. É possível que um Software Livre não seja gratuito. Quando gratuito, empresas podem explorá-lo comercialmente  com o serviço envolvido – principalmente suporte.

A maioria dos Softwares Livres é licenciada por uma licença de Software Livre, como a GNU GPL (a mais conhecida).

Liberdades

Liberdade de executar. A liberdade de executar o programa significa a liberdade para qualquer pessoa física ou jurídica utilizar o software, sem que seja necessário atender a alguma restrição imposta pelo fornecedor:

  • 1.    Em qualquer tipo de sistema computacional;
  • 2.    Para qualquer tipo de trabalho ou atividade.

Liberdade de redistribuir. A liberdade de redistribuir deve incluir a possibilidade de repassar os códigos-fonte bem como, quando possível, os arquivos binários gerados da compilação desses códigos, seja em sua versão original ou modificada. Não é necessária a autorização do autor ou do distribuidor do software para que este possa ser redistribuído, já que as licenças de software livre assim o permitem.

Liberdade de estudar ou modificar. Para que seja possível estudar ou modificar o software (para uso particular ou para distribuir) é necessário ter acesso ao código-fonte. Por isso, a disponibilidade desses arquivos é pré-requisito para a liberdade do software. Cada licença determina como será feito o fornecimento do código-fonte para distribuições típicas, como é o caso de distribuições em mídia portátil somente com os códigos binários já finalizados (ou seja, sem o código-fonte). No caso da licença GPL, o código-fonte deve ser disponibilizado em local de onde possa ser acessado ou deve ser entregue ao usuário, se solicitado, sem custos adicionais (exceto transporte e mídia).

Assim, para cada tipo de negócio existe uma demanda de programas de gestão. Procure a mais indicada para as necessidades da sua empresa e garanta economia para o seu empreendimento, dentro da legalidade.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

This Content Component encountered an error