Fique por dentro dos negócios sociais: saiba como eles podem mudar a sociedade positivamente e conheça, ainda, suas principais características e objetivos.

Causar um impacto positivo em uma comunidade + ampliar as perspectivas de pessoas marginalizadas pela sociedade + gerar renda compartilhada e autonomia financeira para os indivíduos de classe baixa = objetivos dos negócios sociais.
Bem-vindo(a) ao negócio social!
Essa solução é desenvolvida considerando a viabilidade econômica da intervenção, com base em estratégias e modelos de negócios. Significa dizer que são soluções de negócios para problemas socioambientais.
Confira os exemplos abaixo para entender melhor ainda o que é um negócio social:
Outro exemplo:
Existem duas linhas de pensamento divergentes relacionadas à distribuição de lucros gerados pela operação do negócio social.
No entanto, ambas têm os mesmos interesses em comum: o benefício de um grupo de pessoas, e não um ganho pessoal.
Confira as características do negócio social e seu impacto na sociedade:
- Há comprometimento do empreendedor e de sua equipe em melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda ao vender um produto ou serviço que contribui para isso.
- Esse produto ou serviço principal é capaz de sustentar financeiramente a empresa, de forma que ela não dependa de doações ou captação de recursos para as suas operações.
- Apresenta inovação no modelo de negócio.
- Tem potencial de alcançar escala e opera de maneira eficiente.
- Trabalho em rede, fazendo parcerias de forma a fortalecer e ampliar o impacto da atuação do negócio.
- Combate ao trabalho escravo, forçado ou infantil.
- Cuidado com a cadeia produtiva (seleção e avaliação dos fornecedores).
- Gerenciamento do impacto ambiental.
- Articulação com as políticas públicas.
- Incluir grupos de baixa renda na cadeia produtiva de valor.
- Ofertar produtos e serviços de qualidade e com preços acessíveis.
- Contribuir diretamente para aumentar o acesso dos grupos de baixa renda a oportunidades e atendimento de necessidades básicas em saneamento, alimentação, energia, saúde e habitação.
- Ofertar produtos e serviços que melhoram a produtividade dos mais excluídos, contribuindo indiretamente para o aumento de suas rendas, por exemplo, com equipamentos de custo mais baixo, venda de tecnologias e acesso a crédito produtivo.
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