this is an h1

this is an h2

Tue Jun 28 18:20:04 BRT 2022
Planejamento | CAPACIDADE PRODUTIVA
Planejamento e Controle de Produção: visualizando a cadeia produtiva

O PCP permite a melhoria do uso de recursos e o entendimento global das atividades de produção de uma empresa, desde a criação à expedição dos produtos.

· 15/06/2022 · Atualizado em 28/06/2022

Realizar o Planejamento de Controle da Produção (PCP) vai muito além do que apenas anotar o que acontece nas etapas de produção e passar os dados para uma planilha. O PCP é uma ferramenta muito importante de efetiva gestão para as micro e pequenas empresas (MPE) e é essencial para o empreendedor ter visibilidade sobre tudo o que acontece na cadeia produtiva - no caso do segmento da moda, o processo que vai da criação ao desenvolvimento de novas coleções - até a expedição dos produtos. 

O Sebraetec, produto do Sebrae que disponibiliza serviços tecnológicos para os micro e pequenos empreendedores por meio de consultoria, permite implantar o PCP nas MPEs com soluções  inovadoras, rápidas e com menos custo. Você também pode fazer os cursos Planeje suas metas e resultados (clique aqui) e Crescimento planejado e orientado para resultados (clique aqui).

Sendo um instrumento que permite formas mais efetivas de gestão de recursos e que garante o entendimento global sobre os produtos, serviços e mercadorias de um empreendimento, o PCP deve obedecer a algumas etapas importantes, a fim de cumprir os objetivos a que se propõe, como programar e organizar a ordem de produção, bem como monitorar o que está sendo executado, determinar os recursos a serem produzidos, certificando-se também de que o fluxo de produção está de acordo com o programado.

Benefícios do PCP

O acompanhamento da cadeia produtiva proporcionado pelo PCP permite ao empreendedor encontrar boas oportunidades, resolver problemas ou se destacar diante da concorrência. Entre os principais benefícios que essa ferramenta proporciona, podem ser destacados: planejamento e controle efetivos da produção; controle e organização do fluxo de produção na cadeia produtiva; organização das matérias-primas e insumos necessários à produção; contribuição para a tomada de decisões, especialmente as de última hora; redução dos gastos com erros de processos e retrabalhos; aceleração da produção e a assertividade da operação; fornecimento de métricas e índices sobre a produtividade; e otimização dos processos de gestão de forma geral.

Muitos problemas podem ser percebidos com o PCP, como máquinas com defeito e fornecedores ineficientes,  daí a importância dessa ferramenta que permite uma visibilidade mais efetiva sobre o negócio, possibilitando reverter em tempo adequado obstáculos que entravam boas oportunidades, além da tomada de decisões mais acertadas.

Etapas

As medidas necessárias à implantação do PCP na empresa passa por essas etapas:

  • Projeção da demanda: a etapa inicial consiste em reconhecer o potencial de pedidos para o negócio, ou seja, realizar a previsão de demanda com base em dados já existentes.
  • Conhecimento da capacidade produtiva: é preciso avaliar, por exemplo, a capacidade de produção das máquinas e dos profissionais, além da quantidade de peças finalizadas.
  • Realização do PAP (Planejamento Agregado de Produção): são definidas as estratégias de produção para um determinado período de tempo, com informações sobre volume de estoque e produção mensal, capacidade produtiva do período, processos com base na cadeia produtiva da indústria, informações financeiras (valor unitário, contratos com fornecedores e logística).
  • Implantação do PMP (Plano Mestre de Produção): tem a função de organizar a produção a curto prazo, enfatizando demandas prioritárias.
  • Efetivação da PDP (Programação Detalhada da Produção): devem ser observados fatores como os materiais necessários, a organização do estoque, definição da sequência e ordem de produção e liberação de recursos quando disponíveis.
  • Controle da produção: é o momento de cruzar os dados do volume produzido com a capacidade ou de entender se o atendimento à demanda tem se concretizado.

O PCP permite, portanto, maior eficiência e o aumento do rendimento das empresas por meio da administração da produção. Agora que você já sabe que a implantação do PCP no seu empreendimento de moda pode trazer diversos benefícios, como suporte a tomadas de decisões, resultados consistentes, sistematização do processo produtivo, além de redução de custos, aproveite para ler outros materiais que o Sebrae separou para ajudar você a realizar uma gestão estratégica, com planejamento e controle adequados.

Saiba mais:

Artigo: Produção e Qualidade. Saiba em que áreas da melhoria de qualidade de produtos e serviços o Sebraetec pode ajudar a sua empresa.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora