A boa gestão depende de informações valiosas, planejamento e direcionamento das ações e dos profissionais. Para isso, o plano de negócio é essencial.

O que é um plano de negócio?
É o modelo resultante do planejamento utilizado para organizar e apresentar a ideia de um negócio, que pode estar na fase de criação ou expansão. É o negócio implantado “no papel”, na “planilha”. É o retrato do negócio, estrategicamente pensado, estudado e avaliado. É um documento onde estará registrado como sua empresa funcionará, contendo os objetivos, as estratégias e as metas.
Para que elaborar um plano de negócio?
- Para permitir ao empresário, ou potencial empresário, o exercício dos comportamentos empreendedores que serão necessários para a condução do negócio.
- Para apresentar o negócio de forma descritiva, sistemática, com informações que mostram desde o propósito da sua criação até a sua viabilidade de implantação ou manutenção.
- Para testar a ideia de negócio, estudando o mercado e a forma possível de atuação, familiarizando-se com a realidade do negócio, suas potencialidades e limitações.
- Para amadurecer a ideia do negócio, conhecendo profundamente o que vai fazer, os resultados esperados em determinado período de tempo. Assim, o empresário, ou potencial empresário, conhecerá o nível de esforço que deverá despender para o sucesso da empresa a ser criada ou ampliada.
Como o plano de negócio pode ser utilizado?
Seja em formato de documento impresso, em planilhas de Excel ou em outros formatos, conforme a criatividade do empreendedor, o plano de negócios pode ser utilizado para:
- Planejar a criação de um novo negócio, analisando se o empreendimento é viável.
- Apresentar o negócio para fornecedores, para buscar parcerias. O plano proporciona uma melhor visualização do seu negócio.
- Planejar inovações na empresa já em andamento, seja para ampliação ou atuação em novas áreas.
- Apresentar o negócio, sua viabilidade, capacidade de pagamento, taxa e tempo de retorno, visando a acessar crédito em instituições financeiras.
Monitorar o desenvolvimento do negócio, verificando se está cumprindo a sua missão, seu propósito.
Há vários modelos de plano de negócios disponíveis na internet. Embora possam ser ferramentas diferentes, as informações serão praticamente as mesmas, mostrando:
- A ideia do negócio.
- A quem a empresa vai atender.
- O que vai oferecer e como.
- Recursos econômicos, financeiros, humanos e tecnológicos para o seu funcionamento.
- Política de atuação no mercado.
- Política de preços, divulgação de produtos e serviços.
- Resultados esperados no curto, médio e longo prazos.
Como montar um plano de negócio?
Para montar um plano de negócio, será necessário realizar uma pesquisa de mercado, levantando inúmeras informações. Nessa atividade, o potencial empresário ou empresário inicia um grande exercício de comportamentos empreendedores: busca de informações, persistência, comprometimento entre outros.
Vale a pena se esforçar, buscar as informações e conhecer os detalhes da empresa. A segurança e confiança serão maiores na decisão de abrir ou não um negócio, de expandir ou não, de buscar novas possibilidades.
Abaixo, a lista de informações que vão compor o plano de negócios:
- Identificar o negócio – nome da empresa.
- Dados dos sócios - endereço.
- Finalidade do Plano de Negócio – implantação, expansão, modernização ou relocalização.
- Definir uma ideia de negócio para quem quer criar uma empresa, ou descrever o negócio para quem já tem uma empresa.
- Analisar o cenário em que se quer implantar o negócio. Oportunidades e ameaças, pontos fortes e pontos fracos que influenciarão, impactarão nas atividades da empresa.
- Definir a forma de atuação estratégica - quem irá atender (público), o que vai oferecer (produtos e serviços), qual abrangência de atendimento. Como será a execução das atividades da empresa, descrevendo o processo de operação. Como será divulgada, promovida?
- Definição de espaço físico - Como serão as instalações, o layout adequado, colocar plantas, estudar o espaço físico para melhor funcionalidade.
- Descrever quem são os consumidores - clientes – definição do público-alvo. Características, localização; perfil.
- Descrever quem são os fornecedores de matéria-prima, insumos, serviços – características, localizações, vantagens oferecidas.
- Descrição dos concorrentes – quem opera concorrendo com sua ideia de negócio, ou empresa. Características, pontos fortes e fracos; diferenciais competitivos.
- Produtos e Serviços oferecidos – características, diferenciais.
- Estratégias de marketing para divulgação dos produtos e serviços – descrever como serão divulgados os produtos e serviços, quais mídias.
- Como serão distribuídos os produtos e realizados serviços – pontos de venda presencial ou internet, quais são as operações logísticas que serão aplicadas.
- Plano estratégico da empresa: visão de futuro, missão, valores – descrever o propósito, razão de existir do negócio, estratégias gerais para atuação.
- Aspectos financeiros - valor dos investimentos fixos necessários – instalações físicas, máquinas equipamentos e valor do capital de giro para iniciar o negócio.
- Mão de obra necessária – detalhar se será fixa ou terceirizada; quantas pessoas serão necessárias, quais os perfis, valores das remunerações fixas ou variáveis.
- Despesas fixas operacionais – descrição de quais são as despesas fixas do negócio, seus valores.
- Produção e Vendas – descrição de como serão vendidos produtos/serviços, valores – previsão quantitativa física e financeira.
- Custos com aquisição de mercadorias, insumos, ou serviços – descrever quanto se gasta com a compra de produtos / serviços a serem revendidos posteriormente.
- Impostos – regime de tributação no qual a empresa será enquadrada.
- Análise financeira do negócio – levantamento da necessidade de capital de giro; cálculo da lucratividade, rentabilidade; taxa e tempo de retorno do investimento; viabilidade econômica do negócio.
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