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Planejamento | ESTRUTURA DE CUSTO
Saiba como definir sua margem de lucro

Estabelecer sua margem de lucro é fundamental para garantir a saúde financeira de sua empresa e o sucesso nos negócios.

· 15/02/2023 · Atualizado em 04/03/2023
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Toda empresa existe com o objetivo de atender às necessidades do mercado. Ao mesmo tempo, todo empreendedor precisa esforçar-se para que sua companhia seja ativa, próspera e lucrativa, de modo a poder garantir a realização de seus desejos e objetivos. 

O lucro em si é a recompensa pela instalação e a continuidade de um empreendimento na sociedade. Mas, para garantir a sobrevivência e o crescimento de uma empresa, o empreendedor precisa saber usar um coeficiente que é fundamental para a sobrevivência do seu negócio, que é a chamada margem de lucro. Vamos conhecê-la? 

Fala-se muito sobre a margem de lucro, mas ainda existe muita confusão a respeito do que ela representa na realidade. Em primeiro lugar, esse coeficiente envolve dois conceitos básicos: a formação do preço de venda e o retorno operado para o capital investido.  

Para que uma empresa possa ter lucro, o empreendedor deve acompanhar e controlar seus gastos pelo fluxo de caixa, formando o preço de venda de seus produtos com a inclusão dessa margem.  

Mas, como saber qual a margem de lucro ideal? 

Apesar de ser um coeficiente que, uma vez definido, fará parte das formações de preços dos produtos ou serviços, na prática, há uma série de fatores que precisam ser levados em conta para sua definição.  

Assim, podemos dizer que a margem de lucro varia de empresa para empresa e depende do setor de atuação, do tipo de produto ou serviço oferecido, do custo total das operações, do ambiente externo etc. 

Especialistas financeiros sugerem tomar como base algumas médias de margem de lucro para cada setor. Vejamos: 

  • Indústria: 6% a 8%; 
  • Atacadista: 4% a 6%; 
  • Lojas e comércio: 10% a 15%. 
  • Serviços: 20%.

Essas médias são apenas referências, cabendo ao gestor conhecer bem o cenário interno e externo e saber calcular a sua margem de lucro. Assim, ele poderá avaliar se a sua lucratividade está dentro de seus objetivos. 

E como transformar a margem escolhida em coeficientes para formar o preço de venda? 

Uma vez definida qual margem de lucro será utilizada, é preciso saber como incluir essa margem nos cálculos dos produtos ou serviços. Isso é feito pelo markup multiplicador. 

Mas, o que é isso? 

O markup multiplicador é a aplicação de um índice sobre o custo de compra de determinada mercadoria ou serviço, que possibilita que se encontre o preço de venda a ser praticado. Sua formação é composta pelos percentuais de despesas fixas + despesas variáveis e o registro do lucro.  

Veja a seguir como calculá-lo:  

Fórmula para calcular o markup multiplicador
Markup = 100/[100-(DV+DF+ML)] 

Onde: 

DV = Despesas variáveis: % de despesas de impostos, comissões, ou seja, relacionadas às vendas; 

DF = Despesas fixas: % de despesas fixas como despesas administrativas e financeiras; 

ML = Margem de lucro: % da margem de lucro definida 

Vamos a um exemplo prático 

Natanael é proprietário de uma loja de equipamentos de pesca, a “Pesque Bem”. Ele pretende fazer uma promoção de um kit de pesca composto por estojo, vara, carretilha, linha e demais acessórios. Para isso, levantou alguns dados: 

  • Custo do kit = R$ 120,00 
  • DV = impostos: 10,70% de Simples Nacional; comissões: 7%. Total = 17,70%. 
  • DF =Despesas fixas: 20%; despesas financeiras: 4%. Total = 24%. 
  • ML = 15%. 

Na sequência, vamos ver qual é o índice markup multiplicador; em seguida, a sugestão de preços para o kit de pesca. 

Markup = 100/[100-(DV+DF+ML)] 

100/[100- (17,70% + 24% + 15%)] 

100/[100- (56,70%)] 

100/[43,30%] 

Resultado = 2,3095. 

O próximo passo é multiplicar o markup (2,3095) pelo custo do kit de pesca para saber qual é o preço de venda sugerido. 

Preço do kit de pesca x índice markup multiplicador: 

R$ 120,00 x 2,3095 = R$ 277,14.  

Este preço de venda sugerido, portanto, será suficiente para pagar as despesas fixas e variáveis, e gerar a margem de lucro definida por Natanael (15%). 

Conclusão 

Agora que você já sabe como calcular sua margem de lucro, mãos à obra! Com esses dados, você está em condições de prever seus gastos e garantir o sucesso e a saúde financeira de seu negócio.   

Saiba mais sobre o tema, acessando estes textos do Sebrae: 5 passos para precificar corretamente um produto e Formação de preço de venda. 

Caso precise de mais informações sobre o assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 570 0800! 

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