this is an h1

this is an h2

Thu Feb 01 11:34:42 BRST 2018
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Saiba como renegociar dívidas com amortização

Amortizar é extinguir dívida por meio de pagamentos periódicos feitos de maneira planejada. Conheça os tipos de amortização mais comuns e suas vantagens.

· 18/12/2013 · Atualizado em 01/02/2018

As taxas de juros cobradas em operações de amortização podem ser prefixadas - determinadas na contratação do crédito - ou pós-fixadas - atreladas a algum fator de correção (indexador).

Nos investimentos fixos ou mistos, pela característica de longo prazo das operações, as taxas são, normalmente, pós-fixadas, indexadas à Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) ou Taxa Referencial (TR). Nada impede que as operações de longo prazo possam utilizar encargos prefixados para os investimentos.

As parcelas da amortização são compostas de maneiras diferentes, dependendo do tipo de amortização contratada. As mais comuns são: SAC, Tabela Price e Sacre.

Conheça cada uma delas:

  • SAC - Sistema de Amortização Constante. Amortização da dívida em prestações periódicas, sucessivas e decrescentes em progressão aritmética. Como a taxa de juros incide sobre o saldo devedor, à medida que os pagamentos vão sendo realizados, o valor da prestação e o saldo devedor vão decrescendo e o valor da prestação varia mês a mês.
  • Sistema Price – ou Tabela Price.  É um sistema francês de amortização constante, e todas as prestações (pagamentos) são iguais do início ao fim do contrato. Cada prestação é composta de uma quota de amortização e outra de juros.
  • Sacre – Sistema de Amortização Crescente. O sistema foi desenvolvido com o objetivo de permitir maior amortização do valor emprestado, reduzindo-se, simultaneamente, a parcela de juros sobre o saldo devedor. É bastante utilizado para financiamento de bens com prazos longos, por exemplo, na aquisição da casa própria.

Saiba Mais

Conheça os cursos online na área de finanças


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora