this is an h1

this is an h2

Fri Aug 05 15:45:21 BRT 2022
Finanças | ORÇAMENTO
Saiba como usar o seu FGTS para construir ou reformar sua casa

Conheça as linhas de crédito oferecidas pela Caixa para realizar a construção ou a reforma do seu imóvel.

· 21/07/2022 · Atualizado em 05/08/2022
Imagem de destaque do artigo

Tem o sonho de construir ou reformar sua casa? Usar o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser uma boa oportunidade para isso. Neste artigo, o Sebrae te auxilia a entender como realizar a retirada e quais os benefícios para o trabalhador.

Em primeiro lugar, para utilizar o seu FGTS com o objetivo de construir ou reformar o seu imóvel, a Caixa Econômica Federal disponibiliza uma linha de crédito habitacional. Ou seja, você receberá o dinheiro, mas pagará parcelas com uma taxa de juros bem menor tendo em vista os demais bancos.

Sistema Financeiro de Habitação

A linha de crédito é disponibilizada por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), no qual o seu imóvel é a garantia do empréstimo.

Quais são os requisitos para realizar o financiamento?

Você deverá morar no mesmo município do imóvel de solicitação do financiamento por um ano, pelo menos. Para utilizar o seu FGTS, é necessário que você tenha, no mínimo, três anos de carteira assinada.

O procedimento por si só não é complicado: primeiro, haverá uma análise de crédito disponível para o seu perfil; na sequência, a Caixa irá averiguar toda a documentação solicitada. Se aprovado, você fará os trâmites de assinatura do contrato e iniciará o pagamento das prestações. Para saber mais sobre esse processo, é possível realizar uma simulação e conhecer melhor os planos no site da Caixa.

Lembre-se de que, antes de realizar a reforma ou a construção do seu imóvel, é importante que haja um planejamento financeiro. Saiba quais melhorias quer fazer, classifique-as por grau de importância, pesquise sobre a qualidade e o preço dos materiais e então opte pelo melhor caminho para a produção de fato.

Abaixo, listamos as linhas de crédito da Caixa para te auxiliar na tomada de decisão.

Construcard

Sem muitas burocracias, é uma das opções de financiamento para obras e construções. Com o Construcard, os clientes da Caixa que possuem uma conta corrente e o cadastro aprovado para o empréstimo recebem um cartão que funciona como um cartão de crédito para adquirir os materiais de construção.

 A fase de compras dura de dois a seis meses e é chamada de período de utilização; após esse prazo, começa o período de amortização, que é a quitação da dívida. Uma das principais vantagens do Construcard é que você só começa a pagar o empréstimo depois que o período de compras terminar.

Financiamento de Material de Construção

Outra sugestão, também ligada ao FGTS do trabalhador, é o Financiamento de Material de Construção (Fimac). Essa solução é indicada para obras com valor menor, que não ultrapassem R$ 20 mil.

O prazo total de pagamento do financiamento chega a 10 anos, ou 120 meses. É válido ressaltar que o valor do imóvel a ser reformado não pode ultrapassar os R$ 500 mil. Além disso, a pessoa que o solicitar precisa ter três anos de contribuição do FGTS e não pode estar envolvida em outro financiamento.

Posso usar o FGTS para comprar um imóvel?

Sim! Se você tem o desejo de comprar um imóvel residencial, saiba que também é possível utilizar o seu FGTS ao realizar um financiamento pela Caixa. Dessa forma, o valor do seu FGTS pode ser usado para abater a entrada ou até mesmo o valor total do imóvel.

Para mais informações referentes a obras e materiais de construção, acesse o site do Sebrae e confira os artigos que auxiliam o crescimento do micro e pequeno empreendedor.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora