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Tue May 19 11:01:14 GMT-03:00 2020
Planejamento
Serviços de reparos residenciais: como amenizar os efeitos da crise?
Pedreiros, encanadores, pintores, eletricistas... Veja algumas dicas para o setor de construção sentir menos a pandemia Covid-19.

O distanciamento social devido ao Coronavírus é uma realidade, tanto por necessidade quanto por imposição legal. O setor da construção e de reparos não ficou de fora dos efeitos da pandemia. Nesse sentido, serviços como de pedreiros, eletricistas, encanadores e pintores, (entre muitas outras atividades ligadas à habitação, manutenção e decoração) apresentaram redução da demanda desde o início do isolamento social.

Dicas para ajudar 

Foque naquilo que você pode resolver agora e que está sob o seu controle. Dessa forma você poderá desenhar soluções para sobreviver neste momento difícil.

Entenda, exatamente, quanto tempo é possível continuar se mantendo com suas reservas e avalie como as medidas governamentais de auxílio podem te ajudar.

Foque nesse momento em diminuir custos, cortando tudo o que o que não é essencial para a sobrevivência do negócio. São grandes as chances de que analisando seus custos, você identifique onde é possível deixar de gastar dinheiro. Nesse momento é muito mais fácil economizar do que conseguir novos serviços e clientes.

Busque alternativas para gerar receita suficiente para que você pague as contas ou não se endivide demais. Utilize seus recursos, mesmo os mais simples como o WhatsApp, para se colocar à disposição dos síndicos, zeladores e encarregados de condomínios e empresas. “Ser lembrado” pode parecer pouco, mas nestes tempos pode ser um diferencial importante!

Fornecedores e Parceiros de negócio

As pequenas lojas de material de construção, elétricas e de ferragens e utensílios do lar, certamente estão passando também por um momento difícil, tanto pelo lado de seus fornecedores quanto pelo lado da demanda de clientes. Nesse momento de restrições, em muitos condomínios e empresas, apenas os reparos e consertos emergenciais estão sendo autorizados.

Você já conversou com seus principais fornecedores? Renegociações estão na ordem do dia e por isso é importante manter seu cadastro positivo e o canal de comunicação aberto e transparente. Caso você trabalhe com as maquininhas de cartões, verifique taxas e prazos que sejam mais compatíveis ao seu negócio; não tenha receio de buscar alternativas melhores tanto em seu atual fornecedor quanto em instituições financeiras concorrentes (acesse e conheça o EmConta que ajuda você a conhecer, comparar e encontrar melhores soluções em serviços financeiros). 

Verifique se é possível seu negócio estar em algum aplicativo de negócios. Se for possível, esses aplicativos podem ajudar na comunicação e exposição dos seus produtos e serviços e vendas. Defina uma estratégia de marketing digital que pode ajudar a divulgar e a promover a sua empresa, se for o caso. As redes sociais podem ser importantes no momento de retomada. Caso esteja cadastrado em plataformas de comércio eletrônico (marketplaces) específicos de prestação de serviços, do tipo “marido de aluguel”, veja o que eles estão oferecendo de diferente para o momento e busque aproveitar. Entenda o que é e como entrar num marketplace

Atuação no Cliente

Provavelmente algumas atividades relacionadas com reformas continuarão sendo realizadas, claro, com cuidados higiênicos e sanitários reforçados.

Fique atento às medidas de segurança e higiene para atuar nos lares dos clientes tais como:

  • uso de luvas, máscaras e sapatilhas descartáveis como Propé, além dos EPIs (equipamentos de proteção individual);
  • limpeza de ferramentas e maquinaria deve ser reforçada com o uso de produtos de qualidade;
  • Tenha a sanitização como foco “antes, durante e depois” da prestação do serviço. Deixe o ambiente mais limpo do que quando você entrou. Pode ter certeza que isso lhe dará um diferencial e pontos positivos, além de indicações futuras, no famoso “boca a boca”.

No caso das reformas integrais (hidráulica + elétrica + estrutural e outras) os profissionais deverão fazer uma escala e planejamento de trabalho para não coincidir todos na obra no mesmo momento. A aglomeração de profissionais deve ser evitada e devem respeitar a distância de segurança além dos protocolos sanitários. 

Importante saber: Crédito, financiamentos e apoio

Nesse momento, existe uma grande mobilização no sentido de ajudar os pequenos negócios como o seu. Fique de olho em tudo que pode ajudar você nesse desafio, considerando também as medidas adotadas pelo governo.

Em nosso portal elencamos as medidas para apoio aos empreendedores e empresas, para lhe ajudar no crédito assistido e outras possibilidades.

O governo federal?publicou criou o auxílio emergencial de R$ 600, por três meses, para trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa diante da crise provocada pelo novo coronavírus (covid-19). Avalie se você pode ter acesso. https://auxilio.caixa.gov.br/

Se voce é MEI, é importante saber que a Declaração Anual Simplificada do MEI (DASN-Simei) foi prorrogada para 30 de junho de 2020. Assim haverá mais tempo para se organizar e enviar a declaração. As despesas relativas aos pagamentos dos tributos do Simples Nacional das competências de março, abril e maio de 2020 foram prorrogadas. Não haverá cobrança de juros ou correção e os pagamentos serão nos meses de outubro, novembro e dezembro do mesmo ano.

Quer saber mais?

Como o uso de ferramentais digitais e a presença no comércio eletrônico estarão cada vez mais na ordem do dia é importante você conhecer e explorar as possibilidades existentes. O Sebrae lançou o curso online e gratuito “Como vender pela internet na crise do coronavírus”. Aproveite e se capacite!

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