Plataforma digital reduz tempo e custos para se iniciar um negócio no Brasil

O Ministério da Economia lançou, neste ano, o Balcão Único, um sistema on-line que permite abrir empresas em apenas alguns minutos. A novidade possibilita, ainda, que os empreendedores não precisem passar pelas etapas tradicionais do processo. O projeto foi iniciado na cidade de São Paulo e a meta é que seja expandido para o restante do país, levando praticidade a todos que desejam abrir um negócio no Brasil.
Segundo o relatório do Banco Mundial de 2019, o processo de abertura de empresas compreendia, ao todo, 11 procedimentos e levava, em média, 17 dias para ser concluído, gerando um custo que representava 4,2% da renda per capita do cidadão. Tamanha burocracia levou o país à 138ª posição no quesito “abertura de empresas”, entre os 190 avaliados pela instituição.
Agora, o Balcão Único integra, em um único portal digital gratuito, dados dos órgãos municipais, estaduais e federais, possibilitando a abertura da empresa no mesmo dia. Dessa forma, todos os passos necessários para o registro do negócio poderão ser realizados em um único procedimento. Entenda como funciona:
Quer ser um empreendedor? Agora ficou muito mais fácil!
Se você é de São Paulo e deseja abrir um negócio, já pode utilizar o Balcão Único e realizar seu sonho! Em breve, o sistema estará disponível em todo o país para auxiliar todos os brasileiros que almejam abrir a própria empresa.
Saiba mais sobre o Balcão Único
- O que é?
- Quem pode utilizar o sistema?
- Quando estará disponível?
- Quais tipos de empresas poderão ser abertas pelo Balcão Único?
- O que o novo sistema permitirá fazer?
- Onde poderei acessar o Balcão Único?
- O sistema dispensa o processo tradicional de abertura de empresa?
- Será obrigatório contratar profissional especializado para auxiliar na abertura da empresa?
Foi um prazer te ajudar :)