this is an h1

this is an h2

Mon Aug 08 18:21:39 BRT 2022
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Tomando fôlego: MEI, é hora de contratar um funcionário

O microempreendedor individual pode contratar um único funcionário, e este pode fazer toda a diferença na produtividade do negócio.

· 20/07/2022 · Atualizado em 08/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Empreender já não é uma tarefa fácil, e fazer todas as tarefas sozinho pode tornar tudo ainda mais difícil. Quem está começando as atividades como microempreendedor individual (MEI) ou está vendo o seu negócio crescer acaba, muitas vezes, assumindo várias responsabilidades: conciliar as atividades de produção, comercializar os produtos, fazer a gestão do negócio, posicioná-lo nos canais físicos e virtuais, cuidar da logística, entre muitas outras. Haja fôlego!

A sobrecarga de tarefas acaba, de certa forma, impedindo o empreendedor de conseguir desenvolver novas ideias, de prospectar mais e melhores clientes e de investir para que o seu negócio se diferencie no mercado. Quando o resultado é um desempenho focado somente em resolver pendências e urgências, talvez seja a hora de contratar um funcionário. Sim, um MEI pode contratar um - único - funcionário, o que não significa que o limite de faturamento anual seja alterado (R$ 81 mil).

A contratação de um funcionário é uma decisão que merece ser pensada, pois pode ajudar a alavancar a atividade da empresa, proporcionando mais produtividade e, consequentemente, mais lucro. Claro que, ao tomar essa decisão, o microempreendedor precisa ter a habilidade de delegar e dividir tarefas, além de investir em capacitação e alinhamento desse funcionário com os propósitos da empresa. Além disso, deverá atentar para o fato de que:

  • o recém-contratado poderá ganhar um salário-mínimo ou o piso da categoria contratada;
  • pelo contrato regido pela CLT, assim como nas empresas de grande porte, o colaborador terá benefícios previdenciários e trabalhistas.

É necessário, portanto, colocar todas essas questões na ponta do lápis ao decidir contratar um funcionário. Se você se sentir inseguro sobre o regime de contratação, um escritório de contabilidade poderá orientá-lo. Veja também no Saiba mais os materiais que o Portal SEBRAE preparou sobre esse assunto.

Saiba mais

Cartilha Como um MEI deve proceder ao contratar um empregado

Artigo Contratação de empregado


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?