this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Mon Mar 01 02:22:34 BRT 2021
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Cuidar de quem cuida do seu negócio: você

3 estratégias para manter sua saúde mental

· 25/02/2021 · Atualizado em 01/03/2021
Imagem de destaque do artigo

O empreendedorismo é uma área profissional que exige inovação o tempo todo, e só quem empreende sabe dos desafios diários. A pressão por resultados, o medo de arriscar, as horas de sono perdidas, a falta de apoio, as contas para pagar ou a casa para cuidar. Tudo isso contribui para o aumento da ansiedade, depressão, estresse e outros males.

Por isso, o cuidado e atenção com a saúde mental precisam ser redobrados, especialmente agora, nestes tempos incertos em que a mente fica confusa e o coração apertado.

É hora de parar, respirar e olhar para você mesma com carinho. Afinal, uma mente equilibrada é também um ingrediente nessa receita pro sucesso.

E justamente por pensar em promover qualidade de vida, o Sebrae preparou pra você, aí de casa, 3 estratégias para trabalhar sua inteligência emocional. Ou seja, um pequeno mapa para levar ao auto-cuidado e bem-estar mental. 

1 - Cultive seus vínculos sociais

Isso não significa fazer network. É essencial criar e manter relações fora dos assuntos de trabalho. É como dar uma espairecida, um espaço entre o profissional e o pessoal. Isso ajuda a melhorar a oxigenação das suas funções psicológicas e sociais, melhorando a produtividade na hora de arregaçar as mangas e fortalecendo suas relações interpessoais fora do trabalho.

Alguns hormônios reguladores de humor são liberados quando nos apaixonamos, fazemos um amigo ou nos abrimos para conhecer alguém. São eles que trazem ao corpo essa sensação de bem-estar e felicidade e afastam o sentimento de solidão.

Por isso, invista nas suas conexões mais queridas, mesmo sem poder estar próximo fisicamente. Aproveite das mídias sociais para estar perto. Use e abuse dos chats, bate-papos, video- chamadas. Vai, tire o pijama e liga a câmera pra aquela amiga que você não fala tem tempo. Você não está sozinha, então, não se isole. 

2 - Promova o autocuidado

Cuidar de você mesma é um ato de amor. Esquece essa história de que você trabalha demais e não tem tempo para isso. Seu negócio só existe por causa de você, então, pensar em si mesma é uma forma de investir na sua empresa.

Abrir um caminho para o autocuidado envolve prática, mas não é tão difícil quanto parece. Mantenha seus compromissos profissionais sem esquecer de repor, de vez em quando, suas energias. Você pode, aí de casa, fazer alongamentos para se reconectar com seu corpo, colocar sua música predileta e dançar pela sala. Considere estes momentos de lazer mesmo com as ansiedades desta quarentena. Prepare sua comida favorita, explore novos filmes e séries na Netflix, Amazon, Globo Play, ou escolha a velha TV de sempre. Aproveite para ler aquele livro esquecido na prateleira e pare um pouco para focar na sua respiração, clarear sua mente.

Deixe um pouco de lado a preocupação com o seu negócio, e invista o tempo em você mesma. Já foi na janela olhar pro céu hoje?

3 - Explore o autoconhecimento

Deixamos a dica mais importante por último, porque o autoconhecimento é a principal estratégia de quem busca controlar suas próprias emoções.
Olhar para dentro pede paciência e disposição, então, uma ótima
maneira de não sentir-se sozinha durante o processo é buscar acompanhamento psicológico profissional.

A psicoterapia é uma grande aliada ao empreendedorismo e ajuda no gerenciamento de crises e na resolução de problemas com mais assertividade. O terapeuta é uma pessoa que está por fora do seu círculo social e não tem vínculos afetivos com você, e por isso pode trazer uma visão mais fresca e imparcial acerca dos seus conflitos.

Entre tantas incertezas da vida da empreendedora, também existem benefícios que não podem se perder pelo meio do caminho. Para isso, é importante saber administrar sentimentos, pensamentos, e entender como eles afetam sua rotina, melhorando assim, a gestão da sua empresa e sua relação com ela.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado