this is an h1

this is an h2

Mon Mar 08 16:36:19 BRT 2021
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Ser gestante e empreender é cuidar duas vezes

5 dicas para a futura mamãe dona de negócio lidar com o home office na crise

· 25/02/2021 · Atualizado em 08/03/2021
Imagem de destaque do artigo

Gravidez é um momento muito intenso na vida de uma mulher. O corpo, a mente e o coração passam a ter novos planos. Com isto, vem uma nova preocupação também: o receio de não ser reinserida no mercado de trabalho.

E sabe o que a mulher faz? Transforma o problema em oportunidade. Dados da BBC de 2018 mostram que 40% das mulheres que abriram seu próprio negócio o fizeram durante a maternidade.

Assim, a mãe empreendedora faz da sua casa escritório e aproveita o home office para ter autonomia no trabalho, horários flexíveis e qualidade de vida.

E como estão estas mulheres neste período tão sensível de isolamento social?
O Sebrae preparou 5 dicas para ajudar as gestantes donas de negócio a lidar com o trabalho remoto durante a crise.

1- Seu trabalho precisa de limites

Durante a gravidez, seu ritmo de trabalho vai perder intensidade e alguns cuidados precisam ser tomados, como não fazer esforço físico e evitar o estresse. Sabemos que não é tão simples, afinal, a produtividade e criatividade vão estar a todo vapor neste período. No entanto, é essencial limitar suas tarefas. Estipule horários curtos para focar e divida as funções para serem realizadas gradativamente. Respeite o movimento do seu corpo. Quando for hora de parar, descanse; e, quando for hora de dar o gás, aproveite.

2 - Que tal se atualizar?

Com a carga de trabalho reduzida, a quarentena e o fechamento do comércio, você vai ter mais tempo livre, não acha? Então, aproveite para atualizar seus conhecimentos.

Com a internet você tem um mundo inteiro para explorar. Fique por dentro dos negócios, descubra novos livros, busque referências. Fuja dos negócios também. Não tem nada de errado em dedicar um tempo ao autoconhecimento e às atividades intelectuais que mais te interessam e divertem. Pode ser crochê, mecânica para carro ou até palavras-cruzadas. 

Inclusive, se quiser focar em cursos de empreendedorismo, o Sebrae tem uma variedade pra você. Dá uma olhadinha, vai! 

3 - Conte com sua equipe

Com os nove meses de gravidez, você vai precisar de ajuda para tocar o seu negócio. Tudo bem, você não vai conseguir se dedicar 100% ao seu trabalho, ainda mais com o sentimento de insegurança que a pandemia trouxe. Logo, esse é o momento de aproximar sua equipe. Não fisicamente, claro.
Passe aos colaboradores o conhecimento necessário para executar algumas funções. Depois, distribua as tarefas e faça acompanhamento dos processos semanalmente, junto de toda a equipe. Lembre-se: é importante ter alguém de confiança, pois seu negócio precisa estar em boas mãos durante sua ausência.

4 - Família e amigos estão aqui para te ajudar

Ter um(a) companheiro(a) que apoie sua profissão e compartilhe as responsabilidades e os cuidados da casa e do bebê é importante para que você tenha mais tempo, disposição e força para administrar o próprio negócio. Família e amigos trazem também confiança, logo, conte com eles. Nestes tempos de isolamento, videochamadas e mensagens instantâneas podem ser grandes aliadas.

5 - Pensar em novos projetos é divertido

Seu corpo está passando por diferentes sensações e provavelmente seu senso de produtividade deve estar lá no alto. Coisa boa! Desfrute desse momento para reelaborar seu negócio, objetivos e estratégias. Alguns empreendimentos mais criativos surgem da criatividade e curiosidade das mães gestantes.
Você, como parte do público consumidor e fornecedor, pode ter uma visão privilegiada e, quem sabe, explorar negócios relacionados à maternidade.

Saiba mais sobre o assunto nos artigos "5 ideias de negócio para mães" e "Sabedoria feminina".

Ler artigo 5 ideias de negócios para mães

Ler artigo Sabedoria feminina


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora