Atrás apenas da China e dos Estados Unidos, o Brasil possui 27 milhões de pessoas envolvidas em um negócio próprio ou na criação de um. Em números absolutos, aparece em terceiro lugar no ranking de 54 países analisados pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2011 (GEM), realizada anualmente e fruto de uma parceria entre o Sebrae e o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP).

Dos 27 milhões de empreendedores brasileiros, mais da metade, 14,4 milhões, têm entre 25 e 44 anos. Outros 3,4 milhões têm até 24 anos. Seis milhões estão na faixa de 45 a 54 anos, e 3,3 milhões têm mais de 55 anos.

A renda mensal obtida por metade dos empreendedores chega a, no máximo, três salários mínimos. Um terço deles fatura entre três e seis salários mínimos e menos de 15% tira mais de seis salários mínimos por mês com o próprio negócio.

Oportunidade e necessidade

No Brasil, desde 2003 os empreendedores por oportunidade são maioria, sendo que a relação oportunidade X necessidade tem sido superior a 1,4 desde o ano de 2007.

Em 2011 o Brasil novamente supera a razão de dois empreendedores por oportunidade para cada empreendedor por necessidade, o que já havia ocorrido em 2008 e novamente em 2010.

Em 2011, para cada empreendedor por necessidade havia outros 2,24 que empreenderam por oportunidade. Este valor é semelhante à média dos países que participaram do estudo este ano, que foi de 2,2 empreendedores por oportunidade para cada um por necessidade.

A pesquisa constata que no país os negócios são iniciados mais porque os empreendedores detectam uma oportunidade de negócio. Para cada empresa aberta porque o trabalhador teve a necessidade de investir em um negócio próprio, outras 2,24 são iniciadas devido à visão do empreendedor, que enxergou uma oportunidade no mercado.

Gênero

A mulher brasileira é historicamente uma das que mais empreende no mundo. No Brasil as mulheres atingiram a quarta maior TEA dentre todos os 54 (cinquenta e quatro) países participantes da pesquisa em 2011.

Em 2011, entre os empreendedores iniciais, 51% são homens e 49% mulheres, mantendo o equilíbrio entre gêneros no empreendedorismo nacional.

Faixa etária

Em 2011 verificou-se que a faixa etária que tem a maior concentração de empreendedores iniciais é aquela que vai dos 25 aos 34 anos. Dentre os empreendedores estabelecidos a faixa etária com maior concentração é a de 45 a 54 ano.

Isto quer dizer que entre os brasileiros com idades entre 25 e 34 anos, 4,9 milhões estavam envolvidos em algum empreendimento em 2011. Dentre os empreendedores estabelecidos, cerca de 3,6 milhões estão na faixa etária de 45 a 54 anos.

Para saber mais: 

Resumo Executivo Pesquisa completa