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  • Como montar um hotel fazenda
1. Apresentação de Negócio
1. Apresentação de Negócio 3 min de leitura

O surgimento de hotéis fazenda veio a suprir uma realidade que vinha sendo relegada a segundo plano, que era o convívio com a vida rural. Isto porque o êxodo rural para os centros urbanos, principalmente os de grande porte, iniciado nos anos 1970 e acentuado nos anos 1980, provocou uma espécie de ruptura social entre a vida urbana e a rural.

Assim, o surgimento dos hotéis fazenda possibilitou o redescobrimento da zona rural pela população urbana, em especial por sair da rotina do cotidiano atribulado das grandes cidades, passando da agitação para a tranquilidade bucólica.

A busca por Hotel Fazenda está entre as opções favoritas de muitos viajantes, especialmente famílias que vivem em grandes cidades e que anseiam por tirar uns dias para repor as energias em meio a natureza, que buscam por um turismo mais tranquilo e sentir o cheiro do campo, esquecendo por algum tempo o estresse da vida urbana.

Um hotel fazenda está inserido no contexto do turismo rural, comumente associado às ideias de turismo sustentável e ecoturismo. O Acordo de Mohonk (EUA), assinado por vinte países em 2000, assim define os dois conceitos:

- Turismo Sustentável é aquele que busca minimizar os impactos ambientais e socioculturais, ao mesmo tempo em que promove benefícios econômicos para as comunidades locais e destinos (regiões e países).

- Ecoturismo é o turismo sustentável em áreas naturais que beneficia o meio ambiente e as comunidades visitadas, promove o aprendizado, respeito e consciência sobre aspectos ambientais e culturais.

Nos termos do Acordo de Mohonk para o Turismo Sustentável, é recomendável que um hotel fazenda, na condição de empresa turística, observe os seguintes princípios:

Aspectos gerais (operacionais)

- estar comprometida com o manejo ambiental;

- promover a venda de produtos responsáveis e autênticos que atendam a expectativas realistas;

- promover a retroalimentação de sua clientela;

- saber avaliar eventuais impactos negativos sociais, culturais, ambientais e econômicos, inclusive estabelecendo estratégias para manejo e mitigação;

- seus funcionários deverão estar capacitados, educados, responsáveis e ter conhecimento e consciência sobre manejos ambiental, social e cultural;

- ter mecanismos para monitorar e relatar seu desempenho ambiental;

Aspectos ambientais

- controlar a emissão de ruídos e gases;

- estar adequadamente implantada com relação ao ambiente natural;

- evitar danos ao local ao implementar o paisagismo ou a recuperação do ambiente natural relativamente à situação original;

- evitar impactos visuais e luminosos;

- fazer uso sustentável de materiais e insumos - recicláveis e reciclados – produzidos localmente;

- minimizar a produção de dejetos e assegurar sua adequada disposição;

- minimizar os impactos ambientais de sua operação;

- promover a conservação da biodiversidade e a integridade dos ecossistemas;

- promover a redução e o uso sustentável de água;

- promover a redução e o uso sustentável de energia;

- promover o adequado tratamento e disposição de águas residuais;

- promover o manejo adequado da drenagem, solo e águas pluviais;

Aspectos socioculturais

- adquirir, utilizar e manter a posse de terras de forma apropriada;

- possuir mecanismos para assegurar o reconhecimento dos direitos e aspirações de comunidades indígenas e locais;

- possuir medidas para proteger a integridade da estrutura social das comunidades locais;

- promover impactos positivos (benefícios) na estrutura social, cultural e econômica local;

Aspectos econômicos

- estabelecer mecanismos de forma a assegurar que as relações trabalhistas e as práticas industriais sejam justas e estejam em conformidade com a legislação;

- estabelecer mecanismos para minimizar impactos econômicos negativos e maximizar benefícios econômicos para a comunidade;

- fomentar contribuições para a manutenção do desenvolvimento da infraestrutura comunitária;

- utilizar-se de práticas éticas comerciais.

Do ponto de vista técnico, a Organização Mundial do Turismo (OMT) classifica o hotel fazenda como um estabelecimento de alojamento coletivo, com serviços complementares à arrumação do quarto. No Brasil, hotel fazenda é uma das sete tipologias de meios de hospedagem estabelecidas pelo Sistema Brasileiro de Classificação com categorias que vai de 1 a 5 estrelas.

Portanto, o empreendimento deverá ser concebido com visão profissional, desde o seu projeto embrionário, o que irá requerer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, bem como as expectativas comerciais.

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do ambiente no qual este negócio está inserido. O objetivo dos tópicos é dar uma  visão geral de como um negócio se posiciona no mercado e contribuir para responder as perguntas como: quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para tomar a decisão de empreender neste segmento?

Para saber como elaborar um Plano de Negócios, procure a Unidade do Sebrae mais próxima ou clique aqui. (hiperlink: http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/5f6dba19baaf17a98b4763d4327bfb6c/$File/2021.pdf )

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