Como abrir um MEI
Tornar-se um Microempreendedor Individual é fácil e rápido. Veja o que preparamos para você sobre formalização.

O registro como Microempreendedor Individual (MEI), é um processo simples, pouco burocrático e todo feito online.
Antes de se cadastrar como Microempreendedor Individual, é importante conhecer os critérios, leis, atividades permitidas, enfim, ter todas as informações em mãos para se tornar um empreendedor.
Para isso, leia atentamente e, qualquer dúvida, consulte o Portal Sebrae ou no Portal do Empreendedor.
Para se formalizar, CLIQUE AQUI.
Documentos
É importante que imprima e guarde os seguintes documentos que comprovam a sua formalização:
• Certificado da Condição de Microempreendedor Individual – É o documento que comprova que você é MEI.
• Boleto de Pagamento Mensal (DAS) – É o documento para o pagamento da contribuição mensal devida pelo MEI. Além disso, você tem a opção de fazer o pagamento por débito automático ou por pagamento online.
• Relatório Mensal de Receitas Brutas (um para cada mês) – é obrigatório, mas não necessita entregar em nenhum órgão público. Ele será utilizado para o registro das receitas mensais e é importante para auxiliá-lo a fazer a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI).
• O único documento que será necessário obter fora do Portal do Empreendedor é a Nota Fiscal.
Nota Fiscal
• O MEI estará dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, porém, estará obrigado à emissão quando o destinatário da mercadoria ou serviço for outra empresa, salvo quando esse destinatário emitir nota fiscal de entrada.
• Para saber mais, CLIQUE AQUI.
Nota Fiscal Eletrônica
• A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e ) é um documento totalmente eletrônico que oferece diversos benefícios para o comércio nacional, oferecendo agilidade, inovação, praticidade e redução de custos.
• Conforme a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional nº 140/2018, o MEI não tem a obrigação de emitir Nota Fiscal Eletrônica-NF-e, no entanto, se preferir, tem a opção de realizar a emissão da NF-e, disponibilizada pelo estado ou município.
Nós preparamos conteúdos exclusivos para quem já se formalizou e para quem ainda vai se tornar um microempreendedor individual. Veja aqui!
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e a Declaração Anual Simplificada estão entre os deveres do MEI.
Os microempreendedores individuais têm como uma das obrigações a entrega da Declaração Anual do MEI. Veja como fazê-la corretamente.
O Boletim Sebrae Informa é lançado diariamente para manter você, dono de pequeno negócio, informado sobre os efeitos da pandemia no seu empreendimento.
Está querendo abrir um negócio, mas não sabe por onde começar ou acha que empreender não é para você? Veja o que preparamos para montar uma empresa de sucesso.
Está pensando em montar uma hamburgueria, negócio que vem crescendo cada vez mais nos dias de hoje? Confira algumas dicas que vão te ajudar a obter sucesso.
Saiba como aumentar suas vendas durante uma das datas mais importantes do ano para o comércio.
A época mais deliciosa do ano pede criatividade. Confira algumas maneiras de aproveitar a data e vender mais, se destacando da concorrência.
Sebrae Conecta traz conteúdos feitos especialmente para você acompanhar as mudanças do mercado digital e vender mais.
Para que a oportunidade de negócios seja mais bem aproveitada, é importante investir em estratégias que atraiam e fidelizem clientes.
Proporciona o amadurecimento de características empreendedoras, aumentando a competitividade e as chances de permanência no mercado.
Veja como se tornar dono de um negócio legalizado, com CNPJ, previdência e assessoria do Sebrae.
Transferir conhecimento para que as micro e pequenas empresas consigam se desenvolver de maneira sustentável é um dos nossos objetivos.