Tudo na tecnologia avança muito rápido e com marketing não seria diferente. Veja abaixo algumas tendências que separamos para você: 1. Marketing de Indicação Indicar produtos e serviços para outras pessoas não é nenhuma novidade. Todos já passamos por essa situação, seja na posição de indicador, ou como a pessoa que recebe a indicação.? O Referral Marketing, como também é chamado, é uma interessante estratégia para alavancar o público do seu negócio através dos clientes que já consomem seu produto ou serviço. Criar um programa de indicação bem elaborado, onde os clientes recebam benefícios (sejam descontos ou experiências exclusivas) pode ser uma importante forma de divulgação da sua marca. 2. Anúncios no Facebook Com cerca de 130 milhões de contas ativas no Brasil, o Facebook ainda é uma das principais plataformas para divulgar o seu negócio na internet. Tanto que a rede social possui uma área exclusiva de Marketplace, além de uma completa ferramenta de anúncio destinada aos seus usuários. Pensando nos pequenos e médios negócios, a plataforma também disponibiliza um canal exclusivo para que empreendedores conheçam como funciona o processo de impulsionamento de posts e conteúdos disponível no site, através deste link. 3. Aposta no Instagram O Brasil é terceiro país no ranking de usuários de Instagram no mundo com (aproximadamente) 80 milhões de pessoas conectadas na rede social, ficando atrás somente dos EUA e Índia. Com tantas pessoas compartilhando fotos, vídeos e interesses nesse aplicativo, o Instagram surge como uma ótima opção para empreendedores divulgarem os seus negócios. As dicas são apostar em vídeos nos stories e no poder de divulgação dos micro-influenciadores (com até 40 mil seguidores), que possuem mais credibilidade junto às pessoas que os seguem. 4. Marketing de Influência O aumento do uso das redes sociais dos últimos originou o surgimento dos influenciadores digitais. Influenciadores são pessoas (famosas ou não) que possuem um alto número de seguidores em seus perfis. Seja pela admiração do estilo de vida, ou pela irreverência, ou até mesmo o aparente sucesso e conhecimento sobre determinada área que eles demonstram ter nas redes sociais, os influenciadores conseguem deter a atenção das pessoas e isso pode ser crucial na hora de converter uma ação em venda. Além disso, utilizar uma ação patrocinada em um perfil de um influenciador pode gerar mais confiança das pessoas sobre a sua marca, como também é uma forma de publicidade que foge dos anúncios convencionais na internet. 5. Áudios e Podcasts A popularização dos podcasts no Brasil em 2019 fez crescer uma outra forma de se relacionar com o público consumidor. Áudios e podcasts são plataformas que podem ser consumidas a qualquer hora, sem a necessidade de parar uma outra tarefa para poder acompanhar com atenção. Por isso a capacidade de interação com o público se torna mais interessante. O fato de ser uma comunicação sonora permite também atrelar o imaginário e a emoção ao comunicar seu produto ou serviço com o cliente. 6. Marketing no WhatsApp O aplicativo de troca de mensagens Whatsapp caiu nas graças dos brasileiros. Saber usá-lo como parceiro do seu negócio se tornou imprescindível. A plataforma disponibiliza o Whatsapp Business para que o número fixo de telefone do seu empreendimento seja utilizado como canal oficial da sua marca e existem diversos pluggins que podem ser utilizados para automatizar o atendimento dos consumidores, o que dá a sensação de imediatismo na resposta ao cliente. 7. Lei Geral de Proteção de Dados A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Nº 13.709), que dispõe sobre os dados pessoais na internet, ainda não tem data para entrar em vigor no país, mas as empresas precisam trabalhar sob a luz dessa realidade. Os empreendedores necessitam atender o anseio do público em respeitar e resguardar a privacidade dos dados coletados nos cadastros solicitados pelas empresas aos clientes. Se adequar a nova lei é demonstrar preocupação e cuidado com seus consumidores. 8. SEO Se você quer anunciar na internet, você precisa entender um pouco de SEO (Search Engine Optmization). Ele é a ferramenta de otimização das pesquisas de busca na internet e, através dele, você consegue segmentar o serviço e produto que você oferece para o público que o está procurando. Isso melhora o posicionamento da sua marca nos rankings de pesquisa e, consequentemente, pode converter em mais vendas e aumento do seu público. 9. Uberização As empresas precisam entender o fenômeno de uberização das relações trabalhistas e saber extrair os benefícios que podem ser causados por este modelo. A uberização permite que pessoas comuns atuem de forma autônoma na prestação de serviço para empresas, com horários flexíveis, e retorno imediato para todos os envolvidos. Mas deve-se ter cuidado para que as relações não extrapolem os limites dos direitos individuais e se torne uma forma de exploração dos colaboradores. 10. Marketing de conteúdo Produzir conteúdo relevante na internet é uma ótima forma de atrair e fidelizar clientes, além de trazer ganhos de confiança da marca na internet e ser uma medida que otimiza as ferramentas de SEO para a sua empresa. Seja na forma de texto para blog, vídeo ou podcast, produzir conteúdo aumenta as oportunidades de interação com o seu público e é uma ótima aposta de estratégia para o seu negócio. Escrito por Lucio Silva Pires Junior, colaborador do Sebrae Nacional. _________________________________ Veja também:
Confira algumas dicas e use as redes sociais de forma estratégica para trazer retorno direto aos seus negócios.
Estamos enfrentando tempos difíceis e de incertezas por conta da pandemia causada pela Covid-19, e os donos de negócios precisam manter a calma e se reinventar para continuar atendendo o seu público. Apesar de pouco explorado, o e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficazes para manter contato com os clientes. E em tempos de coronavírus, esse tipo de comunicação facilita o relacionamento a distância com o público, sendo possível a criação de campanhas, a realização de pesquisas de satisfação, a oferta de promoções exclusivas e muito mais. É possível também conquistar novos cliente usando essa ferramenta. Então, para ajudar os pequenos empreendedores a utilizar essa ferramenta como estratégia do negócio, criamos um conteúdo com algumas dicas, confira. Vantagens Quando bem planejado, o e-mail marketing torna-se uma ferramenta bastante assertiva. Estreitando o relacionamento com o cliente, é possível melhorar o posicionamento de marcas e aumentar as vendas, além de outras vantagens como: Baixo custo Possibilidade de segmentação Comunicação personalizada Riqueza de dados Leva tráfego qualificado para o site Fácil mensuração Grande alcance Em uma estratégia de marketing, o e-mail é o canal que permite se comunicar de maneira mais pessoal com seus potenciais clientes. E isso pode trazer resultados incríveis! Além de manter um relacionamento constante, você pode utilizar esse canal para promover seu conteúdo ou educá-los sobre o seu negócio. Tipos de e-mail marketing Existem várias estratégias de marketing para atrair mais clientes, mas vale lembrar que isso não significa encher a caixa de entrada do seu potencial cliente. É preciso respeitar a frequência de envio de e-mails. Veja a seguir os tipos de e-mails para você aplicar no seu negócio. e-mails de boas vindas: conte um pouco sobre o seu negócio, agradeça pela compra (ou cadastro) e fale sobre os próximos conteúdos. e-mails sazonais: com ofertas especiais para cada momento, são excelentes para reter o cliente e promover a marca. e-mails com conteúdos grátis: você pode disponibilizar brindes ou até mesmo e-books com conteúdos exclusivos. newsletters: funcionam como boletins informativos, seu maior objetivo é manter os clientes atualizados com as novidades da empresa e do mercado. Como construir uma lista de e-mail Um dos aspectos mais desafiadores de uma estratégia de e-mail marketing é construir e alimentar a sua lista de contatos. Ter uma lista atualizada é estar preparado para acompanhar endereços de e-mail que mudam, saber que pessoas abandonam suas contas e contatos que optam por não receber mais suas mensagens. Vale uma dica fundamental: nunca compre uma lista de contatos. Essa é uma maneira de prejudicar a imagem da sua empresa, afinal, você está adquirindo endereços de e-mail que não escolheram receber mensagens suas. Para construir uma lista de qualidade, permita que seus visitantes cadastrem seus e-mails para receber comunicações suas, como newsletters, promoções e novidades. E lembre-se de que quanto mais simples for o processo, mais e-mails você vai conseguir cadastrar. Boas práticas no uso da ferramenta Ao criar um e-mail marketing valem algumas boas práticas, por isso vamos compartilhar algumas dicas para você fazer um bom uso da ferramenta. Insira palavras-chave que remetem ao seu negócio ou à finalidade proposta. Escreva assuntos curtos e não utilize caixa alta em todo o texto. Use uma linguagem adequada, de acordo com a persona. Crie proximidade nos seus textos. Humanize os e-mails colocando assinaturas e fotos reais. Sempre revise o português.
Público-alvo Quem a empresa quer atingir? Homens, mulheres ou crianças? Classes “A”, “B”, “C” ou “D”? A análise de ameaças e oportunidades do setor em questão poderá determinar quem serão os clientes de uma empresa. Até mesmo a análise de pontos fortes e fracos poderá ajudar a direcionar a empresa a algum público-alvo diferente, em que a concorrência esteja fraca ou não muito ativa. Exemplos de públicos-alvo: Instituições como hospitais, escolas, prefeituras; Empresas construtoras; Empresas de manutenção (segurança, restaurante, limpeza, manutenção predial). Posicionamento É a “personalidade” do produto ou objeto de comercialização. É a posição que você deseja ocupar na mente do cliente. Ao pensar numa marca, você forma uma ideia do produto – se é de boa ou má qualidade, se tem preço alto ou baixo, e assim por diante. Na prática, tanto a determinação de objetivos como o posicionamento podem ser apresentados da seguinte forma em um plano de marketing: Mercado-alvo: o mercado-alvo a ser atingido será o segmento de homens na faixa etária entre 25 e 35 anos, renda entre R$ 1.200 e R$ 3.000, profissionais liberais, residentes em São Paulo; Posicionamento: o produto será posicionado como de boa qualidade e preço intermediário. Metas do composto de marketing Nessa etapa, o empreendedor deve determinar o que espera vender e como será feita a comercialização, considerando como pontos de referência os 4 Ps: Produto, Preço, Ponto-de-venda e Promoção. Produto: definir quais são as características do produto; Preço: qual vai ser o preço de venda para o consumidor final; Ponto-de-venda: quais os intermediários envolvidos na venda do produto; Promoção: ações de propaganda e promoção de vendas. Acesse o artigo abaixo e veja dicas sobre vendas, marcas e mercado:Marketing em sete passos: da estratégia ao mercado > Quer saber como ganhar mercado com o plano de marketing? Faça o curso online gratuito: Ganhe mercado com o plano de marketing Ou baixe os e-books: Ganhe mercado com o plano de marketingFormato: PDF | Tamanho: 4,4KB Como elaborar um plano de marketingFormato: PDF | Tamanho: 2,06KB
As pessoas não escolhem produtos apenas por suas características concretas, mas também pela percepção de valores, utilidade e outros fatores intangíveis.
Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contém um certo grau de incerteza, tanto das informações em que estão baseadas, quanto das suas consequências. A pesquisa de mercado é uma ferramenta especialmente desenhada para diminuir as dúvidas e iluminar o cenário. 5 motivos para fazer uma pesquisa mercadológica 1. Conhecer o perfil do cliente Ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, entre outros) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, entre outros). 2. Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos Bom, o título já diz tudo! 3. Analisar os fornecedores de produtos e serviços Isso é possível por meio do sistema de vendas e distribuição, políticas de preços e cobrança, qualidade dos produtos e serviços. O objetivo é possibilitar ao empreendedor a avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critérios, definir a classificação deles para orientar o processo de compras ou, se for o caso, de terceirização das atividades. 4. Dimensionar o mercado Dessa forma é possível identificar o segmento mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos. 5. Definir o público-alvo Ao lançar um produto no mercado, a empresa deve saber quem será sua clientela. Esse conhecimento é fundamental, uma vez que os produtos existem para, em primeiro lugar, satisfazer as necessidades dos clientes. Nesse sentido, realizar uma pesquisa do público-alvo é uma etapa que não deve ser esquecida, pois poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um novo produto ou até da empresa como um todo. Uma boa pesquisa junto aos consumidores, já existentes ou futuros, indicará como um produto será recebido, quem poderá se interessar por ele e qual o preço que o consumidor estará disposto a pagar. Informará, ainda, quais as vantagens que os produtos concorrentes oferecem e quais seus pontos fracos. Poderá, inclusive, mostrar como o público irá reagir, por exemplo, ao nome do produto, à sua embalagem, design, sabor, entre outras características que o distinguem. O cadastro de clientes é a própria chave para entendê-los melhor. Esse cadastro deve conter nome, telefones, e-mails, endereço, sexo, profissão, faixa etária e, principalmente, o que compram, por que compram e com qual frequência o fazem. A pesquisa de mercado tem como objetivo orientar o empreendedor nas estratégias a serem tomadas.
O cliente é o ponto mais importante de um negócio. De nada adianta uma empresa com produtos e serviços maravilhosos se não tiver quem comprar. Por isso, atender bem o cliente significa superar as expectativas dele. Isso vale para antes, durante e depois da compra. Veja como as vendas dependem de um bom atendimento. Manter os clientes existentes é mais barato do que encontrar novos. Além disso, seus clientes satisfeitos trarão novos consumidores. Da mesma forma que um cliente pode compartilhar elogios relacionadas à empresa, ele pode fazer com que uma notícia negativa tenha repercussão rápida e de grande alcance. Por isso é muito importante cuidar da satisfação dos seus consumidores. Clientes insatisfeitos certamente trocarão de empresa e compartilharão suas experiências negativas. Eles não buscam apenas qualidade no produto, mas também uma boa relação com a empresa. Saiba como realizar um atendimento de excelência. Conheça o seu consumidor A concorrência torna-se cada vez mais intensa, e os consumidores querem se sentir especiais e únicos. Comunicações gerais continuam tendo um alcance para captar clientes, mas para mantê-los é preciso conhecê-los. Ninguém gosta de ligar para uma empresa de que é cliente há anos e a empresa não saber absolutamente nada sobre suas preferências. Da mesma forma, no primeiro atendimento é importante proporcionar ao cliente a certeza de que ele não é tratado apenas como um a mais. Em momentos de crise como agora, é ainda mais importante estar conectado aos anseios de seus clientes. Seu negócio se beneficia ao fidelizá-los, evitando a queda no consumo. Saiba como fazer um programa de fidelidade para manter as vendas. Encante e atraia Seth Godin, em sua matéria “Para que serve o atendimento ao cliente?”, mostra que a empresa que busca encantar e atrair o seu cliente por fatores além do serviço prestado obtém destaque no atendimento. Mas vale lembrar que a maneira de se chegar a esse nível varia de empresa para empresa, de mercado para mercado, de negócio para negócio. É papel fundamental dos gestores e atendentes manterem-se atentos e adaptáveis às diferentes situações e tipos de clientes e sempre explorarem novas possibilidades. Qualifique seu atendimento Aumentar a satisfação dos clientes é uma estratégia de sucesso para toda empresa. Por isso, é muito importante estar por dentro do que é o customer success, uma nova abordagem empresarial que coloca o consumidor no centro de tudo. Quer saber mais? Este curso explica o que é customer success e seus benefícios, assim como as métricas essenciais e o retorno sobre investimento. Matricule-se! E você, empresário, não pode achar que só vender é suficiente. Planejar ações de vendas e, por meio de avaliações sistemáticas, ampliar o índice de acerto e corrigir erros cometidos, é uma forma de empresas aumentarem a competitividade no mercado. Saiba como monitorar suas atividades. Além disso, vender mais é consequência de vender melhor. Aprenda a definir metas e ações para conquistar mais clientes e gerar melhores resultados para o seu negócio. Matricule-se no curso! Saiba também manter seu consumidor sempre satisfeito. Com o curso gratuito sobre atendimento ao cliente, você vai aprender como ações focadas no cliente provocam impacto positivo nos resultados do negócio. Matricule-se! Aprenda ainda a estruturar os serviços oferecidos pela sua empresa com base na satisfação do cliente e garanta esse diferencial para seu negócio. Acesse agora! Quer saber mais sobre como atender bem seu cliente? Assista aos vídeos!