O Empretec é uma metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e promovida no Brasil exclusivamente pelo Sebrae. De modo vivencial, ela está focada no desenvolvimento do comportamento empreendedor, incentivando potencializar seus resultados, fortalecer sua rede de contatos e identificar novas oportunidades de negócio. O curso está presente em 40 países e busca desenvolver características de comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócios. Uma equipe especializada de facilitadores lhe auxiliará a superar desafios e conquistar os melhores resultados.
Entre exigências básicas para a abertura e gerenciamento de novo negócio estão algumas habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público e assim planejar cada etapa. Além disso, para uma boa administração é preciso de algumas estratégias de marketing, planejamento financeiro controlado e uma pitada de criatividade para inovar no mercado e ter o diferencial. Passo 1 O primeiro passo para empreender é entender sobre o que você vai abrir. Procurar ideias de negócios inovadores e pesquisar sobre o ramo desejado. O Sebrae oferece menus como a página Tipos e Ramos, nela você pode conferir os tipos de negócios ou ramos de atividade para abrir uma empresa, e descubrir o que é preciso ter para montar um negócio. Além disso, você precisa coletar o máximo de informações sobre o negócio. Comece pesquisando um pouco sobre Mercado, Finanças, Marketing e localização do empreendimento. O Radar de Oportunidades é uma ferramenta de inteligência de mercado que disponibiliza as melhores informações para identificar oportunidadesde através de geolocalização. Passo 2 Feito isso, você precisa conhecer um pouco sobre perfil empreendedor e a realidade do mercado para organizar um plano de negócios com as informações coletadas, para definir estratégias. Além disso, você pode entrar em contato com o Sebrae e ser direcionado para uma Consultoria de Hora Marcada e ser atendido gratuitamento nos diversos temas de gestão, através do link https://sma.sebrae.al/ ou pelo número 0800 570 0800, que funciona 24h para ligações ou whatsapp. Passo 3 E por fim, registre seu negócio e torne-o realidade! Saiba o que é necessário para formalizar o empreendimento. Se depois de tudo isso você entender que o porte da sua empresa será Micro Empresa ou Empresa de Pequeno Porte, você precisa ficar atento para algumas regras específicas e se dirigir à Junta Comercial. Em razão disso, orientamos que o empresário procure um profissional habilitado para abrir esse tipo de empresa, que pode ser um contador ou administrador. Com tudo pronto, você pode entrar em contato com o Sebrae Alagoas pelo e-mail relacionamento@al.sebrae.com.br e acessar cursos e consultorias com subsídios especiais.
Histórico da produção leiteira A exploração de gado bovino no Brasil se iniciou no Nordeste, mais próximo das regiões litorâneas. Inicialmente, a criação era apenas para produção de carne e trabalho de força. Entretanto, anos depois a produção de leite passou a ter relevância nesse ramo. Nos anos 90, o nordeste brasileiro teve uma queda na produção leiteira. Em contrapartida, nos últimos oito anos, novos programas resultaram em um crescimento dessa produção e a região passou a apresentar o segundo maior crescimento do Brasil, segundo do IBGE. Em Alagoas Nos últimos anos, o plantio da cana-de-açúcar e a pecuária se tornaram as principais atividades econômicas no Nordeste. O consumo de leite abastecia as famílias e através do consumo in natura ou com a fabricação de derivados e eram servidas ao modo europeu. Em Alagoas, a produção de leite evoluiu ao longo dos anos e foi organizada em um polo chamado Bacia Leiteira de Alagoas. Em 2020, de acordo com dados da Agência Alagoas, o estado superou a média nacional e apresentou a maior produtividade leiteira do Nordeste, sendo hoje essa, a segunda maior atividade produtiva do estado. Tendo papel fundamental na economia estatal e ocupando o segundo lugar no total de atividade realizadas para produção de empregos e renda. Apesar de problemas econômicos, sociais e climáticos enfrentados pelos produtores, a bovinocultura leiteira está sempre em ascensão e seguirá como atividade predominante. Cadeia de Valor Leite e Derivados do Sebrae Alagoas Com o objetivo de aumentar a competitividade e melhorar a produção, o Sebrae criou em 2020, um programa de apoio aos produtores de leites e laticínios. O programa busca o desenvolvimento da cadeia produtiva de leite e derivados, estabelecendo políticas públicas e ações voltadas para o atendimento às necessidades dos produtores. Para os produtores de leite, o programa tem ações voltadas à gestão e tecnologia. Aperfeiçoando, deste modo, tanto a parte administrativa da atividade leiteira quanto as questões tecnológicas. O Programa de Leite e Derivados tem uma metodologia dividida em três etapas: Prognóstico Planejamento Execução Na primeira etapa a equipe técnica visita a propriedade para analisar as potencialidades e limitações de produção. São observados recursos humanos, naturais, termos de infraestrutura, instalações, equipamentos e tudo que estiver na propriedade. Na segunda etapa, os profissionais realizam o planejamento das oportunidades de melhorias daquela propriedade. O planejamento menciona a necessidade de alimentos e infraestrutura daquele rebanho. Além disso, identificam o melhor sistema de produção, por exemplo quais culturas ele deve plantar e em que áreas. E por fim, estabelecem metas utilizando indicadores econômicos e zootécnicos. Após apresentação do planejamento, o produtor analisa e se estiver em acordo, inicia-se a terceira etapa que é a execução. Caso haja discordância, os técnicos buscam a melhor forma de se adequar à demanda solicitada pelo produtor. Na parte de execução, são implantadas algumas rotinas de coleta de dados, como produção de leite, peso de animais, data de cobertura de inseminação e de parição. Também serão analisados os dados econômicos, como as despesas e receitas e por fim os dados climais. Todo esse processo vai gerar uma série de indicadores em uma planilha, que vai acompanhar o desempenho das atividades de custo, produtividade do rebanho e de cada animal. Através do acompanhamento com visitas mensais, o técnico ajudará o produtor a tirar o planejamento do papel e colocá-lo em prática. Além disso, o produtor terá a visita mensal de um zootecnista e a visita programada de um veterinário. Já na parte dos laticínios, as ações também visam a parte de gestão e melhorias tecnológicas, porém abrangem também implantação de boas práticas de fabricação, autocontrole, programas de saúde do trabalhador, melhoria dos produtos, rotulagem e regularização dos laticínios. Se o produtor deseja implantar ou regularizar um laticínio, o Programa irá orientá-lo sobre o que é necessário, elaborando toda a documentação e todos os projetos para a inspeção necessária para dar entrada no órgão, que pode ser municipal, federal ou estadual. Na prática Se um produtor tem a produção diária de 100 litros de leite e quer aumentar para 300 litros, irão realizar um planejamento do que é necessário para chegar no objetivo, como a parte de dieta e manejo nutricional do rebanho. Se for necessário o plantio de 3 hectares de milho, o técnico vai dar todas as orientações para fazer aquele plantio, desde a compra das sementes, insumos e até o processo de colheita e armazenamento. O produtor receberá toda a orientação e também acompanhará os indicadores econômicos. Quem pode participar? Para participar do projeto é necessário estar regularizado no caso dos Laticínios, e se o cliente tem a intensão de montar o empreendimento deve regularizar o mesmo. Além disso a propriedade deve ser instalada em Alagoas e ter faturamento bruto anual menor ou igual a R$ 4.800.000,00. No caso dos produtores de leite, devem ter uma propriedade rural no estado de Alagoas, possuir NIRF- Número do Imóvel na Receita Federal ou DAP - Declaração de Aptidão ao PRONAF e ser produtor de leite ou ter intenção de iniciar a produção de leite (de bovinos, caprinos, ovinos ou bubalinos). Gostou do projeto e quer participar? É fácil, basta entrar em contato com com o gestor responsável pelo programa pelo e-mail: marcos@al.sebrae.com.br ou com a nossa Central de Relacionamento através de ligações gratuitas 24h ou whatsapp no número: 0800 570 0800. Um especialista do Sebrae vai identificar as necessidades do seu negócio e tirar todas as dúvidas. Resultados No último ano programa beneficiou 680 produtores de leite. Em um convênio com o Governo do Estado de Alagoas que atendia agricultura familiar, produtores que tinham produção média de 25 litros, multiplicaram a quantidade para 95 litros ao final do programa. Além disso o programa está de cara nova e disponibilizou conteúdos gratuitos a você empreendedor do leite e derivados. São dicas de resfriamento de vacas leiteiras, formas de implantar o Sistema Compost Barn, Pastejo Rotacionado e orientações de cuidados sanitários para seu rebanho. Quer saber mais? Se inscreva gratuitamente em: https://mkt.blog.sebraealagoas.com.br/conteudos-rebanho-alagoas
Você é ou pretende ser um empresário no ramo alimentício? São diversas áreas de atuação, seja em restaurante, food-truck, padaria, bar, lanchonete, pizzaria, cachorro-quente, churrasquinho, doces e frutas e muito mais. Contudo, para ingressar no ramo da alimentação, você precisa incorporar nos seus processos e serviços boas práticas para oferecer aos seus clientes qualidade e segurança. As boas práticas vão muito além de oferecer alimentos saborosos. Alguns dos desafios e dúvidas mais comuns que podem surgir são: Como adequar o espaço físico à legislação sanitária? Como armazenar com segurança todos os insumos necessários à produção? Como manipular com segurança toda a matéria-prima do produto? Como evitar uma contaminação cruzada? Quais as legislações sanitárias que devo cumprir para estar em conformidade com a Vigilância Sanitária? Para direcionar as ações com segurança na área de alimentos, existe a resolução RDC Nº 216/2004 para serviços de alimentação e a RDC Nº 275/2002 para indústria de alimentos, e outras pertinentes à especificidade de cada produto, se houver. O não cumprimento da legislação pode levar à interdição de sua empresa por tratar de risco à saúde pública. Entretanto, implantar procedimentos de segurança não deve ser restrito ao cumprimento de normas para evitar interdições e sim ao comprometimento com a qualidade de seus produtos na rotina diária da produção e assim obter a confiança e fidelidade de seus clientes. A partir do roteiro das Normas Sanitárias você pode fazer uma lista de verificação das não conformidades que necessitem de adequação, como parâmetro de ações corretivas necessárias. Para ficar em dia com todas as exigências sanitárias, inclusive do protocolo sanitário na prevenção da COVID19, o Sebrae Alagoas oferece orientações gratuitas para esclarecimentos, clique abaixo e agende agora mesmo. Para maiores informações também conte com nossa Central de Relacionamento através do 0800 570 0800, por ligação gratuita ou whatsapp. Por Ione Rosas Credenciada da Área de Alimentos do Sebrae AL
Conheça os conceitos, aspectos e os detalhes da Economia Criativa, bem como as ações do Sebrae em prol desse segmento.
Levantamento Sobre o Cenário de Games em Alagoas O mercado de games tem indicadores de crescimento para os próximos anos em todo o mundo. Além de ser uma forma de entretenimento, essas plataformas podem ser aliadas dos negócios e de estratégias de atração de consumidores e marcas. O Sebrae está colado nessa missão e deseja trazer conteúdos e conhecimentos ao interessados pela área. Ampliar a visibilidade dos negócios e suas oportunidades, estimulando a formação de desenvolvedores e fomentando um mercado para criação de modelos novos de trabalho. Baixe agora material e boa leitura! Estrutura de Mercado da Economia Criativa em Alagoas A economia criativa além de ser um campo de estudo da academia, vem ganhando cada vez mais atenção por sua força e contribuição sócio econômica. E para entender melhor sobre a relevância da sua atuação faz-se necessário o levantamento de dados e indicadores. Desta forma separamos para você empreendedor, um estudo de mercado e mapeamento dos dados e informações com uma amostra de agentes econômicos envolvidos na cadeia de valor da Economia Criativa em Alagoas. Clique abaixo e acesse o estudo completo.
A Licitação Pública é o conjunto de procedimentos administrativos para compras e serviços contratados pelo governo. Ou seja, quando o governo precisa de um produto, bem ou serviço um edital é aberto. A partir dele, as empresas concorrem para fornecer o que foi requisitado. A venda dos produtos e serviços para o governo através da licitação, é uma possibilidade que as empresas têm para aumentar seu faturamento, devendo atentar-se a sua capacidade de produção para atendimento das demandas, que podem ser em grandes quantidades. Por outro lado, a gestão pública local também é favorecida, pois estimulando a compra através das empresas locais o dinheiro circula dentro do município temos o ciclo virtuoso e o desenvolvimento local sustentável. Esse processo ainda não é totalmente conhecido pelo público, principalmente porque eles envolvem algumas modalidades distintas, como o pregão, concurso, leilão e concorrência, que são diferentes critérios de competição, para os quais os licitantes devem estar atentos na hora de concorrer e preencher os requisitos necessários ao processo. Em abril deste ano (2021), foi publicada a Lei Federal nº 14.133/2021, com o objetivo de tornar as licitações mais efetivas e eficazes, tanto para o gestor quanto para o empresário. Para entender melhor o que mudou nos processos de licitações, o Sebrae Alagoas criou o ebook: Impactos da Nova Lei de Licitações para a Administração Pública e para os Pequenos Negócios. O lançamento é direcionado para dois públicos e traz como enfoque as 10 principais inovações dessa lei. O objetivo principal do ebook é passar para os leitores informações acerca da Nova Lei de Licitações, que usa algumas legislações vigentes referentes a licitação e trouxe tudo para uma só. A cartilha é totalmente gratuita e de fácil leitura, buscando a melhor forma de levar conteúdo para as pequenas empresas, podendo desse modo estimular os pequenos negócios a participar do mercado de licitações, almejando crescimento. Veja, abaixo, como as mudanças dessa Lei podem impactar nos seus negócios.
Com o objetivo de aumentar a qualidade nos serviços industriais foi criado o Avança + Indústria, é um programa criado em parceria do Sebrae com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas – FIEA que coloca à disposição das indústrias, ferramentas educativas consultorias, capacitações e serviços em tecnologia e inovação. E sabe o que é o melhor disso tudo? Nessa parceria, o Sebrae e o Fiea conseguiram 100% de subsídio em todos os serviços ofertados no programa Avança + Indústria, para indústrias de micro e pequeno porte. Observando as necessidades das pequenas indústrias, o programa busca oferecer o que cada uma precisa para otimização do trabalho. Os principais serviços ofertados pelo programa são: Serviços em Segurança e Saúde no Trabalho, Serviços Metrológicos, Capacitações, Consultorias e Desenvolvimento de Soluções Digitais. As capacitações são a melhor forma de preparar os profissionais da empresa para desenvolver as atividades com autonomia e qualidade, além de auxiliá-los para atuar em diferentes contextos de forma eficiente e adequada, as capacitações do projeto serão voltadas às áreas de gestão e construção civil. Além disso, as consultorias também são fundamentais para maximizar a produtividade da indústria. Com consultores especializados, o projeto oferece informações de qualidade para que os processos possam ser otimizados frente aos desafios do mercado. As consultorias são ofertadas nas áreas de: mercado local e internacional, recursos adequados de gestão, operação, planejamento e boas práticas para as necessidades da sua indústria. Se você identificou que o projeto pode ajudar a sua empresa, basta se inscrever e participar. As capacitações são gratuitas e serão ofertadas conforme o cronograma das instituições, a abertura de turma dependerá da quantidade mínima de inscritos.
Em 2018, o Sebrae Alagoas tornou-se um signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), incorporando alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) à sua estratégia. Trata-se de uma agenda mundial importantíssima para os países, em especial os em desenvolvimento, para que melhorem a qualidade de vida das pessoas até 2030. Desde a nossa inclusão nessa agenda, fizemos muita coisa. O primeiro COE - Comunicado de Engajamento do Sebrae Alagoas traz o relato dos principais avanços nos últimos dois anos. Para entender melhor essas ações e conferir o que temos feito no nosso Estado, acesse o documento completo abaixo.
De início, quando nos deparamos com a palavra “ecossistema”, surge em nossa mente lembranças voltadas à natureza. Basicamente, relacionamos isso a um conjunto formado pelas interações entre plantas, animais, elementos químicos e físicos etc. Usando essa metáfora como ponto de partida, os nossos Ecossistemas locais de inovação mantêm a perspectiva das interações, da coletividade, coerência e coesão entre determinados nichos das instâncias governamentais, empresariais e sociais. Em suma, o Ecossistema local de Inovação é aquilo que reúne, estimula e gera integração entre empresas, proporcionando e articulando o viés da inovação a fim de promover o desenvolvimento social e econômico.
Com o propósito de arrecadar cestas básicas para famílias carentes que são impactadas com a pandemia e apoiar micro e pequenas empresas também afetadas, o Sebrae Alagoas, por meio da Diretoria Executiva (Direx), e com a parceria da Associação dos Funcionários do Sebrae Alagoas (AFSebrae), realiza a campanha Solidariedade Cabe em uma Cesta. A iniciativa, que vai até o dia 15 de maio, busca envolver a sociedade alagoana, colaboradores e fornecedores do Sebrae em prol do combate à fome. A campanha, que nasceu a partir de uma iniciativa interna, que angariou doações de funcionários, arrecada cestas básicas contendo itens essenciais como arroz, feijão, macarrão, leite em pó e café, bem como recursos financeiros. Toda a doação será destinada a instituições de caridade de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo, localidades onde o Sebrae tem Agências de Atendimento. Outro viés da iniciativa é contribuir com micro e pequenas empresas como mercadinhos e mercearias locais. Com os recursos arrecadados, a AFSebrae irá fazer uma tomada de preços e comprar cestas básicas diretamente de estabelecimentos que tiveram queda nas vendas durante esse período de pandemia. Presidente da AFSebrae, Anderson Moura, destaca a importância da campanha feita através da parceria da Associação com a Diretoria da instituição para amenizar as adversidades criadas com a pandemia. “O nosso principal objetivo é ajudar a matar a fome de quem mais sofre com a pandemia. Quem tem fome tem pressa e, com essa campanha, queremos contribuir com a redução da fome, sem deixar de lado a nossa missão de apoiar as micro e pequenas empresas alagoanas. Além disso, queremos ajudar a propagar esse sentimento de empatia tão necessário nos dias em que vivemos”, afirma. As doações de cestas básicas podem ser feitas de forma presencial até o dia 15 de maio na sede do Sebrae, em Maceió, e nas Agências de Atendimento Integradas do Sebrae em Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo. As doações em dinheiro podem ser feitas pelo Pix da AFSebrae, através da chave: 35742428000194.
Vem aí a Semana do Microempreendedor Individual de 10 a 14 de maio, um grande evento que reúne palestra, oficinas, cursos, lives, webinars e apresentações com o objetivo de capacitar e orientar milhões de MEIs em todo o país. E o melhor, tudo gratuito e online! Em 2021 o Sebrae Alagoas traz para você uma programação repleta de conteúdo e dicas para ajudar o dia-a-dia da gestão do seu negócio. São 3 (três) formas de você participar, fique por dentro de tudo e se inscreva em quantas puder!