Se a forma de gerir que você escolheu não está dando resultado, é preciso avaliar. Administrar uma empresa não é fácil, não importa o tamanho dela, são muitos detalhes e nuances que podem fazer a diferença entre ter ou não sucesso em seu meio de negócio.
Em conjunto a tais fatores supracitados, toda empresa precisa manter hábitos saudáveis para que seus processos sejam realizados da melhor maneira possível. Portanto, sem planejamento, todo seu investimento vai por água abaixo, fique de olho no que seu modelo de gestão pode estar causando a si mesmo e aos outros.
Não é da noite para o dia que essa mudança vai ocorrer, dependerá de um esforço gigantesco em abrir mão do que deu certo no passado para agir com inovação no presente. Nada do que você viveu em saudosas épocas será suficiente para lhe garantir sucesso na gestão atual.
Quero compartilhar com você a minha experiência e lhe ajudar com o processo de mudança do seu modelo de gestão.
No dia 8 de novembro o Sebrae e a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Alagoas (Fapeal) lançaram o Edital de Economia Criativa, esse edital tem como objetivo financiar, por meio de recursos de subvenção econômica, empreendimentos que desenvolvem bens e serviços de conteúdo cultural e criativo considerados inovadores em suas respectivas áreas (Linguagens Artísticas; Mídias; e Criações Funcionais).
Defina os custos fixos mensais, aqueles gastos que fazem parte do seu dia a dia, em seguida elabore uma planilha com esses dados.
Exemplos de gastos fixos
Não esqueça de inserir os gastos eventuais (variáveis ou esporádicos), seu lazer, vestuário, medicamentos e outros adventos geram custos. Afinal de contas, você precisa relacionar todo esse conteúdo para endossar sua planilha e ter o máximo de informações necessárias em prol do controle do seu orçamento.
Exemplos de gastos variáveis e esporádicos
Lembre-se de realizar os questionamentos abaixo
Você utiliza o WhatsApp para impulsionar as vendas do seu negócio?
Se ainda não utiliza, você está perdendo dinheiro.
Os números falam por si só. Segundo o Facebook, que comprou o WhatsApp em uma transação bilionária em 2014, são 42 bilhões de mensagens trocadas entre usuários todos os dias em mais de 1 bilhão de grupos existentes na plataforma. No Brasil, mais de 100 milhões de pessoas estão usando o whatsapp. É como se 1 a cada 2 brasileiros usassem o aplicativo. O potencial de mercado para vendas utilizando esse aplicativo é enorme.
Recentemente, o mercado passou a oferecer cursos voltados para negócios no WhatsApp e o aplicativo entrou de vez no planejamento de vendas das empresas e na palma da mão do cliente.
Pesquisas apontam que uma pessoa normal visualiza a sua conta no WhatsApp de 70 a 150 vezes no dia.
E você vai ficar de fora desse mercado? Selecionamos 7 dicas de como usar o aplicativo para impulsionar as vendas da sua empresa:
O WhatsApp permite que você crie listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Isso é muito legal porque você consegue a atenção do seu cliente que vai acabar vendo sua mensagem de uma forma ou de outra.
Em termos de interação com o cliente, os resultados de uma lista de transmissão quando comparados com os de grupos é muito bom. Afinal, quem aqui nunca se sentiu incomodado com uma mensagem em forma de corrente que foi enviada para o grupo? Ou com aquele card de um bom dia? Até para fazer uma moderação em grupo é complicado, colocar regras nem sempre funciona e o seu negócio pode virar uma bagunça. Claro que existem grupos que funcionam muito bem, um grupo de suporte técnico ou de tira dúvidas, mas falando de vendas, as pessoas tendem a se incomodar com a frequência de mensagens de um grupo.
É importante usar do bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Ofereça conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente.
Cabe ressaltar que para criar uma lista de transmissão é importante que as pessoas tenham o seu contato salvo no celular e você tenha também os contatos delas salvo no seu aparelho.
É importante criar engajamento através de áudios, vídeos, textos e buscar também divulgar os perfis das suas outras redes sociais. Uma boa estratégia é fazer um resumo de uma postagem no seu blog ou enviar um vídeo com os benefícios do seu produto. Mas nada de exagerar no número de postagens, é necessário usar o bom senso e deixar sempre uma mensagem no final que se o cliente desejar poderá sair a qualquer momento da lista. Existem negócios que uma única mensagem por semana basta, já outros você precisa interagir com o cliente com mais frequência. Estude o comportamento do seu cliente para traçar sua estratégia.
O ideal é criar várias listas e montar um funil de vendas para os clientes prospectados.
Se você não sabia é possível acessar o seu WhatsApp na tela de qualquer computador, em outras palavras você pode transmitir a sua tela do celular para um ambiente no computador, chamado WhatsApp Web.
Esse processo é relativamente simples: Com seu celular, você lerá o QR Code que o site https://web.whatsapp.com/ oferecerá para você e desta forma já conseguirá acessar a sua tela do aplicativo. Isso pode facilitar bastante a administração das suas listas de transmissões e grupos.
Faça publicações nas redes sociais que capturem o contato do cliente e que façam com que eles gravem o seu número no celular para que você possa trabalhar em listas. Um exemplo, é a seguinte publicação “Entre em contato conosco no WhatsApp 82 XXXX-XXXX e envie o código #promo para ganhar 20% de desconto na nossa loja.”
Para enviar a mensagem o cliente terá que salvar o seu contato. Essa estratégia se chama “Confirmação dupla”, onde o cliente confirma o interesse no seu negócio 2x, uma pela rede social (Instagram ou Facebook) e outra no WhatsApp.
Você também pode fazer isso via direct para os novos seguidores, existem sistemas para automação dessas mensagens como o @holrdotco ou com mensagens privadas no Facebook. Tente só não ser inconveniente e ficar enviando várias mensagens para que a sua estratégia repercuta de forma negativa nos olhos do cliente.
Não pense duas vezes, adicione o campo de WhatsApp na sua página de captura (Landing Pages).
Você pode criar páginas de captura e oferecer recompensas digitais como: E-book, artigos, dicas, infográficos, vídeo, entre outras. Geralmente, essas recompensas oferecem valor ao cliente.
Segue exemplo de landing page que utiliza essa estratégia:
Faça uma série de mensagens persuasivas para vender o seu produto/serviço para os seus clientes. Muita gente imagina que as vendas pelo WhatsApp são individuais, onde você convence o cliente individualmente sobre o seu negócio, o que não é verdade. Através de listas você pode alimentá-los com uma série de mensagens e até lançar uma carta de vendas sobre o seu negócio.
Invista em algum curso de Copywriting que é a arte de escrever textos persuasivos, que fazem com que as pessoas se sintam atraídas pelo o que você está vendendo.
Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos. Quem aqui nunca comprou alguma peça de roupa e depois teve a conclusão que na verdade nem estava precisando dela?
Através dos gatilhos, você é capaz de engajar as pessoas no seu negócio e fechar vendas matando as objeções dos clientes. Listaremos 5 gatilhos para que você possa está utilizando nas suas vendas pelo WhatsApp:
a) Gatilho da Escassez e da Urgência
Exemplo: “Últimas unidades”, “corram que é só até o próximo final de semana”, “É agora ou nunca”.
As pessoas tendem a comprar, pois elas não querem deixar de ter uma condição que é limitada e finita e deixar que outras pessoas comprem no lugar delas.
b) Gatilho da Prova Social
Nesse caso você pode mostrar o número de seguidores que você possui, as pessoas usando o seu produto, depoimentos e avaliações de clientes. Isso chama-se prova social, onde o cliente é convencido que o seu produto realmente é bom, através da prova de sua audiência.
c) Gatilho da Garantia
SEMPRE, ofereça garantia sobre os seus produtos e serviços. Já viram os vendedores de TV como oferecem os produtos “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.” , esse é um gatilho mental muito poderoso.
d) Gatilho da Novidade
Esse é muito utilizado nas vendas da Apple, por exemplo. Criar listas divulgando lançamentos, novos produtos/serviços, novas instalações, etc. Isso na cabeça do cliente funciona como se ele tivesse saindo na frente dos demais.
e) Gatilho da Autoridade
Já viram aquela propaganda “Quem usa Tigre é autoridade no assunto”? Esse é um gatilho bastante usado para que você se posicione como autoridade do seu segmento, as pessoas tendem a associarem as marcas com a autoridade que elas propõem no seu mercado. Atue como uma autoridade do nicho em que você está inserido.
Esse assunto de gatilhos mentais é um pouco extenso, podemos abordá-lo mais para frente em um outro artigo.
O que achou do artigo? Você já utiliza o WhatsApp para fazer vendas? Envie o seu feedback e sugestão de novos temas para artigos no nosso e-mail agendamento@al.sebrae.com.br
Para saber mais sobre o WhatsApp para negócios e outras dicas para esse aplicativol, agende uma consultoria gratuita conosco no Sebrae Alagoas http://sistemas.al.sebrae.com.br/sma/
por Raphael Falcão
Analista – Sebrae Alagoas
É um Programa de Relacionamento do Sebrae com contadores que desejam se desenvolver e contribuir para a melhoria da competitividade de seus clientes. É simples de participar e seu escritório contábil pode pontuar e resgatar pontos, acessando os produtos do Sebrae.
Aprenda a divulgar o seu negócio na rede social que mais cresce no mundo, o instagram. Em meio a tantos usuários essa rede social é um ótimo espaço para campanhas direcionadas, é necessário definir e conhecer ao máximo seu público além de ter uma boa estratégia de marketing digital. O Instagram virou uma das redes sociais preferidas para divulgar uma marca e engajar com os clientes.
Está difícil administrar sua empresa? Então mude.
Se a forma de gerir que você escolheu não está dando resultado, é preciso avaliar. Administrar uma empresa não é fácil, não importa o tamanho dela. São muitos detalhes e nuances que podem fazer a diferença entre ter ou não sucesso em seu meio.
Toda empresa, como um ser vivo, como você, precisa manter hábitos saudáveis, para que seus processos sejam realizados da melhor maneira possível. Sem planejamento, sem organização, em disciplina, todo seu investimento vai por água abaixo, muitas vezes investimentos de anos de seus antecessores. E de quem é a responsabilidade? De quem gerencia a empresa. E você? Então fique de olho no que seu modelo de gestão pode estar causando a si mesmo e aos outros.
Mas como mudar seu modelo de gestão? Não é da noite para o dia e vai depender de um esforço gigantesco em abrir mão do que deu certo no passado para agir com inovação no presente. Os bons resultados de ontem já passaram. Nada do que você viveu em saudosas épocas será o suficiente para lhe garantir sucesso na gestão atual, no momento presente. Ontem o imponderável e o incontrolável são fatores que interferem no processo de gestão.
Há gestores medrosos, acovardados e cheios de receios. Há também os inconsequentes, aventureiros e desprovidos de qualquer orientação, de um plano d de negócio, por exemplo, para atuar em ambientes hostis ou em épocas conturbadas. Há os estrategistas, pacientes, focados que acabam atuando em espaços deixados por aqueles que não sabem gerir. Você se enquadra em qual perfil?
Quero compartilhar com você minha experiência e lhe ajudar a mudar seu modelo de gestão, caso necessite e se permita. Vamos lá?
Seja empreendedor – Muitos confundem empresário com empreendedor. Há empresários que jamais serão empreendedores, como há empreendedores que não precisam ser empresários. Mas para ser um empresário de sucesso, de referência, de ação, de resultados, precisa empreender.
O empreendedor é acima de tudo um sonhador, uma pessoa que desperta em si a energia e assume o trabalho necessário para vencer no meio em que competirá. Quando você entrar de cabeça no ramo, precisa deixar o seu lado empreendedor vir à tona. Você é o responsável pela empresa e precisa assumir o posto com todos seus encargos e seu ônus. Tenha uma visão ampla, holística e sem conceitos preconcebidos.
Planeje e defina metas – Para muitos empresários o planejamento é uma etapa desnecessária. Já ouvi muitos afirmarem que “planejar é uma perda de tempo”. Eu vou além: não planejar é perder dinheiro e deixar a vida da empresa se esvair... É indispensável fazer um planejamento estratégico para qualquer negócio ter sucesso. É através dele que você vai atingir o propósito ou alvo que determinou em um certo período de tempo, visando uma situação melhor.
Não se esqueça de definir metas claras com seu time colaboradores. Além de definir comunique de forma que todos possam ver e contribuir.
Que tal um sistema de gestão? – No mercado há muitos sistemas que podem ajudar sua pequena empresa, muitos gratuitos.
Sem comunicação você tá fora – Comunicar não é gastar rios de dinheiro, é aplicar recursos certos nos meios certos. Comunicar é falar a coisa certa para o público certo pelo meio adequado.
E o marketing, como vai? – Tenha sempre seu plano de marketing atualizado. É ele que lhe ajudará, também a conquistar bons resultados, mas precisa ser claro e exequível.
Como estão seus controles? - Sem não sabe controlar, você não sabe gerir. Controle aqui não tem relação com domínio completo dos processos, mas com o entendimento. Dominar não é controlar. Controlar é entender cada etapa de um processo. Por exemplo, um bom gestor precisa ter amplo controle do desempenho do seu negócio e dos seus colaboradores. A criação de indicadores e sua análise constante são essenciais para garantir uma excelente gestão
Olho nas finanças – Nem tudo que reluz é outro. Faturamento alto não é lucro. Controle seus processos de entrada e saída de recursos. Há empresários que acreditam que o aumento nas vendas é algo tão extraordinário que consideram-se ricos. Calma. Dinheiro não leva desaforo para casa. Foco nos resultados, controle nos processos financeiros e nada de exageros nas finanças.
Promova a qualidade de vida – Realize ações que garantam o bem estar dos seus funcionário, contribuindo para manter sua equipe satisfeita e produtiva. Além dos benefícios exigidos pela legislação, procure investir em conforto, áreas de convivência e até confraternizações esporádicas. Criar um local mais participativo e integrado pode ser primordial para deixar a motivação sempre do jeito que se espera.
Seja útil para sociedade e para o meio ambiente – Sua pequena empresa pode também fazer a diferença no mundo. O uso de produtos que não poluam o ambiente, substituição de copos plásticos por canecas, redução do consumo de égua e energia por meio da conscientização e modernização dos processos são atitudes que farão da sua empresa responsável pelo ambiente onde atua. Estimular os funcionários a doação de sangue, ações que promovam o auxílio ao próximo, como oferta de presentes para crianças carentes ou visita a abrigo de idosos são igualmente importantes e estimulantes para você e sua equipe.
Como foi dito no título deste artigo, se gerir tá difícil, é fundamental olhar para dentro de seus processos, pedir ajuda a profissionais especializados e mudar. A mudança não está fora, está dentro de você. Como disse Gandhi: “Seja a mudança que você quer no mundo”.
Marcos Alencar
Mestre em Comunicação Social e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
Gerente de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas
Dicas para a gestão da inovação nas empresas.
Inovar passou a ser um verbo rotineiro e habitual dentro dos ambientes empresariais. Comum nos centros de estudos e pesquisas, tanto quanto nas grandes organizações, o termo inovação alcança, aos poucos e por diferentes meios, o ambiente dos pequenos negócios.
Mas, o que é inovar? Inovar é o processo pelo qual três fatores se conjugam para o atendimento de uma necessidade: criatividade, viabilidade e demanda. Vamos entender cada uma delas:
•Pela dinâmica da criatividade que geramos uma ideia incremental ou disruptiva sobre um processo de produção ou de vendas de um produto ou serviço;
•Pelo processo da viabilidade, a ideia é analisada nos aspectos técnico ou tecnológico, econômico-financeiro, legal, operacional e mercadológico etc., observando a sua possibilidade de gerar resultado para a empresa;
•Pelo processo da demanda, quando a ideia se materializa em um produto ou serviço, o mercado assimilará ou poderá provocar nova formatação.
Diante desses pontos, seguem dicas para sua empresa fazer a gestão da inovação.
1. Inovação deve ser uma prioridade
Se processo de inovação não fizer parte dos procedimentos estratégicos da sua empresa, seus resultados não serão aqueles que poderiam ser. Inovar é ampliar as possibilidades de crescimento da participação de seus negócios nos mercados onde atuam.
2. A inovação precisa de um ambiente favorável
Um ambiente favorável para a inovação se faz com a junção de quatro elementos fundamentais: 1. Decisão da diretoria em incentivar e apoiar a inovação de produtos e serviços; 2. Orçamento suficiente para investir; 3. Um gestor responsável por traçar os objetivos e metas de inovação e articular os esforços dos colaboradores para alcançá-los; 4. Cultura de inovação incorporada na razão de existir da empresa.
3. A equipe precisa estar engajada para inovação
Inovar precisa de gente engajada. Salvo uma opinião mais abalizada, nunca vi a inovação ser provocada por computadores. Até agora não vi. Pode até ocorrer num futuro breve. Mas sem o elemento humano, inovar não passar de uma proposição sem sentido.
Para engajar seus colaboradores no processo de inovação, sua empresa precisa proporcionar a eles treinamentos, workshops e encontros criativos. Alguns especialistas orientam que esse processo ocorra fora do ambiente de trabalho, o que acaba contribuindo para um “esvaziamento” de velhos conceitos que interferem na adesão.
4. Esteja pronto para parcerias
Sua empresa pode até inovar sozinha. Mas quando se atua em parceria, os resultados são bem melhores. Centros de pesquisas e instituições como Senai, Sebrae, Endeavor, dentre outras, têm competência técnica instalada disponível gratuitamente ou subsidiada, contribuindo para a implantação de uma postura inovadora nos negócios.
5. Aja sempre com profissionalismo
Ao estruturar o processo de inovação, identifique quais são suas entradas (fontes de ideias), como será seu processamento (seleção e aprovação de ideias, teste de conceito, protótipo de produtos e serviços etc.) e quais serão suas saídas (encaminhamento para produção interna ou externa, lançamento etc.).
Outro ponto para levar em consideração é o estabelecimento dos fluxos de informações e os registros gerados no processo. Não se esqueça de que usar recursos tecnológicos como softwares de gestão de projetos para planejamento, controle, distribuição e acompanhamento de todas as atividades relacionadas à inovação é fundamental.
6. Reconheça os esforços
Nessa última dica, não deixe de definir os critérios e mecanismos de reconhecimento dos esforços de inovação dos seus colaboradores. Coisas simples como uma reportagem no jornal interno da empresa, elogio público em uma reunião de inovação e premiações ou remunerações proporcionais aos ganhos gerados pela sua participação no processo de inovação.
Mas atenção, inovar não é para amadores, apesar de muitos aventureiros ganharem espaço com atitudes que acreditavam ser inovadoras, mas foram acionadoras de desastres no mundo dos negócios. Não confie apenas em “seu taco”. Invista em planejamento, em análise de mercado, em pesquisa, em reuniões com sua equipe. Estruture de forma organizada o processo de inovação para não sofrer com resultados insatisfatórios.
Marcos Alencar
Mestre em Comunicação Social e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
Gerente de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas
Como inovar nos pequenos negócios
Inovar nos pequenos negócios parece algo impensado para a maioria dos empresários que tive a oportunidade de orientar e prestar consultoria. “Como eu posso pensar em inovação com tantas contas para pagar?”; “Não me venha falar de algo que nem sei por onde começo!”; “Se inovar fosse bom, todo mundo que inovou estaria rico!” Essas e outras argumentais eu já ouvir e ouço até hoje. E por mais que eu possa entender o contexto que elas foram ditas, deixo claro aos meus interlocutores que eles estão – se não errados – observando a inovação sobre a ótica da contestação sem experimentação. Agem mais pelo preconceito, pela ignorância do desconhecer, que pelo senso do conhecimento e da aplicabilidade desse. Mas há também muitos pequenos negócios que inovam – e isso eu também falo para eles. Não porque todos saibam o que inovar, mas pela necessidade de sobreviver a mercados e a tempos extremamente incertos.
Alguns empresários me estimularam – outros me provocaram mesmo – para explicar-lhes o que é inovação para os pequenos negócios. É claro que fui estudar, pesquisar, observar meus apontamentos, analisar minhas experiências com gestão de pequenos negócios para poder apresentar meus argumentos, que aqui apresento.
Já começou dizendo que a inovação é – ou ao menos deveria ser - a matéria-prima dos empreendedores, o meio pelo qual esses exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio, um produto ou um serviço diferente. E aqui classifico empreendedor todos aqueles que estão em qualquer ambiente de negócios: micro, médio ou grandes.
Entendo, ainda, que os empreendedores precisam buscar ativamente as fontes de inovação, as mudanças que indicam oportunidades para uma inovação de sucesso, sem o qual estarão fadados a serem empresários, terem CNPJ, mas jamais empreendedores. Sim, há empresários que não são empreendedores, como há empreendedores que jamais serão empresários. Aliás, quem disse que para ser empreendedor é preciso ser empresário?
E aqui algumas orientações para quem deseja inovar em seu pequeno negócio, mesmo sem saber como fazer.
Treine seus funcionários - Investir em treinamento de funcionários é uma forma de inovação. Se você tem um salão de beleza pode enviar sua manicure para realizar um curso de aprimoramento. Dessa forma, vai apresentar novos produtos para seus clientes ao mesmo tempo que motiva seu funcionário.
Logística - Se você trabalha com um nicho em que seus clientes tem dificuldades em ir até sua loja para comprar, criar um delivery pode aumentar seu lucro. Um serviço de entrega não precisa se restringir aos alimentos.
Ambiente da loja - A proposta aqui é aplicar o conceito de grandes redes de varejo, em seu pequeno comércio. Além de dispor seus produtos de uma forma lógica, que tal investir numa boa iluminação?
Tecnologia - Segundo o SEBRAE, investir em softwares que organizam e melhoram seus processos de gestão pode gerar um serviço mais otimizado e consequentemente, mais lucro.
Conhecimento - Deixe de dar desculpas para sua falta de aprimoramento como empresário. Lembre-se de um velho ditado que diz que o “o boi só engorda com o dono do gado”. Hoje em dia estudar está muito fácil. Há muitas opções de cursos e leitura disponíveis na internet que você acessa a qualquer momento. O Sebrae, por exemplo, dispõe de cursos EAD e de treinamentos em seus escritórios. Não deixe para quando o tempo realmente passar.
Inovar é questão de sobrevivência para qualquer negócio, especialmente em momentos de crise, como este que o Brasil vem enfrentando. Agora se não quiser inovar, não vá dizer que não lhe avisei.
Marcos Alencar
Mestre em Comunicação Social e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
Gerente de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas
Você não consegue achar uma boa imagem ou um modelo de layout para colocar suas publicações?
Muitas vezes encontramos dificuldades para usarmos imagens de qualidade e convencermos os clientes sobre os nossos produtos e serviços. Investir em fotos profissionais ou contratar uma agência nem sempre é possível, e por vezes, publicamos imagens sem qualidade e nenhuma criatividade, somente pela necessidade de estarmos atualizando nossas redes sociais.
A imagem apresentada nas redes sociais é o cartão de visita de qualquer empresa para com a sua audiência. Uma boa apresentação nas redes com conteúdo e imagem de qualidade pode ser o diferencial para a sua empresa decolar na internet.
Fotos de baixa qualidade e montagens mal feitas afugentam os clientes e o seu perfil pode ficar esquecido entre as milhares de contas espalhadas pela rede.
Dessa forma, visando auxiliar para que vocês produzam postagens cada vez mais profissionais, listamos abaixo aplicativos e sites que você pode utilizar para produzir conteúdo com imagens de qualidade:
Disparado o mais popular entre os aplicativos que te auxiliam na produção de imagens. O Canva é uma ferramenta gratuita de fácil manuseio e que permite que você crie layouts incríveis para suas publicações. A ferramenta te oferece vários modelos prontos e você pode definir para o formato de qual rede social vai utilizar. Além disso, é possível fazer infográficos, apresentações e diversas outras opções para o design gráfico do seu negócio.
Disponível em: http://www.canva.com e IOS e Android
Custo: Gratuito
Obs: Apenas se você quiser comprar alguma foto ou modelo exclusivo terá que pagar, mas o valor é bem baixo.
Se você deseja editar suas imagens pela internet, o PicMonkey pode ser o que você procura. Nele você pode fazer alterações nas imagens e usar filtros, além de cortar, redimensionar e aplicar efeitos em suas imagens. Recentemente, eles passaram a oferecer modelos de layouts para aplicar nas suas postagens. Vale a pena conhecer a ferramenta.
Disponível em: https://www.picmonkey.com/ Android e IOS
Custo: Gratuito
Obs: Apenas se você quiser comprar alguma foto ou modelo exclusivo terá que pagar, mas o valor é bem baixo.
Esse aplicativo foi desenvolvido para quem deseja criar designs gráficos para os seus perfis de forma rápida e com modelos pré-definidos. Escolha uma foto, adicione um texto, aplique alguns filtros e você terá postagens de qualidade para as suas redes sociais.
Disponível em: https://spark.adobe.com/ Android e IOS
Custo: Gratuito
Obs: Apenas se você quiser comprar alguma foto ou modelo exclusivo terá que pagar, mas o valor é bem baixo.
Por muitas vezes, temos dificuldade em encontrarmos fotos de alta qualidade e que tenham os direitos livres para que possam ser usadas nas nossas publicações. O Visual Hunt é tudo o que você precisa para baixar imagens em alta resolução e livres de direitos para serem usadas nas suas postagens. Vale a pena adicionar aos favoritos.
Disponível em: https://visualhunt.com/
Custo: Gratuito
Esse aplicativo é muito útil para você dar uma clareada naquela foto que ficou escura ou cortar para o formato do Instagram e Facebook. Além disso, existem vários filtros para que você possa utilizar nas suas imagens, deixando as fotos personalizadas e bem diferentes.
Disponível em: Android, IOS e Windows
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Se você quer fazer fotos diferentes e aplicar filtros artísticos, psicodélicos e únicos, esse aplicativo é ideal para o seu negócio. A interface é bem amigável e eles dão tutoriais de como fazer determinada publicação. O perfil deles no Instagram é repleto de imagens que servem como inspiração para que você possa produzir seu próprio conteúdo. Vale a pena visitar o instagram deles @enlightapp
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Custo: USD 2.99 cerca de R$ 11 (anuidade)
Oferece modelos e layouts bem diferentes do convencional. Nele você pode colocar fotos em uma garrafa de vidro ou em uma gota d’agua deixando suas imagens com um visual único.
Disponível em: Android e IOS
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Se você quer deixar sua imagem com um tom artístico e com formato de pintura esse é o aplicativo ideal. As fotos se transformam em obras de artes e as imagens reais se confundem com pinturas.
Disponível em: Android e IOS
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Para fazer vídeos curtos com efeito “Vai e Volta” use o aplicativo boomerang. Nele você pode transformar uma sequência de fotos em um pequeno vídeo que se parece bastante com um GIF e criar vídeos curtos e engraçados e quem sabe você não consegue emplacar um meme nas redes?
Disponível em: Android, IOS e Windows ou diretamente no Instagram
Custo:Gratuito
Para fazer vídeos com ferramentas avançadas de edição utilize o FilmoraGo. O aplicativo traz filtros modernos e imagens que podem ser aplicadas na edição. Você também pode colocar seus próprios textos e personalizar os vídeos. Esse aplicativo é muito utilizado pelos blogueiros e blogueiras das redes sociais na produção de seus vídeos.
Disponível em: Android, IOS
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O que achou do artigo? Você já utiliza algum desses aplicativos? Envie o seu feedback e sugestão de novos temas para artigos no nosso e-mail agendamento@al.sebrae.com.br
Para saber mais sobre esses aplicativos e outros que existem no mercado, agende uma consultoria gratuita conosco no Sebrae Alagoas http://sistemas.al.sebrae.com.br/sma/
por Raphael Falcão
Analista – Sebrae Alagoas
O Negócio a Negócio é um programa gratuito de atendimento e orientação empresarial que oferece diagnósticos e recomendações para microempreendedores individuais e donos de microempresas. A ideia é auxiliar nas principais dificuldades que você encontra no dia a dia da gestão de seu negócio.
Por meio do programa, um Agente de Orientação Empresarial vai realizar visitas na sua empresa e aplicar um diagnóstico de gestão básica, que abrange questões de mercado, finanças e operação.Em seguida, vai sugerir soluções para melhoria do seu negócio. É o seu empreendimento recebendo atendimento especializado do Sebrae, com foco em gestão empresarial, de forma presencial, gratuita e continuada.
Esse atendimento individualizado é especialmente dedicado aos empreendedores que não buscam o Sebrae e suas soluções, seja por dificuldade de acesso, falta de informação ou por causa do excessivo compromisso com sua empresa, o que dificulta o deslocamento e o contato. Por isso, por meio do programa, o conhecimento acumulado e oferecido pelo Sebrae chega a um grande número de empresários que, de outra forma, não teriam acesso à solução.
O Negócio a Negócio já atendeu mais de um milhão de empreendedores individuais e microempresas em todo o país. O programa começou no segundo semestre de 2009 e hoje é um dos instrumentos mais importantes do Sebrae para o atendimento presencial.
O que é?
O Empresômetro é uma ferramenta tecnológica idealizada pelo IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. É um verdadeiro censo das empresas, entidades privadas e públicas em atividade no Brasil, portadoras de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Como funciona?
Para melhor compreensão do funcionamento do Empresômetro, entenda-se por empresas todos os tipos jurídicos (sociedade anônima, limitada, EIRELI, MEI, empresário individual, sociedade simples, cooperativa, consórcio, comandita, estrangeira), entidades privadas (associações, fundações, institutos, igrejas, fundos, sindicatos) e entidades públicas (federais, estaduais e municipais) que se encontram em atividade no Brasil, incluindo suas matrizes e filiais.
Quais as bases de dados?
A base de dados do Empresômetro consiste em informações da Receita Federal do Brasil - RFB, secretarias estaduais de fazenda, secretarias municipais de finanças, agências reguladoras, cartórios de registro de títulos e documentos, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Caixa Econômica Federal (CEF), juntas comerciais, portais de transparência e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para fins de estimativa dos valores ainda não divulgados pelos órgãos públicos, o Empresômetro utiliza os dados do igual período do ano anterior, atualizados com o índice de crescimento médio de cada setor e levando em conta os números dos três anos imediatamente anteriores.
Para mostrar os valores em tempo real no contador, as informações no site são projetadas mediante cálculos matemáticos, com base no crescimento médio do mesmo período nos três anos imediatamente anteriores e considerando fatores sazonais que interfiram nas estatísticas apresentadas. Esses fatores podem ser planos econômicos, vigência ou revogação de leis, normas, outros tipos de regulamentação e acontecimentos históricos.
Para facilitar as pesquisas dos usuários do sistema, as informações podem ser consultadas via parâmetros, como o número de empreendimentos ativos por setor de atuação, por localização geográfica (cidade), CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), natureza jurídica, idade, entre outros.
Tire suas dúvidas em tempo real e receba dicas sobre os seus negócios
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