Pensando em abrir um negócio ou mudar de atividade? Veja aqui estas dez sugestões e mais outros 400 estudos para você escolher ou reformar o seu empreendimento
Você conhece as Ideias de Negócios do Sebrae?
São mais de 450 ideias de negócios com orientações completas sobre como montar um empreendimento. As Ideias de Negócio do Sebrae mostram o que você precisa saber antes de iniciar um novo negócio ou reformar um já existente.
Veja o espaço físico adequado para atividade, o número de empregados necessário, os equipamentos principais, qual o valor do investimento, os custos que o negócio tem, a legislação que deve atender, entre outros importantes tópicos.
As Ideias de Negócios não substituem a elaboração de um Plano de Negócios, pois são informações complementares. Com as Ideias o empreendedor tem uma visão do que é necessário para a abertura do negócio, como o espaço e os equipamentos, enquanto o plano de negócios lida com aspectos de mercado.
Iniciar um empreendimento exige uma série de escolhas e decisões. Uma delas é ter afinidade com a atividade e bom conhecimento prévio, além de fazer um curso de atualização profissional antes de começar.
Veja aqui algumas sugestões, lembrando que o MEI pode ter um empregado e também atuar em parceria com outro MEI. As ideias servem para um futuro empreendedor que é aposentado e também para quem deseja iniciar um novo negócio.
A loja de produtos naturais pode ser especializada em um único segmento (alimentação, por exemplo) ou vender variados tipos de produtos (cosméticos, suplementos alimentares, etc.).
A definição do mix de produtos vai depender da escolha do empreendedor em vista do mercado que se pretende atingir.
O aumento na demanda do público por produtos que compõem um cardápio mais saudável e ecologicamente correto oferece excelentes oportunidades de negócios para empreendedores competentes e antenados com as últimas tendências de mercado.
A confecção de camisetas é um segmento forte na economia, que gera empregos formais e informais e chama a atenção de investidores de grande porte e também de microempreendedores.
A confecção de camisas é uma das atividades que estão à frente do setor industrial nacional, em produções de larga escala e em pequenos e médios negócios em temáticas especializadas. 8,5% das micro e pequenas empresas brasileiras estão no ramo da moda e vestuário.
É um ramo que possui todos os tipos de clientes, vários pontos de venda e fornecedores. Não necessita de mão de obra muito específica e nem de grandes investimentos quando comparados a outros segmentos. O empreendedor precisa investir em pesquisa de mercado, avaliar tendências e possíveis preferências de seus consumidores para garantir um modelo de fidelização e encantamento de seu público.
Loja de produtos descartáveis para festa
Uma loja de produtos descartáveis para festa fornece artigos e produtos destinados a diversos tipos de eventos, como festas, casamentos, feiras, shows e datas comemorativas.
Oferece aos seus clientes produtos descartáveis (guardanapos, pratos, bandejas) e artigos de confeitaria (granulados, confeitos, formas, cortadores, papel arroz, barras de chocolates).
No mix também entram produtos para decoração, doces e outros produtos variados, como fantasias, máscaras, gravatas, velas, sacos de lixo, dentre diversos outros artigos descartáveis para festas.
A praticidade e a segurança são as principais razões para a utilização de produtos descartáveis, principalmente em eventos externos e festas infantis. Não há a preocupação de que convidados quebrem ou extraviem louças e talheres, além de dispensar o processo de aluguel, lavagem e devolução das peças. A correria da vida moderna também contribuiu para que a organização da festa seja mais prática.
O fotógrafo ou fotógrafa utiliza câmeras para tirar ou elaborar fotografias e vídeos. Muitas pessoas decidem seguir carreira na área por serem apaixonadas por uma boa imagem e o que ela pode trazer, como memórias e emoções.
A área é versátil e atende a diversos tipos de públicos. Você pode atuar em eventos (casamentos, congressos, aniversários), ser contratado por uma empresa ou pelo setor público.
A demanda por fotos e vídeos em redes sociais trouxe novo impulso para área e abriu mais uma gama de opções para esse profissional. O fotógrafo tem que saber lidar com equipamentos e ferramentas digitais e acompanhar o mercado de marketing digital.
A montagem de móveis é uma atividade geralmente exercida por profissionais liberais que atuam entre o fornecedor, do comércio ou da indústria, e o consumidor final, quer sejam pessoas físicas ou jurídicas.
O profissional promove a adequada montagem dos mobiliários em residências ou estabelecimentos comerciais.
Esses profissionais podem ser contratados por varejistas que oferecem a montagem grátis e também diretamente pelo crescente segmento de consumidores que compram seus móveis na internet e necessitam de especialistas quando os produtos demandam tempo, ferramentas e experiência para serem corretamente montados.
O doceiro (ou doceira) é o profissional responsável pela idealização, preparação, produção e finalização de diversos tipos de doces para festas, eventos e vendas em lojas e restaurantes.
Deve conhecer e aplicar normas de higiene e segurança na produção dos alimentos. Pode atuar de forma autônoma, abrindo seu próprio negócio, ou trabalhar em restaurantes, equipes de buffet ou cozinha de alguma empresa.
O(a) doceiro(a) tem um leque considerável de opções no mercado de trabalho, com vagas disponíveis em grandes, médias e pequenas empresas, podendo atuar, inclusive, ministrando aulas e cursos.
Ao trabalhar bem a divulgação de suas atividades nas redes sociais, o doceiro poderá ampliar as suas chances de sucesso e reconhecimento.
Os astrólogos são profissionais que orientam pessoas por meio de previsões com base na interpretação de configurações astrológicas ou numerológicas. Nos últimos anos, esse ramo tem se consolidado como ferramenta de autoconhecimento e orientação e, nesse sentido, tem se tornado uma atividade rentável e com boas perspectivas.
Para seguir a carreira de astrólogo, além de interesse e conhecimento sobre signos solares e ascendentes, é necessário um curso de astrologia, que exige que o profissional tenha, ao menos, o ensino médio completo.
Além de ser uma área em crescimento, a realização de atendimentos online, via ligação de vídeo, também abre boas oportunidades de atuação.
O profissional editor de vídeo ganha destaque em um mundo cada vez mais digital, em que os vídeos têm ganhado muito mais relevância nas redes sociais.
A profissão de editor (a) de vídeos tem tido grande demanda, adquire espaço e boas oportunidades de negócio surgem.
O editor ou editora de vídeo é responsável pela edição, montagem e finalização de produtos como comerciais, videoaulas, depoimentos, programas de tv corporativos, entrevistas, documentários, entre outros.
Deve ter conhecimentos na área de audiovisuais, construção de narrativas, comunicação e marketing, além de ser criativo e adaptável.
Fazem parte das funções do(a) editor(a) de vídeo a montagem, produção, tratamento de cor e áudio e finalização de vídeos. Para isso, ele(a) precisa dominar programas como o Adobe Premiere e o Final Cut, por exemplo.
Pode atuar em agências de comunicação, produtoras de vídeo e outras empresas que precisem desse serviço, ou de forma autônoma, atendendo a clientes particulares.
Eletricista é o profissional que atua com a oferta de serviços para instalação e manutenção em redes elétricas, diagnóstico e solução de avarias em máquinas, disjuntores e transformadores e reparos em equipamentos e fiações.
Para se capacitar como eletricista, existem algumas formas, como a realização de cursos técnicos, profissionalizantes e até de graduação em engenharia elétrica. Outras capacitações específicas também são oferecidas para expandir a área de atuação.
Essa é uma profissão que pode ser bastante rentável, sendo uma boa oportunidade de negócio por possuir um bom leque de atuação, entre eles, a prestação de serviços residenciais, prediais e industriais, como vistorias elétricas, reparos na rede elétrica, manutenção preventiva, corretiva e preditiva.
Além de ter conhecimentos técnicos em elétrica, esse profissional também deve realizar um atendimento atencioso e diferenciado para se destacar, fidelizar clientes e incentivar o marketing de indicação.
Praticamente todo mundo já perdeu a chave de casa ou a quebrou na fechadura, precisando contratar os serviços de um chaveiro. Esse profissional copia chaves, confecciona exemplares sem modelo, troca segredos e abre portas de veículos e cofres.
Não é necessária formação específica para ser chaveiro, pois muitos aprendem o ofício na prática, com outros chaveiros. Porém, cursos profissionalizantes, de especialização ou de atualização podem se tornar um grande diferencial, uma vez que será possível oferecer uma variedade maior de serviços e, consequentemente, melhorar o faturamento.
Com demanda constante, as perspectivas para o empreendedor são boas e o investimento é relativamente baixo. Ele pode atuar na própria casa ou automóvel. Aos que tenha algum recurso para investir, há a possibilidade de montar oficinas de chaveiro em salas comerciais, quiosques dentro de lojas, shoppings e galerias comerciais.
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O que é proposta de valor e por que definir a sua
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Janeiro, 2024
Roadshow - Construindo negócios com a Petrobras
Chegou a vez do Norte do país receber o Encontro com Fornecedores Petrobras. O road show, em parceria com o Sebrae, desembarca em Manaus (AM) no próximo dia 6 de dezembro. Será uma oportunidade para que pequenos negócios da cadeia de óleo, gás e energias renováveis da região conheçam mais sobre as atividades da estatal e como podem se tornar fornecedores da empresa. Iniciativas relacionadas à descarbonização e produção de energia em Urucu serão alguns dos temas do evento, que abordará ainda os programas de financiamento disponíveis para fornecedores, oportunidades e projetos, como fazer negócios com a Petrobras, entre outros assuntos. O road show já passou pelo Nordeste, onde somou aproximadamente 400 participantes nas capitais Recife (PE), Natal (RN) e Salvador (BA). A expectativa é de que o encontro aproxime pequenos fornecedores da Petrobras, aumentando a competitividade desses negócios. “O objetivo é fortalecer o relacionamento com o mercado fornecedor local, apresentar as demandas da Petrobras no Amazonas e desmistificar o modelo de contratação da estatal. Os pequenos negócios da região terão a oportunidade de conhecer as futuras e atuais demandas de bens e serviços, assim como ter acesso ao portfólio de soluções do Sistema Sebrae”, detalha Carlinho Santos, analista de Energia e Economia Sustentável do Sebrae. Para a gerente executiva de Suprimentos da Petrobras, Marina Quinderé, o road show vem cumprindo o seu objetivo de abrir diálogo e firmar um relacionamento colaborativo com a cadeia de fornecedores. “O diálogo e fortalecimento do mercado fornecedor são fundamentais para nossos ativos em operação e projetos futuros. A ideia é avançar cada vez mais nesta aproximação, apresentando as demandas da companhia e identificando oportunidades de negócios que atendam as nossas atividades e ampliem o desenvolvimento dos mercados regionais”, afirma Marina. A gestora de projeto para o segmento de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae Amazonas, Noira Auzier, destaca que o evento abre novas possibilidades para os empresários locais. “O Road show será importante para o Norte, pois possibilita que as empresas fornecedoras de bens e serviços e as startups identifiquem as oportunidades e os caminhos de parcerias comerciais e tecnológicas com a Petrobras. Será, sem dúvida, um marco na retomada do segmento e na geração de novos negócios para os amazonenses”, comenta Noira.
Novembro, 2023
Formalização do MEI [Micro Empreendedor Individual]
É um prazer imenso em termos você aqui novamente conosco.Vamos lá! O crescimento de empreendedores no Brasil se tornou considerável no decorrer dos anos e são nesses momentos que acabamos refletindo sobre as facilidades e os meios legais que são necessários para ser um empreendedor formalizado. A categoria de Microempreendedor Individual surgiu como resposta a essas pessoas autônomas e pequenos negócios terem a oportunidade de se inserir na grande disputa por um lugar no grande mercado de vendas.
Novembro, 2023
Chamada para adesão ao programa Cidade Empreendedora
O SEBRAE/AM torna pública a oferta do Programa Cidade Empreendedora 2024, iniciativa que visa a transformação dos municípios conectada com a estratégia de desenvolvimento territorial do Sebrae, que visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial com ações nos eixos temáticos Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Públicas, Inovação e Sustentabilidade, Lideranças Locais, Sala do Empreendedor, Empreendedorismo na Escola, Cooperativismo e Crédito, Marketing Territorial e Setores Econômicos, bem como a Inclusão Produtiva com atividades voltadas para fortalecer os empreendedores, os negócios e a economia local. Critérios de Participação O Programa tem abrangência limitada ao orçamento do SEBRAE/AM, sendo possível contemplar municípios para o Ciclo 2024 seguindo os seguintes critérios: 1. Estar entre os 62 municípios do Estado do Amazonas; 2. Ter aderência aos eixos temáticos trabalhados no Programa; 3. Preencher todos os itens do Formulário de inscrição e manifestação de interesse (Anexo I). Investimento Aos municípios interessados na atuação do SEBRAE/AM para implantação de políticas de desenvolvimento econômico, com foco nos pequenos negócios, será firmado um CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS com valores calculados a partir das necessidades verificadas pela gestão municipal em conjunto com o SEBRAE/AM, com investimento mínimo de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), conforme acordado entre as partes. Prazo para inscrição: 20/11 a 20/12/2023 Para as Prefeituras interessadas em se inscrever e/ou saber mais sobre a metodologia, eixos estratégicos, soluções aplicadas pelo Programa Cidade Empreendedora, entrar em contato com a Unidade de Empreendedorismo no Interior – UEI, por meio dos contatos: José Antonio Fonseca, e-mail: jose.fonseca@am.sebrae.com.br, telefone (92) 98560-0789 Marcelo José de Souza, e-mail: marcelos@am.sebrae.com.br, telefone (92) 98634-4355.
Novembro, 2023
Sebrae atende mais de 20 mil empreendimentos no Amazonas
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) contabilizou 20.487 empreendimentos atendidos em 2023 por meio do programa “Sebrae na sua Empresa”. A ação que engloba todo o estado do Amazonas, oferece de forma gratuita, recomendações de gestão empresarial, tais como soluções e ferramentas para desenvolver habilidades da gestão de negócio, além de consultorias com oferta de conteúdos técnicos específicos.Aproximadamente 60 agentes se deslocam até os municípios do Amazonas para a realização dos serviços. Todo o estado já recebeu os serviços do programa, que deve continuar atendendo até o fim de novembro. Até outubro foram alcançadas 2.989 Empresas de Pequeno Porte (EPP), 10.573 Microempresas (ME) e 6.925Microempreendedores Individuais (MEI).O relatório produzido pelo SEBRAE e divulgado em 2022 sobre “Empreendedorismo Informal no Brasil”, indica que até o ano passado havia cerca de 583.219 donos de negócio sem CNPJ no Amazonas e que apenas 63.837 tinham CNPJ. Ou seja, 22% estão formalizados. Ainda segundo o estudo, a maior parte dos empreendedores informais ou formais é da ‘Agropecuária’ ou do setor de ‘Serviços’. Com o propósito de identificar o desafio da empresa, formalizar, indicar soluções e materiais importantes para a gestão do negócio, o programa ‘Sebrae na sua Empresa’ é realizado fisicamente, de porta a porta, por um consultor credenciado pela instituição, devidamente identificado com uniforme e crachá. O atendimento é gratuito e visa auxiliar o empreendedor a agregar valor e desenvolver a empresa, por meio do acesso aos planejamentos de estratégia financeira, marketing, inovação e gestão de pessoas.O serviço também pode ser solicitado via 0800-570-0800 ou no site SebraenaSuaEmpresa. Os agentes atuarão até o final de novembro, na capital e interior.