O serviço de atendimento ao cliente cria valor e proporciona crescimento de receita. O mau atendimento vai fazer a empresa perder o cliente para sempre.

Seja você é MEI ou uma empresa de maior porte, o atendimento ao cliente é um ponto essencial de seu empreendimento. O suporte que você oferece aos seus clientes, antes, durante e depois da compra é o que os ajuda a ter uma excelente experiência com a sua empresa.
Profissionalismo e esforço em compreender o que o cliente precisa são os itens essenciais para um atendimento excelente.
Não se trata apenas de ser bem-educado. Tratar bem os clientes e ser honesto são mais do que diferenciais – são a obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.
O atendimento constrói a percepção de seu público sobre a empresa. Ele é praticamente o rosto da empresa. O grande objetivo é transformar o cliente em um defensor da marca.
Além de tirar dúvidas e atender solicitações, através dele sua empresa mantém uma relação próxima com os clientes, garante sua satisfação e antecipa necessidades.
Após a finalização de uma compra, o atendimento desempenha um papel essencial para fidelizar os clientes e garantir que eles voltem a fechar negócio.
Seus clientes bem atendidos tendem a fazer uma propaganda positiva da empresa e se tornam verdadeiros promotores da marca.
Quando os atendentes adotam uma postura fria ou desinteressada durante o atendimento, a empresa não conseguirá desenvolver um relacionamento personalizado e de qualidade com os clientes.
Quando o cliente percebe que não está recebendo a devida importância em seu caso em especial, sente-se tratado como mais um entre muitos. Não deixe isso acontecer!
Não é nada agradável para o cliente entrar em contato com uma empresa para solicitar suporte ou fazer alguma alteração no serviço ou produto contratado e receber um atendimento frio e distante.
Isso acontece quando há uma pessoa do outro lado da linha lendo um script, sem tomar nenhuma iniciativa para realmente ajudar a resolver a demanda do cliente.
7 dicas para começar agora a melhorar o seu atendimento ao cliente
- Treine a equipe de atendimento.
- Envolva outras áreas no atendimento.
- Escute o cliente.
- Personalize o atendimento.
- Seja ágil.
- Atendimento e vendas devem conversar.
- Use a tecnologia e o WhatsApp Business.
Mesmo que a sua empresa ainda não tenha tecnologias para o atendimento, é bom conhecer as opções existentes de software de atendimento ao cliente. Neste caso, pense no que você deseja realizar com o software e também seu orçamento.
Saiba que a solução perfeita pode estar fora do seu alcance financeiro ou ser desnecessária por enquanto. Porém a tecnologia evolui muito rápido e em breve soluções baseadas em inteligência artificial estarão bem mais acessíveis.
Por exemplo: um dos caminhos mais sofisticados para este objetivo já está em prática no Brasil. O Google possui um recurso de inteligência artificial que usa a conversação natural para realizar tarefas. Chama-se Duplex e já é usado em 11 países.
Agora está sendo testado no Brasil para atualizar informações de empresas no Google Maps, para ajudar na compra de ingressos de cinema e para consulta dos locais de votação junto ao TSE.
A ferramenta surpreende pela naturalidade da conversa, na fala e na compreensão das respostas, o que demonstra uma tecnologia avançada de compreensão de linguagem natural.
No caso da atualização dos dados do Google Maps, O Google tem feito cerca de 200 ligações por dia com a ferramenta e já contatou mais de 50 mil empresas brasileiras nos últimos três meses. É rápido o caminho para a transformação digital.
Saiba mais:
Como alavancar os negócios com o WhatsApp Business
A transformação digital na pequena empresa
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