Tenha um atendimento eficiente, ganhe maior interação com o consumidor e aumente as vendas
O WhatsApp surgiu em 2009 e rapidamente se tornou um dos aplicativos mais usados no mundo todo. Naquele momento a grande vantagem foi poder enviar mensagens à vontade, gratuitas, quantas quiser, para qualquer pessoa em qualquer lugar, não importa a operadora de celular.
Não é pouca coisa. Ficou mais fácil enviar uma mensagem rápida e gratuita para qualquer pessoa neste mundo pelo WhatsApp do que telefonar ou escrever um e-mail. Sem falar fotos, vídeos, dinheiro, documentos e comprovantes de pagamento.
Para chegar às empresas foi um pulo. Logo o WhatsApp se tornou a plataforma mais usada para conversar com o cliente, atender e vender.
As mensagens no início era só texto; depois vieram áudio, vídeo, gifs. E as ligações gratuitas de áudio e vídeo? Bilhões de pessoas no mundo usam o WhatsApp quase todo dia. Há outros aplicativos parecidos, mas este é o que todo mundo tem.
O WhatsApp foi conquistando usuários e em 2014 foi comprado pelo Facebook por 19 bilhões de dólares.
Quem não fica impressionado com estes números? Tanta coisa mudou e é aí que está o espaço para o empreendedor crescer e ficar de olho nas novidades.
Você vai atender o cliente pelo WhatsApp da mesma forma como faz pelo telefone ou pessoalmente. Com calma e conhecimento, converse normalmente. Envie fotos dos produtos e links se for solicitado. Procure fechar a venda, mas sem pressão.
O cliente espera receber atenção, então seja amigável, equilibrado e profissional. Procure responder todas as mensagens e dúvidas. Responda rápido, em ate´ 2 horas se possível. Quanto mais cedo chega a resposta, mais o cliente aprecia.
Tenha respostas prontas já salvas para ganhar tempo (mas que não sejam respostas padra~o sem graça).
Tenha um horário de atendimento visível. O cliente saberá que a resposta virá no próximo dia útil. E então não falhe - tenha sempre alguém pronto para atender os clientes dentro do horário de atendimento.
Se acontecer um eventual cliente impaciente, mantenha a calma, atenda rápido e demonstre que o problema será resolvido da melhor forma possível. Trate-o com toda a atenção e seja amigável porém firme e equilibrado.
Planejamento
É sempre útil pensar em estratégias e seguir algumas boas práticas para garantir um atendimento eficiente e agradável. A primeira é definir os objetivos da comunicação. Qual o objetivo do atendimento e as metas que derivam dele?
E também o que desejamos que os clientes façam. E como atrair um cliente novo e levar os dados dele para a a base de clientes.
Então sua empresa usa o WhatsApp como um canal de atendimento movimentado, com vários atendentes. Quanta informação a ser aproveitada! Está na hora de pensar em um CRM.
Um software de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) extrai as informações que encontra sobre os seus clientes para você poder usá-las para atender e vender melhor.
Em poucas palavras, a ideia do CRM é a de que quanto melhor você conhece o seu cliente, mais venderá para ele.
Toda informação fornecida pelo cliente é importante. O CRM dá um jeito de salvar estas informações para você poder consultá-las facilmente. Só isso já facilita o atendimento e abre espaço para diferentes promoções de venda e relacionamento.
Cuide da sua base de contatos e mantenha vivo o vínculo com o cliente. Por exemplo: o cliente da locadora de automóveis recebe um lembrete de que sua carteira de motorista vai perder a validade.
Quando o seu fornecedor envia um brinde ou mensagem no dia de seu aniversário, ele está dizendo a você que valoriza a atenção e o cuidado com os clientes. E você ficará grato e comprará alguma coisa dele.
Siga bem as práticas no CRM e melhore na captação e fidelização dos clientes. Contatos feitos com a empresa por e-mail e telefone, visitas ao site da empresa, aniversários, interesses, endereços e atividades são uma riqueza a ser explorada. Informações valiosas para que a equipe da empresa possa atender os consumidores e garimpar oportunidades.
No próprio aplicativo você encontra estatísticas sobre o seu perfil comercial. Através delas procure identificar insights interessantes sobre o seu negócio no WhatsApp. Isso permite que você explore novas alternativas, faça testes e analise os resultados com mais facilidade.
Etiquetas
Na gestão do atendimento via WhatsApp você pode atribuir tags (etiquetas) aos clientes, classificando-os da maneira que quiser. Facilita na hora do atendimento e assim os atendentes já saibam se é um cliente novo ou recorrente, por exemplo.
Não seja excessivo
Nunca faça spam. Não envie mensagens demais e somente entre em contato com pessoas que deram permissão para isso.
O WhatsApp Business é uma versão desenvolvida para empresas, com recursos para melhor atendimento ao cliente. É quando a empresa ganha conta corporativa e tem acesso a funcionalidades mais avançadas, como múltiplos atendentes e chatbots.
Do outro lado, as pessoas percebem que estão tratando com uma conta empresarial e encontram informações úteis sobre o seu negócio. Lá estará seu perfil comercial, onde você apresenta o seu produto ou serviço. Escolha bem as palavras que definem o seu negócio e coloque as informações úteis para os clientes que você quer vender, como a descrição do seu serviço e o seu WhatsApp, e-mail ou site.
A opção de definir mensagens automáticas, mensagem de apresentação e mensagem de ausência é bastante útil também.
Você pode ter os dois aplicativos no seu telefone, o normal e o Business, mas não pode ter os dois no mesmo número.
Se o seu aparelho suporta dois chips, é possível utilizar ambos os aplicativos, o Messenger e Business, no mesmo aparelho. Cada conta vinculada a um número.
Você pode migrar seu WhatsApp pessoal para uma conta Business sem perder os dados, contatos e conversas anteriores. Instale o WhatsApp Business e permita que ele importe as informações da conta normal.
Detalhe: após realizar o cadastro no WhatsApp Business, não será mais possível alterar o nome da sua empresa. Não escreva na pressa, tenha muita calma nessa hora. Depois de concluído, seu histórico de conversas não volta para o WhatsApp Messenger, ok?
Pronto para ações de marketing? Funcionalidades do WhatsApp Business podem ser úteis para captar e engajar clientes. Nas vendas, envie avisos automáticos, por exemplo, sobre a posição de entrega de suas compras e ganhe credibilidade junto ao cliente. As possibilidades são muitas e vão crescer. É o poder do zap!
Como você espera que o atendimento por WhatsApp contribua para as metas da empresa?
Faça esta reflexão e enxergue ações futuras a planejar.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
As habilidades especiais do empreendedorismo feminino
Imagine duas empresas quaisquer, uma dirigida por um homem e outra por uma mulher. A empresa dirigida pela mulher empreendedora será mais sólida, pois a liderança feminina aceita a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade. Todos nós, homens e mulheres, temos conhecimento e habilidades diferentes. O conhecimento e competência vêm das informações que recebemos ao longo da vida na escola, nos cursos e nas empresas. Temos também as habilidades, que são competências positivas que desenvolvemos e que no trabalho ajudam a inspirar os outros profissionais, resolver problemas da melhor maneira, tomar decisões mais sábias e a ter resistência e proatividade diante das dificuldades. Estas habilidades não técnicas são chamadas de soft skills.
Wed Mar 27 08:49:07 BRT 2024
Dicas para iniciar um negócio em casa
Entre os pontos importantes a se pensar para abrir um negócio em casa, está a escolha da atividade certa para o seu perfil. Deve ser algo que você saiba fazer bem, que você domina e aprecia, pois vai precisar se dedicar para produzir. Na publicação, mostramos de forma rápida e didática um exemplo de negócio que pode ser desenvolvido em casa, inclusive um passo a passo para desenvolver seu plano de negócios. Inspire-se! Baixe o ebook e entenda mais sobre o tema.
Tue Mar 26 12:16:18 BRT 2024
Passo a passo para abrir uma empresa
Para formalizar a sua empresa é preciso definir aspectos técnicos, como natureza jurídica, CNAEs (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) e regime tributário. DEPOIS é só organizar os documentos e realizar os registros nos órgãos fiscalizadores, para obter o CNPJ e demais licenças de funcionamento. Siga o passo a passo.
Thu Mar 14 09:35:45 BRT 2024
Vantagens e desafios na gestão das empresas familiares
Empresas familiares desempenham um papel muito importante na economia pelo movimento e empregos que geram. No Brasil, 90% das empresas têm perfil familiar, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As empresas familiares empregam 75% da mão de obra no País e respondem por mais da metade do PIB. Diante deste desempenho tão relevante, preocupa saber que, segundo um estudo do Banco Mundial, apenas 30% das empresas familiares chegam à 3ª geração e só metade disso, ou seja, 15%, sobrevivem à sucessão de três gerações. A gestão nestas empresas apresenta desafios únicos, onde aspectos pessoais e profissionais se entrelaçam. As vantagens inegáveis também geram desafios intricados na organização das empresas familiares.
Thu Mar 14 09:29:34 BRT 2024
Resiliência e diversidade com Yrá Tikuna
Neste mês de março, do Dia Internacional da Mulher (dia 8), honramos e celebramos a força, a determinação e a diversidade das mulheres. Uma voz inspiradora que personifica esses valores é Yrá Tikuna. Mulher indígena, mãe de três meninas e um rapaz, e empreendedora cuja jornada é um testemunho de resiliência, sabedoria ancestral e inovação.
Wed Mar 13 10:57:43 BRT 2024
O que é proposta de valor e por que definir a sua
Você sabe qual é a proposta de valor da sua empresa? O mercado é muito competitivo e oferece opções para seus clientes, por isso é importante que sua empresa saiba se diferenciar da multidão e mostrar o motivo de ser a escolhida entre outras. Definir a proposta de valor de sua empresa é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade do negócio. Muitas empresas, principalmente as pequenas, não se preocupam em entender o que é proposta de valor. Simplesmente funcionam e quando têm sucesso esta preocupação fica em segundo plano. Mas se o mercado se tornar retraído para o que oferecem, esta necessidade se impõe. Percebem então que as pessoas se conectam com maior facilidade com outras empresas que demonstram ter um produto ou serviço melhor para elas. Neste momento a definição de uma proposta de valor é fundamental para a gestão do negócio. Mas o que é proposta de valor? A proposta de valor é a razão que a empresa possui para existir. É o motivo que a faz ser escolhida entre concorrentes e também a razão para cobrar o seu preço. Em outras palavras, a proposta de valor é a promessa do que será entregue ao cliente. Se a sua empresa não consegue de alguma forma transmitir valor aos clientes, como eles vão poder valorizar o que você oferece? Se você não consegue fazer os clientes perceberem que devem escolher a sua empresa e pagar o que você cobra, eles não vão fazer esta escolha. Quando isso acontece, as empresas chegam a reduzir o preço constantemente para atrair os clientes, o que não é nada saudável ao longo do tempo. Por que a sua alternativa é melhor do que as outras? A proposta de valor (pode ser mais de uma) varia de negócio para negócio. O importante é passar a ideia de valor de uma forma simples e fácil de entender. A proposta deve conter o problema, a solução e o diferencial. Vamos usar um exemplo bem conhecido, o Airbnb, em comparação a um hotel comum. As duas opções de hospedagem têm as suas vantagens. O diferencial pode estar na experiência de viagem e também no preço. Nas estadias mais longas com sua família, o Airbnb poderá ser a melhor escolha, dependendo do destino e de vários outros fatores. Motivos para definir a proposta de valor Definir a proposta de valor traz várias vantagens para a empresa: 1. Diferenciação no mercado 2. Orientação estratégica 3. Compreensão do cliente 4. Precificação adequada 5. Comunicação eficaz 6. Cultura organizacional Como transmitir sua proposta de valor ao cliente? Sabemos que a proposta de valor não é só preço. Os produtos da Apple não são baratos diante dos concorrentes e mesmo assim são muito vendidos. Mas como a sua empresa pode mostrar a sua proposta de valor? Use o Canvas Crie seu modelo de negócios com o Sebrae Canvas. Use esta ferramenta gratuita, no desktop ou no celular. Basta fazer um cadastro rápido para ter acesso. https://canvas-apps.pr.sebrae.com.br O Sebrae Canvas fornece um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos As ideias representadas nos nove blocos formam a conceituação do seu negócio, ou seja, a forma como você irá operar e gerar valor ao mercado, definindo seus principais fluxos e processos, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de atuação no mercado.
Fri Jan 19 12:34:06 BRT 2024
Roadshow - Construindo negócios com a Petrobras
Chegou a vez do Norte do país receber o Encontro com Fornecedores Petrobras. O road show, em parceria com o Sebrae, desembarca em Manaus (AM) no próximo dia 6 de dezembro. Será uma oportunidade para que pequenos negócios da cadeia de óleo, gás e energias renováveis da região conheçam mais sobre as atividades da estatal e como podem se tornar fornecedores da empresa. Iniciativas relacionadas à descarbonização e produção de energia em Urucu serão alguns dos temas do evento, que abordará ainda os programas de financiamento disponíveis para fornecedores, oportunidades e projetos, como fazer negócios com a Petrobras, entre outros assuntos. O road show já passou pelo Nordeste, onde somou aproximadamente 400 participantes nas capitais Recife (PE), Natal (RN) e Salvador (BA). A expectativa é de que o encontro aproxime pequenos fornecedores da Petrobras, aumentando a competitividade desses negócios. “O objetivo é fortalecer o relacionamento com o mercado fornecedor local, apresentar as demandas da Petrobras no Amazonas e desmistificar o modelo de contratação da estatal. Os pequenos negócios da região terão a oportunidade de conhecer as futuras e atuais demandas de bens e serviços, assim como ter acesso ao portfólio de soluções do Sistema Sebrae”, detalha Carlinho Santos, analista de Energia e Economia Sustentável do Sebrae. Para a gerente executiva de Suprimentos da Petrobras, Marina Quinderé, o road show vem cumprindo o seu objetivo de abrir diálogo e firmar um relacionamento colaborativo com a cadeia de fornecedores. “O diálogo e fortalecimento do mercado fornecedor são fundamentais para nossos ativos em operação e projetos futuros. A ideia é avançar cada vez mais nesta aproximação, apresentando as demandas da companhia e identificando oportunidades de negócios que atendam as nossas atividades e ampliem o desenvolvimento dos mercados regionais”, afirma Marina. A gestora de projeto para o segmento de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae Amazonas, Noira Auzier, destaca que o evento abre novas possibilidades para os empresários locais. “O Road show será importante para o Norte, pois possibilita que as empresas fornecedoras de bens e serviços e as startups identifiquem as oportunidades e os caminhos de parcerias comerciais e tecnológicas com a Petrobras. Será, sem dúvida, um marco na retomada do segmento e na geração de novos negócios para os amazonenses”, comenta Noira.
Tue Nov 28 13:48:38 BRT 2023
Formalização do MEI [Micro Empreendedor Individual]
É um prazer imenso em termos você aqui novamente conosco.Vamos lá! O crescimento de empreendedores no Brasil se tornou considerável no decorrer dos anos e são nesses momentos que acabamos refletindo sobre as facilidades e os meios legais que são necessários para ser um empreendedor formalizado. A categoria de Microempreendedor Individual surgiu como resposta a essas pessoas autônomas e pequenos negócios terem a oportunidade de se inserir na grande disputa por um lugar no grande mercado de vendas.
Mon Nov 27 12:34:50 BRT 2023
Chamada para adesão ao programa Cidade Empreendedora
O SEBRAE/AM torna pública a oferta do Programa Cidade Empreendedora 2024, iniciativa que visa a transformação dos municípios conectada com a estratégia de desenvolvimento territorial do Sebrae, que visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial com ações nos eixos temáticos Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Públicas, Inovação e Sustentabilidade, Lideranças Locais, Sala do Empreendedor, Empreendedorismo na Escola, Cooperativismo e Crédito, Marketing Territorial e Setores Econômicos, bem como a Inclusão Produtiva com atividades voltadas para fortalecer os empreendedores, os negócios e a economia local. Critérios de Participação O Programa tem abrangência limitada ao orçamento do SEBRAE/AM, sendo possível contemplar municípios para o Ciclo 2024 seguindo os seguintes critérios: 1. Estar entre os 62 municípios do Estado do Amazonas; 2. Ter aderência aos eixos temáticos trabalhados no Programa; 3. Preencher todos os itens do Formulário de inscrição e manifestação de interesse (Anexo I). Investimento Aos municípios interessados na atuação do SEBRAE/AM para implantação de políticas de desenvolvimento econômico, com foco nos pequenos negócios, será firmado um CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS com valores calculados a partir das necessidades verificadas pela gestão municipal em conjunto com o SEBRAE/AM, com investimento mínimo de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), conforme acordado entre as partes. Prazo para inscrição: 20/11 a 20/12/2023 Para as Prefeituras interessadas em se inscrever e/ou saber mais sobre a metodologia, eixos estratégicos, soluções aplicadas pelo Programa Cidade Empreendedora, entrar em contato com a Unidade de Empreendedorismo no Interior – UEI, por meio dos contatos: José Antonio Fonseca, e-mail: jose.fonseca@am.sebrae.com.br, telefone (92) 98560-0789 Marcelo José de Souza, e-mail: marcelos@am.sebrae.com.br, telefone (92) 98634-4355.
Wed Nov 22 11:20:45 BRT 2023
Sebrae atende mais de 20 mil empreendimentos no Amazonas
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) contabilizou 20.487 empreendimentos atendidos em 2023 por meio do programa “Sebrae na sua Empresa”. A ação que engloba todo o estado do Amazonas, oferece de forma gratuita, recomendações de gestão empresarial, tais como soluções e ferramentas para desenvolver habilidades da gestão de negócio, além de consultorias com oferta de conteúdos técnicos específicos.Aproximadamente 60 agentes se deslocam até os municípios do Amazonas para a realização dos serviços. Todo o estado já recebeu os serviços do programa, que deve continuar atendendo até o fim de novembro. Até outubro foram alcançadas 2.989 Empresas de Pequeno Porte (EPP), 10.573 Microempresas (ME) e 6.925Microempreendedores Individuais (MEI).O relatório produzido pelo SEBRAE e divulgado em 2022 sobre “Empreendedorismo Informal no Brasil”, indica que até o ano passado havia cerca de 583.219 donos de negócio sem CNPJ no Amazonas e que apenas 63.837 tinham CNPJ. Ou seja, 22% estão formalizados. Ainda segundo o estudo, a maior parte dos empreendedores informais ou formais é da ‘Agropecuária’ ou do setor de ‘Serviços’. Com o propósito de identificar o desafio da empresa, formalizar, indicar soluções e materiais importantes para a gestão do negócio, o programa ‘Sebrae na sua Empresa’ é realizado fisicamente, de porta a porta, por um consultor credenciado pela instituição, devidamente identificado com uniforme e crachá. O atendimento é gratuito e visa auxiliar o empreendedor a agregar valor e desenvolver a empresa, por meio do acesso aos planejamentos de estratégia financeira, marketing, inovação e gestão de pessoas.O serviço também pode ser solicitado via 0800-570-0800 ou no site SebraenaSuaEmpresa. Os agentes atuarão até o final de novembro, na capital e interior.
Mon Nov 13 16:07:28 BRT 2023
Cresce em 62% o número de negócios abertos no Amazonas
O relatório técnico elaborado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) registrou o aumento de 62,2% no número de pequenos negócios abertos no Amazonas. Os dados correspondem ao período de 2019 a 2022, contabilizando empresas de Microempreendedor Individual (MEI), Microempreendedor (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). O estudo é realizado com base no Cartão de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal do Brasil (RFB), acessada por meio do convênio entre o Sebrae Nacional e a RFB. De acordo com o estudo, em 2019 o estado registrou 14.111 negócios abertos, envolvendo MEIs, ME e EPP. Em 2022, o número chegou a 22.893. Comércio e Serviços foram os setores mais catalogados no Amazonas, conforme os dados do relatório. No segundo trimestre de 2023, o país registrou a abertura total de 954.553 novos Pequenos Negócios. O Amazonas fechou no mesmo período com 21.866, sendo maior número em destaque para os MEIs, com 17.483.O documento atribui o crescimento aos processos de transformações tecnológicas nos últimos anos, que facilitaram a abertura de empresas no país. A utilização do meio digital é um dos principais fatores nessa mudança, como é o caso do registro de Microempreendedor Individual (MEI), que é realizado integralmente pela internet. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a competitividade das micro e pequenas empresas e do microempreendedor individual, como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia, o Sebrae Amazonas oferece conhecimentos operacionais e técnicos para que micro e pequenas empresas se fortaleçam no mercado.A proprietária do espaço ‘Meninas Fits’, Lívia Cristo, participante de um dos programas da Instituição em parceria com a Coca-Cola, o “Empreenda como uma mulher”, relata que o apoio da entidade foi fundamental para alavancar financeiramente seu negócio. “Eu já usava algumas ferramentas, mas foi através das aulas de finanças que passei a enxergar um maior potencial de cada marmita, agora é possível medir a participação individual de cada um na empresa e entender que todos são importantes.”Outra empreendedora e idealizadora do ‘Amazônico Buffet’ é Michelle Leite, cliente do suporte oferecido pelo Sebrae Amazonas, ela afirma que as modalidades das aulas e o apoio dinâmico permitiu que “o conhecimento acerca da precificação do seu produto agregasse mais valor para sua produção”, e enfatizou que “as instruções sobre as redes sociais do negócio foram esclarecedoras para começar um relacionamento com o consumidor”, disse Michelle.Com mais de 51 anos de existência, o Sebrae comemora o dia do empreendedor, neste dia 5 de outubro, trabalhando para oferecer as melhores condições e oportunidades para quem deseja investir no próprio negócio, disponibilizando cursos, palestras, programas e outros, com o intuito de fomentar o empreendedorismo no país. No estado, além do principal programa de formação de empreendedores do mundo, o ‘Empretec’, a entidade presta consultorias para que os clientes tirem suas dúvidas e saibam cumprir todas as etapas do seu negócio — cobrindo desde a abertura, oferecendo auxílio para a obtenção de crédito e microcrédito, até o planejamento e a execução da gestão financeira e a contratação de recursos humanos.Dia do Empreendedor – 5 de outubro A comemoração da data é resultado da criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, com a aprovação da Lei nº 9.841, de 05 de outubro de 1999, e que atualmente é regulamentado pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. O objetivo da legislação vigente é fomentar o desenvolvimento e a competitividade da Micro e Pequena Empresa (MPE) e do Microempreendedor Individual (MEI).