Apesar da padronização de processos típica das franquias, o empreendedor franqueado deve aplicar conceitos de marketing digital ao seu ambiente local.
Tornar-se um franqueado é uma importante opção de empreendimento e uma das mais procuradas por aposentados. O franqueado tem a vantagem de administrar um negócio já maduro e testado, capaz de trazer bons resultados em locais de boa circulação do público-alvo.
O mercado de franquias, segundo a Associação Brasileira de Franchinsing (ABF), faturou R$ 185,068 bilhões em 2021, resultado 10,7% superior ao ano anterior, em 2020.
Apesar de as franquias cuidarem das campanhas de divulgação e das estratégias de atração e retenção de clientes, não cabe ao empreendedor franqueado deixar o assunto de lado e apenas fazer a gestão do negócio. Especialmente no início das operações, momento particularmente delicado, não convém ao franqueado esquecer conceitos de marketing digital.
O franqueado não começa o negócio do zero e encontra vantagens com a padronização, os processos e as regras claras, mas irá colher benefícios quando alguns pontos são compreendidos claramente.
A franquia trabalha com um posicionamento ideal da marca, ou seja, tem uma posição única no mercado e um motivo claro que leva o cliente a preferir seu produto em detrimento de outros.
Mas não basta só a franquia definir o que ela é para o cliente – muito importante é a experiência que o cliente constrói em todos os pontos de contato com a empresa.
Quando o franqueado tem boa compreensão do seu diferencial, daquilo que faz o seu negócio ser escolhido pelo cliente no lugar da concorrente, os argumentos principais do conteúdo de marketing já estão definidos de forma verdadeira.
Aqui entra o conceito da persona, que vai determinar o conteúdo e o tom da estratégia de marketing, dos canais de aquisição, do relacionamento e do tipo de benefício do produto a ser destacado na comunicação.
Para garantir o processo de aquisição dos clientes em um contexto adequado, é preciso entender quanto custa adquirir um cliente, os custos operacionais e a margem e retorno esperados em cada transação.
O produto que o franqueado oferece é bom e consegue solucionar realmente um problema ou desejo do cliente? O melhor indicador desta relevância é a alta retenção, ou seja, o cliente continuar voltando e consumindo.
Normalmente todos estes pontos já foram muito bem estudados pela franquia, restando ao franqueado fazer pequenas adaptações e aprofundamentos específicos para seu ambiente.
O ideal para o empreendedor que avalia tornar-se um franqueado é alcançar um equilíbrio entre suas próprias ideias e a estrutura e o conhecimento concedidos pela franqueadora, com flexibilidade para conseguir dentro das regras ajustar o empreendimento à sua realidade sem ficar excessivamente amarrado.
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Quem tem um e-commerce, usa redes sociais ou está em um marketplace, precisa de boas fotos para vender seus serviços e produtos. Boas fotos dos produtos atraem a atenção e são um fator determinante para a compra. Estamos falando aqui para quem não é fotógrafo de verdade e nem tem uma câmera profissional - mas tem um celular. Mesmo com um celular simples, você pode tirar fotos incríveis de produtos se seguir estas dicas e usar sua criatividade. Pratique e você estará pronto para criar fotos de aparência profissionais que atrairão a atenção dos seus clientes e aumentarão suas vendas online. Adote agora estes comportamentos que dão resultado. Planejamento:planeje a sessão de fotos com antecedência e defina seus objetivos. Organização:organize os produtos e os acessórios antes de começar a fotografar. Paciência:tire várias fotos para garantir que você obtenha o resultado desejado. Prática: pratique e experimente diferentes técnicas para aprimorar suas habilidades. Experimente diferentes técnicas de fotografia e edição para encontrar o seu estilo. Inspiração:busque inspiração em outros fotógrafos de produtos. Agora siga estas práticas que os fotógrafos seguem: Treine o seu olhar A observação vai ajudar você a melhorar as suas fotos. Tenha um olhar treinado para reparar nos detalhes, diferenciar o que chama a atenção e identificar o que é mais harmônico esteticamente. Conseguir boas fotos vem com o treino, especialmente no começo. Para fotografar produtos, a dica é: testar, repetir e mudar pequenos detalhes. Crie uma pasta de referências Guarde em seu computador uma pasta onde você vai salvar fotos que tenham relação com o seu projeto, fotos que você encontra nas redes sociais, nas pesquisas no Google e nas lojas que vendem itens como os seus. Elas vão servir de inspiração. Observe itens como: O fundo usado. Os detalhes do produto. Como é a iluminação. Qual o ângulo. Quais os outros elementos que compõem a foto. Iluminação é tudo Obter a iluminação adequada é um dos pontos mais importantes. Os detalhes do produto devem estar nítidos. Procure usar luz difusa, porque ela se espalha em várias direções e cria sombras mais agradáveis. Existem opções de iluminadores, como ring light e softbox, que são equipamentos de custo bem acessível e fáceis de encontrar. Ao fazer fotos durante o dia, observe se a sombra não está atrapalhando a qualidade e a harmonia das fotografias. E não faça fotografias contra a luz, a menos que compense com outra fonte de luz frontal. Fotos tremidas ou fora de foco não Fotos tremidas: use um tripé ou algum tipo de apoio, como um livro ou caixa, para manter o celular estável e evitar fotos borradas. Um tripé é um investimento barato e essencial. Foco: toque na tela do celular onde você deseja que o foco seja definido para garantir que o produto esteja nítido na foto. Use um fundo branco ou preto Ter um fundo branco é importante para mostrar detalhes nas imagens dos produtos, que serão usadas em sites, marketplaces ou enviadas ao cliente. Uma cartolina ou pano branco ajudam a mostrar o produto, sem distrações no fundo. Uma mesa branca ou preta serve como fundo infinito para os produtos. Veja se vale a pena investir em um cenário, que você pode consultar na internet. Cenários naturais Em fotos para redes sociais, a humanização é um fator interessante, para mostrar o produto dentro de um contexto. Ao fotografar acessórios de moda use fotos de pessoas, de preferência com roupas sem estampa, para não distrair a atenção. Nos produtos de alimentação, mesas postas ou outros cenários demonstram o produto sendo consumido. Se o produto causa uma transformação – como em limpeza ou produtos de beleza –, é interessante mostrar o “antes e depois”, e também a foto do produto ao lado do resultado alcançado. Conheça os recursos da câmera Vários modelos de smartphones têm configurações avançadas para a câmera. Procure conhecer as possibilidades, pois você vai usar um dia. Algumas câmeras têm: Ajuste de luz. Possibilidade de ajustar o foco. Filtro. Flash automático. Se precisar de ajuda para configurar a câmera do seu celular, procure no YouTube vídeos como: “fotos profissionais” e o nome e modelo do seu celular. Limpe a lente da câmera do seu celular com um pano macio e sem fiapos para garantir fotos nítidas. Composição e enquadramento Preencha o quadro da foto com o produto, mas deixe um pouco de espaço ao redor para respirar. Procure fazer o enquadramento com uma composição harmônica. Ângulo: experimente diferentes ângulos para encontrar a perspectiva mais interessante para o produto. Fotografe de cima, de lado, em diagonal e até mesmo de baixo para mostrar diferentes detalhes. Regra dos terços: use a regra dos terços para criar uma composição mais equilibrada e interessante. Divida a tela do seu celular em nove partes iguais e posicione o produto nos pontos de interseção ou ao longo das linhas. Se preferir, habilite o grid nas câmeras fotográficas. As linhas ajudam na orientação ao fazer as fotografias. Normalmente, essa opção fica disponível nos ajustes do celular. Cuidado com o excesso de informação. Uma foto com muitos elementos pode afastar o consumidor, ao invés de chamar a atenção dele. Para as redes sociais, vale a pena caminhar para a criação de uma estética única, para padronizar o feed ou galeria de fotos, para gerar uma identidade de marca. Mostre os detalhes importantes em close Quando possível, mostre uma opção mais ampliada do produto, com detalhes bem de perto. Isso aumenta a confiança do consumidor, já que ele não pode tocar no produto ou olhar de perto. Se for um produto eletrônico, por exemplo, mostre um close das entradas e conexões. Aprenda a editar Experimente aplicativos de edição de fotos, como o Snapseed, VSCO ou Lightroom para ajustar cores, contraste, nitidez e outros aspectos da foto. Não use filtros para fotos de produtos, pois o comprador quer ver o produto claramente. Corrija as cores para que fiquem o mais fiéis possível à realidade. Faça retoques sutis para remover imperfeições e melhorar a aparência do produto. Deixe os filtros para as fotos de pessoas e as redes sociais. A resolução da foto Resolução é a quantidade de pixels por polegada. Qual a melhor resolução para fotos de marketplace e de e-commerces? É indicado que as imagens para produto tenham 1020 x 1024 pixels. Resolução baixa faz com que a foto tenha menos nitidez. Na hora de enviar as fotos, cada plataforma tem a sua regra para o tamanho do arquivo que aceitam. Normalmente, os sites e os marketplaces limitam o tamanho do arquivo em até 50 MB nos formatos PNG, JPEG e JPG. 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