this is an h1

this is an h2

Fri Mar 04 12:32:06 BRT 2022
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Marketplace é opção para a pequena empresa

A pequena empresa pode vender pela internet sem precisar investir e administrar um e-commerce próprio. Curso online grátis ensina a fazer a gestão.

· 04/03/2022 · Atualizado em 04/03/2022
Imagem de destaque do artigo
Sobre Marketplace

Marketplace é um espaço de venda na internet onde diferentes empresas vendem produtos dentro da mesma plataforma. Há muitas plataformas – Lojas Americanas, Magazine Luiza, Amazon e Facebook são alguns exemplos mais conhecidos.

O marketplace é diferente de um e-commerce convencional e a pequena empresa não precisa criar e administrar um site de vendas. Ao aderir a um marketplace, o empreendedor não precisa se preocupar com registro, hospedagem e formatação da plataforma. Deve basicamente cadastrar seus produtos, ter boas fotos, responder aos clientes e enviar os produtos para o endereço dos compradores.

Como a maior parte dos produtos anunciados pode ser enviada pelos Correios, os lojistas pequenos podem vender para outras cidades.

Outra vantagem do marketplace para a pequena empresa é dar visibilidade aos seus produtos para o público que já frequenta estes ambientes. É como você ter a sua loja dentro de um shopping grande, por onde passam muitos compradores.

E mais: o marketplace é considerado uma atividade de prestação de serviços; já o e-commerce é uma categoria de comércio. Assim, o marketplace pode ser constituído em um endereço residencial.

Simplificando, podemos entender o marketplace como um shopping virtual, no qual diversas empresas têm suas lojas no mesmo lugar.

Vantagens

Para o consumidor, a vantagem é ter uma experiência semelhante à que acontece em um shopping center, além de poder comprar de quem confia e que irá atendê-lo no caso de algum problema.

Estando em um único lugar, o cliente encontra produtos de diversos fornecedores e marcas e pode comparar as ofertas de produtos entre diferentes lojas com muita agilidade.

O marketplace centraliza a função de pagamento. O procedimento para fechar uma venda é o mesmo de outros comércios eletrônicos. O cliente fará um único pagamento mesmo se comprar de diferentes vendedores.

Em geral, a cada venda é cobrado do lojista um percentual pela negociação fechada dentro da plataforma. Esta taxa em geral pode variar de 10% a 16% em média. Alguns podem cobrar um valor fixo mensal. Avalie as condições e escolha um marketplace que tenha afinidade com o que você vende. Visite os de sua escolha e veja as condições para ser cadastrado. 

É importante ter uma empresa regularizada e muitas vezes não é necessário possuir CNPJ para começar a vender em marketplaces, apesar de não ser recomendado vender com CPF.

Algumas dicas: tenha produtos que as pessoas não conseguem encontrar em qualquer lugar. Tenha também boas fotografias e boas descrições dos produtos, de forma a responder através delas o que os compradores normalmente querem saber. 

Fique atento aos preços e promoções dos concorrentes. Uma possível queda nas vendas pode ser devido a uma vantagem de preço oferecida por um concorrente.

Curso Sebrae/Magalu

Tudo acontece muito rápido, por isso esteja sempre atualizado e confira o curso online gratuito do Sebrae em parceria com o Magazine Luiza. O curso "Como melhorar a gestão de sua loja virtual em marketplace" ensinará ao participante quais são os principais aspectos da gestão de uma loja virtual em marketplaces e os indicadores e ferramentas oferecidas pelas operadoras.

No conteúdo do curso você vai aprender:

· Como gerenciar a retaguarda das operações da sua empresa no marketplace

· Gestão de compras e estoques para operações em marketplaces

· Formação do preço de venda

· Gestão do fluxo de caixa do Seller

· Administração dos pedidos

· Gestão do relacionamento com os clientes

· Principais métricas para gestão da performance de marketplaces

· Principais ferramentas de gestão oferecidas pelos marketplaces


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?