this is an h1

this is an h2

Thu Jan 06 15:20:41 BRT 2022
Inovação | GESTÃO DO CONHECIMENTO
O que o MEI precisa saber sobre marketing de conteúdo

Entenda de forma simples o conceito de marketing de conteúdo e saiba utilizá-lo para o seu negócio.

· 14/10/2021 · Atualizado em 06/01/2022
Imagem de destaque do artigo

-- Marketing de conteúdo? Conteúdo? Impulsionamento de posts? Isso é coisa para empresas maiores. Sou MEI e isto não está ao meu alcance...

Não, não pense assim. Antes de rejeitar um conhecimento, procure entender do que se trata e verá que novos conceitos vão abrir seus olhos para oportunidades ao seu alcance.

Sabemos que todo empreendimento precisa de divulgação para aumentar as vendas e reforçar a marca, não importa o tamanho da empresa, não é mesmo? 

Para isso existem o rádio, a televisão, folhetos, cartões de visita, cartazes e tantas outras formas de chamar a atenção e manter o negócio na lembrança dos clientes.

Hoje, com a internet e o celular, a propaganda mudou bastante. Está muito ligada às pesquisas feitas nos buscadores como o Google e também à divulgação nas redes sociais.

Se a sua empresa conserta geladeiras, como o seu cliente vai encontrá-lo? De várias formas, não é? Mas com certeza uma delas será fazendo uma busca na internet. 

Experimente fazer esta pesquisa você mesmo. Digite “conserto de geladeira” e verá que as oficinas mais próximas serão apresentadas.

A partir desta realidade, veja que não é preciso investir muito dinheiro no rádio ou na TV para atingir todo mundo na esperança de chegar até os clientes de seu interesse. Nenhum MEI pode fazer isso. 

A ideia do marketing de conteúdo é atrair seletivamente o seu cliente ideal, aquele que irá comprar seu produto ou contratar seus serviços – e não qualquer pessoa que está passando na rua. Ao atrair os interessados (e não qualquer um), os seus esforços e investimentos são mais focados e menos dispendiosos.

Conteúdo?

Mas o que é conteúdo? Conteúdo é tudo o que você transmite e comunica. São as palavras que você usa, as fotos que você posta no Instagram, os vídeos que você compartilha -- e o que eles transmitem sobre você e o que você sabe fazer bem.

Marketing de conteúdo, marketing de atração, de relacionamento...  Não importa o nome, o importante é entender que você pode criar um relacionamento com os seus clientes apoiado pelo conteúdo, até que eles façam uma compra e continuem ligados a você através dos conteúdos que você oferece e que irão gerar novas vendas mais adiante.

Se você trabalha com artesanato e posta seus trabalhos no Facebook e no Instagram, você está fazendo marketing de conteúdo. Aproveite e descreva melhor o produto, como ele é feito, que materiais usa... o que você puder ensinar vai mostrar que você é bom naquilo. Não tenha medo, pois você não estará revelando os seus segredos, mas mostrando como é bom no que faz. 

É o que o marketing chama de conquistar autoridade. Ou seja, as pessoas vão entender o que você sabe fazer.

Trazer clientes pela oferta de conteúdo significa crescer e se mostrar interessante para o seu público. Bons conteúdos nas redes sociais focados no público definido normalmente trazem resultados que compensam o tempo que você investe. Se você faz doces, publique receitas e fotos lindas deles.

A estratégia para gerar vendas, captar novos clientes e alcançar resultados é entregar conteúdo adequado para o seu público.

Pense como seria o seu cliente ideal. O que ele gosta, o que ele tem interesse em aprender, como ele vai contratar o seu produto ou serviço. Então procure satisfazer esta demanda e poste conteúdo para esta pessoa. Com frequência e não só de vez em quando.

O conceito de marketing de conteúdo é despertar o interesse de seu cliente com conteúdo feito para ele, manter este interesse, criar um relacionamento e conquistar confiança, até que ele esteja pronto para fazer uma compra.

É claro que há muitos outros pontos envolvidos. Você pode ter um blog, pode impulsionar posts (pagar para que ele seja exibido para pessoas com determinadas características), pode anunciar nos resultados de busca e muitas outras ações.  

Se trabalhar direitinho, com o marketing de conteúdo o seu negócio vai crescer mais rápido e você vai conquistar autoridade no que faz.

- Mas em quanto tempo terei resultados?

Depende. Ninguém pode garantir nada 100%. Os resultados do investimento em marketing de conteúdo vêm devagar, de médio a longo prazo.

Ao alinhar o conteúdo que publica com os interesses dos seus clientes, o MEI naturalmente atrai os interessados naquilo que oferece e trabalha o reconhecimento naquilo que faz.

Há muitas coisas para aprender, mas o essencial você já entendeu. O conteúdo atrai pessoas, que passam a conhecer o que você sabe fazer e assim poderão contratar os seus serviços, por considerá-los de qualidade.

O segredo é a relevância – você mostrar que domina um assunto. Assim você chega ao cliente sem a resistência natural à propaganda explícita. Ao contrário, o cliente se prende ao seu conteúdo e mantém a sua marca em um lugar de destaque na mente dele.

Agora você entendeu melhor o que é marketing de conteúdo e saberá reconhecê-lo, pois ele está presente o tempo todo.

E se você entendeu e se interessou, continue pesquisando no Portal Sebrae, faça cursos gratuitos e entre em contato conosco para crescer e aprender sempre.

Conheça a jornada de aceleração digital criada pelo Sebrae para te ajudar a melhorar sua presença digital. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora