this is an h1

this is an h2

Cooperação | ATIVISMO
#SaiZikaDoMeuNegócio

Empresário, fique atento às dicas para eliminar os focos do Aedes e conheça as medidas de saúde para reconhecer e tratar as doenças.

· 29/02/2016 · Atualizado em 21/01/2022
Imagem de destaque

O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chicungunya e Zika, é um dever de toda a sociedade. E para apoiar este movimento, o Sebrae lança a campanha #SaiZikadoMeuNegócio.

Cuidar do seu ambiente de trabalho é bom para a saúde dos seus colaboradores, de seus familiares e da sua empresa. Converse, oriente, compartilhe informações e motive a equipe a combater o mosquito causador das doenças.

Fique atento às dicas para eliminar os focos do Aedes. O negócio certo é combater o mosquito.

 

Acesse o facebook do Sebrae e compartilhe as peças da Campanha, utilizando a hashtag: #SaiZikadoMeuNegócio

 

 

12 passos para você fazer a sua parte*:

 

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.

4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo.

5 - Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas.

6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

7 - Se for guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

8 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

9 - Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

10 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com freqüência.

11- Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas.

12- Sempre que possível evite o cultivo de plantas como bromélias ou outras que acumulem água em suas partes externas.

*Fonte: Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – SESAB

 

Informação para você não ficar em dúvida:

Quais as diferenças entre as doenças: Dengue, Chikungunya e Zika?
As três doenças são muito parecidas e podem ser confundidas, entretanto, existem diferenças no quadro clínico que podem ajudar na distinção.

Dengue: o primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos:

Chikungunya: também de início súbito de febre, que pode ser alta, porém menor que no caso de Dengue, dor muscular e nas articulações (estas são mais exuberantes que em Dengue e Zika), dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.

Zika: tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), conjuntivite (olhos vermelhos sem secreção ou coceira), dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.

A Dengue e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. A Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele a coceira no corpo.

O hemograma ajuda muito da diferenciação dos quadros. Uma vez que a queda nas plaquetas e a leucopemia são mais exuberantes na Dengue e quase inexistente na Zika.

Como se pega essas doenças?
As três doenças são adquiridas através da picada do mosquito Aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, ou seu primo, o Aedes albopictus.

Como evitar essas doenças?
A única forma de evitar essas três doenças é com o combate do mosquito, através da eliminação dos criadouros do mosquito nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Uma tarefa de todos.

 

Mais informações:

Campanha #ZikaZero do Governo Federal – Informações sobre prevenção e combate a Dengue, Chikungunya e Zika, notícias e vídeos explicativos.

http://combateaedes.saude.gov.br/

Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - Informações sobre perfil das doenças, aplicativo Caça Mosquito, pesquisas e estudos em curso, cartilha de Combate ao Aedes, etc.

http://www.saude.ba.gov.br/novoportal/index.php?option=com_content&view=article&id=9495%3Adengue-zika-e-chikungunya-orientacoes-e-informacoes-gerais&catid=98%3Adengue-zika-chikungunya-e-sgb&Itemid=25

Secretaria de Saúde da Prefeitura de Salvador – Informações sobre Central telefônica que atende denúncias de focos do Aedes em Salvador.

http://www.saude.salvador.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1987:central-telefonica-atende-denuncias-de-focos-do-aedes-na-capital&catid=39:noticias

 

Tags negócio

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora