Desenvolver negócios sustentáveis é um dos propósitos da Fenaiva 2019
Seminário de Inovação e outras atividades da Fenaiva 2019 destacam os valores do século XXI para um mercado sustentável e colaborativo. Confira!

O Segundo Dia
Luiz Barretto, especialista em empreendedorismo, gestão empresarial e pequenos negócios, apresentou em sua palestra a força econômica da Economia Criativa e como seu crescimento tem estimulado novas tendências para os negócios locais e o turismo da região.
Na continuação da programação, Fred Rocha, especialista em Varejo, com sua palestra “A revolução comercial”, ressaltou a necessidade dos empreendedores identificarem propósitos antes de abrirem suas empresas. Enalteceu também a necessidade de estudar o perfil do cliente para entender seus problemas e assim buscar oferecer soluções. Para ele, pessoas são a chave de todo negócio de sucesso!
O II Torneio de Robótica, promovido pelo IFCE em parceria com o Sebrae no Ceará, movimentou a noite atraindo a atenção dos visitantes que puderam acompanhar os projetos tecnológicos desenvolvidos ao longo do ano por alunos de instituições públicas e privadas.
A sustentabilidade também teve seu destaque. Com a palestra Empreendedorismo e Sustentabilidade, Lucas Praciano, apresentou as oportunidades que existem para aqueles que querem abrir suas empresas levando em consideração responsabilidade ambiental. “As empresas precisam entender que adotar práticas sustentáveis é um investimento e que as ações podem começar com medidas simples”, apontou ele.
Vale lembrar que a Fenaiva 2019 vai realizar a compensação ambiental, plantando árvores de acordo com a quantidade de resíduos carbônicos produzidos durante o evento.
Daniel Fernandes, da Art Deco, viu no reaproveitamento de tecidos de guarda-chuvas uma oportunidade de negócio criativo e passou a produzir cadernos, bolsas e demais acessórios. O cuidado com o meio ambiente não fica apenas em seus produtos, mas também se estende aos detalhes do seu cotidiano. O stand da marca na Fenaiva 2019, por exemplo, conta com paletes e materiais auxiliares oriundos dos guarda-chuvas.
Outros assuntos e acontecimentos da Feira de Negócios do Vale do Acaraú você encontra no Instagram e Twitter do Sebrae no Ceará.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
Chegamos à 24ª edição do Boletim de Editais e Ações de Fomento aos Pequenos Negócios! O Sebrae no Ceará tem vários programas de incentivo ao crescimento e criação de pequenos negócios no estado. O Boletim de Ações é um compilado com os editais, projetos e eventos pensados exclusivamente para os empreendedores que estão alinhados com as inovações do mercado. Para quem já está no mercado, há diversos programas de implantação de novas oportunidades de negócio através da sustentabilidade, da tecnologia e da inovação. Confira o Boletim Informativo de Ações 024 da Unidade de Gestão de Inovação e Sustentabilidade (UGIS) Ou acesse clicando aqui Não deixe de participar das ações do Sebrae no Ceará na sua empresa!
“A gastronomia é um segmento muitooo famoso no período junino, afinal é o momento onde as comidas típicas nordestinas tem seus dias de glória e exaltação. E vamos combinar: pra mim todo dia é dia para comidas juninas! Para quem trabalha com culinária existe uma grande oportunidade de empreender e inovar nesse período. Porém muitos empresários desse ramo estão receosos sobre como trabalhar em tempos de pandemia. Por isso, decidi trazer dicas especiais para você continuar lucrando e aproveitar o São João da jeitinho que a gente gosta. <3”
Moda pra mim é muito mais do que uma peça de roupa, é uma maneira de mostrar ao mundo sua identidade. E o que é mais a cara das festas juninas que uma boa roupa xadrez?! O cearense ama uma roupinha temática de São João e essa época do ano é cheia de oportunidades para quem trabalha no segmento de moda. Preparei algumas dicas para você botar em prática no seu empreendimento e aproveitar um dos melhores meses do ano. <3
O artesanato é uma arte que demanda muita dedicação e amor.. e dá muito gosto trabalhar com isso! As festas de junho são ótimas para criar estratégias para reforçar seus produtos e sua marca, principalmente se ela tem características bastante regionais. Vou deixar algumas dicas aqui para você trabalhar com assertividade nesse período tão gostoso de São João e aumentar as chances de bons resultados!
A DASN SIMEI - Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual - é uma taxa anual que todo Microempreendedor Individual, o MEI, tem que declarar. A taxa para em 2020 é equivalente às atividades exercidos no ano de 2019. O não pagamento do valor cobrado no período marcado irá acarretar em multa para o empreendedor. O prazo para realizar o DASN é do dia 01 de janeiro a 31 de maio. Fique atendo e não perca a data! Agora é muito mais fácil fazer sua Declaração anual. Confira o passo-a-passo:
A Plataforma Brasil Cidadão é uma plataforma de serviços do Governo para que seja realizado um cadastro único para que o brasileiro acesse serviços públicos digitais, a partir do Decreto 8.396/2016 que se propõe a ampliar e simplificar o acesso aos serviços públicos digitais. O cadastro na Plataforma Brasil Cidadão é uma exigência para formalização do MEI (microempreendedor individual) através do Portal do Empreendedor. Para entender como funciona, confira os passos abaixo.
No terceiro dia da Fio Maciço 2019 (Feira Integrada de Oportunidades do Maciço de Baturité) aconteceu a Press Trip para conhecer o novo circuito Caminhos de História e Fé. Foi um momento de explorar a história da cidade através da fé de quem fez parte da construção das memórias da região. O circuito começa na comunidade quilombola da Serra do Evaristo. Lá, que é um grande parque arqueológico, guarda a história de povos indígenas e afrodescendentes que transformaram a comunidade em diferentes épocas. O Museu Comunitário da Serra do Evaristo expõe os achados arqueológicos que datam de meados do século 1200. O Mosteiro dos Jesuítas é a parada final do circuito, mostrando as belezas da construção da década de 20 que servia de escola apostólica. Luiz Gonzaga, analista do Escritório Regional do Sebrae no Maciço de Baturité, descreve a importância do circuito. “Baturité foi o berço de desenvolvimento do Maciço, é atualmente um corredor comercial e em outrora respondeu por todo o escoamento da produção cafeeira da região. Precisava ter esse reconhecimento e deixar de ser um município de passagem para ser um município atrativo turisticamente falando. Essa foi a proposta de Caminhos de História e Fé.” Diante de todas as riquezas apresentadas na 9ª edição da Fio Maciço 2019, o evento se encerra com sua meta atingida ao incentivar o turismo em Baturité e proporcionar muitas oportunidades de negócios para os empreendedores da região.
A Fio Maciço 2019 continua levando aos empresários da região do Maciço de Baturité diversas oportunidades de negócio e networking. No segundo dia de evento, aconteceu a entrega do Selo de Qualidade, como forma de reconhecimento aos empreendedores pelo empenho de oferecer o melhor aos seus clientes no segmento de hotelaria e gastronomia. Fabiana Gizele Moreira da Costa, articuladora do Escritório Regional do Maciço de Baturité, explica a importância do Selo de Qualidade para os empresários da região. “O Selo de Qualidade visa qualificar e desenvolver os serviços, certificar as pequenas empresas aqui do Maciço. Nesse projeto nós intervimos com o Selo de Qualidade: Caminhos de Fé, para envolver o maior número de empresas, proporcionando capacitação de mão de obra e qualidade em serviços”. Para incentivar os empreendedores da região a buscarem inovação para suas empresas, ou até mesmo para garantir a força necessária para tirar do papel o seu negócio, a Fio Maciço trouxe, pela primeira vez na Feira, o banco Santander para patrocinar o evento. Guilherme Gonçalves, supervisor comercial da filial de Baturité do Santander, espera que durante a feira aconteça diversas oportunidades de negócio entre os empresários e o banco. “O intuito do Santander é trazer o desenvolvimento econômico, para que possamos ver aquele microempreendedor crescer junto de sua empresa”, afirma Guilherme Gonçalves. Os desfiles de marcas que acontecem durante toda a Fio Maciço 2019 também estimulam o crescimento das empresas através do reconhecimento de marca. Continue acompanhando a Feira Integrada de Oportunidades do Maciço de Baturité através das redes sociais do Sebrae no Ceará.
A Fio Maciço 2019 deu início a sua programação na segunda-feira, 18 de novembro, e se estende durante toda a semana, com o lançamento do circuito “Caminhos de História e Fé”, dando ênfase no crescimento do turismo da região através da história. Durante a abertura oficial da Feira, o prefeito municipal de Baturité, Assis Arruda, e o representante do Sebrae no Ceará, Germano Bluhm, afirmaram a importância do turismo e da valorização do patrimônio histórico-cultural para o desenvolvimento econômico da cidade e de todo o Maciço de Baturité. Várias apresentações culturais também marcaram o primeiro dia da Fio Maciço. Os alunos da Escola Risco e Rabisco preparou um cortejo que conta toda a trajetória de Baturité, desde as culturas indígena, até a vinda de Jesuítas para a região. Além do reforço a história da cidade, muitos negócios e experiências empreendedoras devem acontecer durante todos os dias da Feira. Os empresários da região tem a oportunidade de expor seus produtos e serviços nos estandes do evento e também no desfile de marcas que acontecem durante todos os dias. Para Esaú Alves, gerente geral do Banco do Nordeste em Baturité, a Fio Maciço, em todas as suas edições, é uma grande oportunidade para criação de novos negócios na região. “Acreditamos no potencial dessa Feira. Acreditamos que é um momento em que o Banco, juntamente com o Sebrae, conseguimos identificar muitas oportunidades de negócio. O Sebrae como parceiro histórico do Banco do Nordeste vem nos ajudando a trilhar esse caminho de desenvolvimento que é gerar emprego e renda para a região”. Os eventos da Fio Maciço 2019 seguem até o dia 23 de novembro em vários pontos da cidade. Confira a programação completa e participe!
A Economia Criativa é um conjunto de opções de mercado que utilizam da criatividade, do capital intelectual e da cultura para gerar valor econômico. Há diversos segmentos dentro da Economia Criativa que podem ser explorados pelo empreendedor, dentre eles estão: Patrimônio: Expressões culturais tradicionais e locais culturais. Artes: Artes visuais e cênicas. Mídia: Editoras e mídias impressas, além de materiais audiovisuais. Criações funcionais: Design, novas mídias e serviços criativos. Para quem é MEI (Micro Empreendedor Individual) existem diversos conjuntos de atividade envolvendo economia criativa, como por exemplo: Artesão(ã) em Cerâmica, Bordadeiro(a), Fotógrafo(a) e muitas outras opções! Se você deseja sanar todas as suas dúvidas sobre Economia Criativa, faça o download da cartilha que reúne tudo o que você precisa saber sobre a questão! Acesse o link para baixar o arquivo:
Em 02 de agosto deste ano, o Diário Oficial da União anunciou a inclusão da categoria Motorista de Aplicativo Independente para profissionais que utilizam aplicativos como Uber, 99 App ou Urban para geração de renda. Estes motoristas que chegam a faturar até R$ 81 mil por ano podem formalizar sua atividade como Microempreendedores Individuais (MEI) e aproveitar muitos benefícios, inclusive previdenciários. Confira abaixo quais sãos os benefícios, as responsabilidades e como formalizar sua atividade como motorista de aplicativo independente! Conheça os benefícios Ao se registrar-se como MEI, o motorista de aplicativo garante benefícios importantes. Conheça: Auxílio-reclusão, desde o primeiro dia de serviço; Aluguel de máquinas de cartão de crédito com empresas do ramo; Aposentadoria por idade, desde que tenha 15 anos de serviço prestado, respeitando o limite mínimo de cada sexo; Criação do CNPJ, que facilita na abertura de conta bancária e utilização dos serviços; Emissão de notas fiscais e empréstimos com juros mais baixos Pensão em caso de óbito para dependentes, caso esteja com o pagamento regularizado; Salário maternidade, com 10 meses de contribuição. Além desses, há benefícios para os motoristas de aplicativo com 1 ano de contribuição que passam a ter direito a: Auxílio doença; Aposentadoria por invalidez. Deveres do motorista Uma das etapas para se formalizar como MEI, é a realização anual de declaração no Simples Nacional (DASN), que atua diretamente na conversão de contribuição tributária para previdência do INSS, que dependendo da atividade exercida, cobra um valor fixo e contribui na isenção de tributos federais. Além da declaração, fica também a cargo do motorista de aplicativo o pagamento de uma taxa de R$ 54,90 ao mês, a emissão de notas fiscais para pessoas jurídicas, o controle de faturamento mensal e o recolhimento obrigatório de taxas. Como ser um MEI Confira os passos para ser um microempreendedor individual: 1. Inicialmente, deve ser feito o cadastro na plataforma Brasil Cidadão. Esta plataforma do Governo Federal, contribui na simplificação de diversos serviços à população em um cadastro único. 2. Em seguida, deve acessar o Portal do Empreendedor, onde se encontra todos os passos e documentação necessária para a formalização dos motoristas de aplicativo, além de dados já colhidos no Brasil Cidadão. Para entender mais, confira o Guia Definitivo do MEI que preparamos para você! Clique aqui para acessar. :D 3. O próximo passo para motoristas de aplicativos se formalizarem é a regularização de documentos e procedimentos necessários no órgão regulador de trânsito urbano do seu município. Se você é um motorista de aplicativo, em Fortaleza, confira a lista das 11 empresas vinculadas ao órgão municipal. São elas: Bella Driver Canário Brasil Moob OP – (Os Paulos) Servos Taxi Tuber Turner Uber Urban Uni4 99 App Para facilitar este processo, seguem algumas sugestões de órgãos e agências que prestam este serviço regulador: ETUFOREndereço: Av. dos Expedicionários, 5677 - Montese, Fortaleza - CE, 60410-411Horário: De segunda a sexta-feira, de 8h às 16h30Telefone: (85) 3101-3090 VAPT VUPT MESSEJANAEndereço: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408 - Messejana, Fortaleza - CE, 60842-021Horário: De segunda a sexta-feira, de 8h às 17h00Telefone: (85) 3218-5200 VAPT VUPT ANTÔNIO BEZERRAEndereço: R. Demétrio Menezes, 3750 - Antônio Bezerra, Fortaleza - CE, 60356-550Horário: De segunda a sexta-feira, de 8h às 17h00Telefone: (85) 3207-1500 Vale destacar que é imprescindível a apresentação da CNH regularizada, além de conter a observação de estar exercendo atividade remunerada e também com o CLRV do carro atualizado. Esses documentos são necessários para o agendamento da vistoria do veículo e emissão do boleto de pagamento, referente ao serviço e apresentar no dia da vistoria o comprovante físico de pagamento veículo. 4. Por final, deve ser feito o registro na Secretaria de Finanças. Após criado o MEI, o titular deve ir à Secretaria de Finanças de seu município, acompanhado dos seguintes documentos: RG CPF Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (impresso através do Portal do Empreendedor) Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral do CNPJ (impresso através do site da Receita Federal) Comprovante de endereço do titular do MEI, para que seja feito o registro da atividade localmente. Dica: O motorista empreendedor deve consultar se é necessário mais algum documento da própria SEFIN em seu município para regularizar sua função. Os motoristas em Fortaleza, devem ser preencher os formulários de Cadastro Único, que podem ser preenchidos presencialmente na SEFIN ou obtidos online, seguindo o seguinte caminho: Acesse a aba serviços, em seguida a de formulários e, por fim, clique em Cadastro Único, onde se encontram as fichas cadastrais a serem preenchidas, impressas e entregues juntamente com os outros documentos. Isso habilita o novo empreendedor a emitir a nota fiscal como MEI. Em todo o seu processo de formalização como motorista de aplicativo independente, conte com a orientação do Sebrae no Ceará. Clique em um dos banners abaixo que melhor se encaixa com o seu perfil para atendimento! :D
No terceiro dia da Fenaiva 2019 ocorreu o encerramento do Seminário de Inovação com a palestra magna de Geraldo Rufino, ex-catador de latinhas, sobre o Poder da Positividade. Geraldo atualmente é empreendedor no ramo automobilístico e compartilhou com os participantes insights sobre o desafio de empreender e de ser um profissional do mundo moderno, reforçando que a positividade está relacionada à empatia que temos pelas pessoas e ao modo como lidamos com os problemas, transformando-os em oportunidades. A palestra Construindo Novos Modelos de Negócios, realizada no espaço Sebraelab, apresentou a importância de criar soluções para problemas de clientes a partir de modelos de negócios com foco na inovação e criatividade. As estudantes de Logística, Yanka de Fátima e Samara Cardoso, contam que participar de palestras como essa na Fenaiva permitem enxergar na prática o que aprendem no seu ensino a ponto de descobrirem que empresas internacionalmente conhecidas surgiram a partir da construção desse novo modelo de negócios e que a logística, para essas empresas, é um ponto crucial. Conectar pessoas e soluções foi um dos pilares da Fenaiva 2019 e no Espaço da Conectividade algumas empresas puderam apresentar seus negócios. Cleivan Portela é representante da startup Quem tá indo?, um aplicativo colaborativo para caronas e envio de encomendas, que estabelece a conectividade fazendo com que pessoas se encontrem atendendo suas diversas necessidades. O propósito é promover uma maior mobilidade, principalmente entre cidades menores, lojas virtuais, etc. Uma outra vantagem é que o motorista já pode deixar pré-determinado o valor que será cobrado e a ideia ainda assume um papel sustentável, ajudando a reduzir o uso de meios de transporte que causam danos ao meio ambiente. Os ganhadores foram: Adriano Batista (1º lugar), Thommas Olavo (2º lugar) e Teresa Martins (3º lugar).