ac am rr pa ap ma pi ce rn pb pe al se ba to mt ro ms go df mg es rj sp pr sc rs
  • RSRio Grande do Sul
  • SCSanta Catarina
  • PRParaná
  • SPSão Paulo
  • MSMato Grosso do Sul
  • RJRio de Janeiro
  • ESEspírito Santo
  • MGMinas Gerais
  • GOGoiás
  • DFDistrito Federal
  • BABahia
  • MTMato Grosso
  • RORondônia
  • ACAcre
  • AMAmazonas
  • RRRoraima
  • PAPará
  • APAmapá
  • MAMaranhão
  • TOTocantins
  • SESergipe
  • ALAlagoas
  • PEPernambuco
  • PBParaíba
  • RNRio Grande do Norte
  • CECeará
  • PIPiauí
menu Sebrae

Cursos e Eventos

Cursos e Eventos presenciais

Confira a programação do Sebrae no seu estado e inscreva-se já.

Cursos Online

Matricule-se nos cursos online 100% gratuitos e estude sem sair de casa.

Mercado e Vendas
Comportamento do consumidor: como adaptar o seu negócio
Entender o comportamento do consumidor e como adaptar o negócio podem garantir destaque diante dos concorrentes.

Comportamento

O comportamento do consumidor segue em mudança influenciando diretamente seus interesses, decisões de compra e relação com a marca. Pensando nisso, identificar algumas de suas tendências e o que fazer para se adaptar podem ser estratégias para expandir o seu negócio.

Comportamento do consumidor diante dos antigos padrões

Novos contextos estão sendo criados a partir da mudança de comportamento do consumidor. Segundo Luciana Stein, Pesquisadora da TrendWatching para a América Latina, o seu trabalho de monitoramento nota evidências de “estilos de vida mais complexos, diversos e difíceis de enquadrar em uma categoria”.

Mudanças no gênero de roupas e modelos, quebra de ideologias machistas e hábitos de consumo sustentável podem ser exemplos destas evidências. O oferecimento de apoio ao consumidor na construção desses novos contextos de vida em vez de pré-determiná-lo pode ser um bom caminho para o sucesso do seu negócio.

A busca pela transparência

As mudanças no cenário social contribuem para que o comportamento do consumidor seja de maior envolvimento emocional com o mercado e denuncie o que é tido como tóxico a sociedade. Assim, passa a ter mais interesse nas motivações, valores, processos e pessoas por trás do que os negócios oferecem. Mais que antes, atuar com transparência pode atrair e aproximar o consumidor.

Consumir com consciência

Uma pesquisa da Ford sobre tendências do consumidor mostra que uma parcela de 68% está preocupada com o atual sofrimento do mundo e 81% com a crescente diferença entre ricos e pobres. Essa percepção pode estimulá-lo à moderação e evitar o consumo ostentação. Adaptar-se promovendo serviços e produtos positivos a natureza e ações beneficentes podem ser diferenciais do seu negócio.

Se você busca entender mais sobre o comportamento do consumidor e como adaptar o seu negócio a essas mudanças, que tal que tal falar com um de nossos especialistas? Você poderá tirar suas dúvidas e aprimorar o seu empreendimento.

Mais Informações

Central de Atendimento Sebrae

Nossos consultores estão à disposição para lhe orientar na Agência de Atendimento do Sebrae mais próxima ou por meio do telefone 0800 570 0800, ligue gratuitamente até de celular.

Atendimento Online

O portal Sebrae possui um time de especialistas prontos para conversar com você em tempo real. Basta se cadastrar, clicar em “Fale com um especialista” e escolher um assunto que mais se enquadre à sua necessidade. Você ainda pode escolher como quer ser atendido, sendo possível:
1 - Atendimento online via Chat no horário de 08:30h às 12:00h e 14:00h às 18:00h.
2 - Via preenchimento de formulário (você pergunta e a resposta vai para o seu E-mail).


O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Converse online com o Sebrae

Tire suas dúvidas em tempo real e receba dicas sobre os seus negócios
diretamente dos nossos especialistas em pequenas e microempresas.
Um serviço sem custos para você.

Converse agora