Pular para o conteúdo principal
Inovação | SUSTENTABILIDADE

Potencial Solar do DF

Confira como o seu negócio pode se beneficiar com a energia solar.

· 07/12/2020 · Atualizado em 23/12/2020

O Distrito Federal conta com um dos maiores potenciais fotovoltaicos em decorrência de sua localização na região Centro-Oeste do Brasil, que proporciona uma maior incidência anual de energia solar. Estima-se que o recurso solar para o Centro-Oeste é equivalente ao encontrado nas regiões Nordeste e Sudeste, sendo que uma das melhores irradiações do Centro-Oeste e do Brasil se encontra no Distrito Federal.

Estas cartilhas apresentam o resultado do estudo sobre o potencial energético a partir de fontes renováveis de energia do Distrito Federal, realizado pelo Sebrae DF e compõem as publicações do Projeto Brasil Central de Energias Renováveis do Sebrae Nacional. 

Confira o que a energia solar pode fazer pelo seu negócio.

HOSPEDAGEM

Para um meio de hospedagem operar perfeitamente, visando dar conforto aos hóspedes, existem várias funcionalidades que dependem do uso de energia elétrica.

Muitos donos de hotéis têm buscado a geração de energia fotovoltaica como saída para o alto gasto com a conta de luz. Confira as facilidades de financiamentos disponíveis atualmente para o seu negócio de hospedagem e muito mais.

Baixe a cartilha sobre Hospedagem

 

PANIFICAÇÕES

De acordo com o relatório de Sondagem Industrial de 2018, publicado pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), os gastos com energia elétrica aparecem como um dos principais problemas enfrentados pelo setor.

Para manter as finanças equilibradas diante das oscilações do mercado de energia elétrica, é imprescindível adotar medidas para racionalizar o consumo. Confira como o uso da energia do sol pode ajudar a reduzir o valor da conta no fim do mês.

Baixe a cartilha sobre Panificações

 

AGRONEGÓCIOS

Mesmo em momentos de crise econômica, o setor do agronegócio tem conseguido se destacar. A geração de energia solar fotovoltaica é uma grande aliada para garantir mais competitividade, estabilidade e redução de custos às propriedades rurais do DF, uma vez que a energia é responsável por grande parte do investimento na produção rural, que são vinculados à necessidade de irrigação, bombeamento de água, entre outros.

Confira quais são as soluções de uso da energia fotovoltaica para o agronegócio. 

Baixe a cartilha sobre Agronegócios

 

ACADEMIAS

Não é coerente uma empresa na área de saúde e bem-estar deixar de lado a questão da sustentabilidade. É necessário perceber que isso traz para sua empresa, além de um diferencial competitivo, posicionamento no mercado, ganhos econômicos e sinergia entre a equipe e clientes.

Perceba como a sustentabilidade pode ser um diferencial para a sua academia. 

Baixe a cartilha sobre Academias

MINIMERCADOS

No Brasil, os mercados estão entre os que mais consomem energia no segmento varejo, já que, além de computadores, iluminação e ar condicionado, vendem produtos refrigerados, que demandam muita energia.

Entenda como a energia elétrica tem um papel importante na estrutura de custos dos mercados e quais as soluções existentes para ampliar a competitividade em estabelecimentos pouco eficientes.

Baixe a cartilha sobre Minimercados

ESCOLAS

Pare para pensar: não é coerente uma empresa na área de educação deixar de lado a questão da sustentabilidade. É necessário perceber que isso traz para a empresa, além de um diferencial competitivo, posicionamento no mercado, ganhos econômicos e sinergia entre a equipe, clientes e alunos.

A tecnologia fotovoltaica, unida ao processo pedagógico, serve literalmente para educar as crianças e ensiná-las o caminho certo do que será necessário para que elas criem um mundo mais sustentável.

Baixe a cartilha sobre Escolas

VAREJO

Hoje, o varejo sustentável é um caminho sem volta para qualquer empresa que pretenda continuar progredindo em um mercado cada vez mais dominado pelas novas gerações de clientes e padrões de comportamento.

Práticas mais sustentáveis no varejo podem ser vantajosas, rentáveis e ainda ajudar a alavancar a reputação empresarial.

Baixe a cartilha sobre Varejo

ALIMENTAÇÃO

De acordo com pesquisa da associação brasileira de bares e restaurantes (abrasel), restaurantes tem um custo médio de 10% a 15% nas contas de luz. Há mais ou menos uma década, esse custo era de 9%. Com o maior custo das contas de luz devido às bandeiras tarifárias na ausência de chuvas, muitos bares e restaurantes fecham as suas portas quando as contas de luz aumentam”.

Assim, o segmento gastronômico, diante de mais uma pressão de custos, precisa criar alternativas para abrandar os inevitáveis prejuízos. O maior desafio é reduzir as contas de luz mensais sem colocar em risco a saúde do cliente. Desde a geração da própria eletricidade, passando por mecanismos de controle e monitoramento de recursos, o rol de possibilidades para conter o impacto do custo da energia é amplo e pode ajudar a vencer o desafio da eficiência

Baixe a cartilha sobre Alimentação

CONSTRUÇÃO

A construção civil é fundamental para o desenvolvimento do país, sendo apontada como um dos principais fatores que impulsionam o crescimento econômico do Brasil.

No entanto, é uma das áreas de maior impacto socioambiental negativo. Um dos grandes desafios corporativos da atualidade é modelar negócios mais sustentáveis, ou seja, que sejam vantajosos para todos: empresa, meio ambiente e sociedade!

Baixe a cartilha sobre Construção

MADEIRA

O caminho da sustentabilidade não tem volta. Em breve, as marcenarias que não tiverem como comprovar a origem da matéria-prima do seu mobiliário vão ter cada vez mais dificuldade na comercialização de seus produtos, perdendo mercado para aquelas que investem em sustentabilidade.

A construção civil já vem adotando medidas para construir com práticas cada vez mais corretas do ponto de vista ecológico. Como consequência, demanda em seus projetos especificações de móveis projetados e executados de acordo com as diretrizes do ecodesign, envolvendo diretamente a marcenaria.

Baixe a cartilha sobre Madeira

 

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora