Obtenha informações para subsidiar sua tomada de decisão quanto a solicitar Crédito.

Serviços Financeiros compreendem um conjunto de produtos e serviços disponibilizados pelo mercado financeiro - bancos e outras instituições - para pessoas e empresas, que vai além da oferta de empréstimos e financiamentos.
O Sebrae não é uma instituição financeira, portanto não empresta recurso, mas realiza parcerias e intercede junto as Instituições Financeiras Oficiais para facilitar o acesso das MPE's aos produtos e serviços financeiros.
Confira aqui informações sobre acesso ao crédito, relacionamento com as instituições e as principais linhas de financiamento para seu negócio.
Para que as chances de aprovação de crédito de uma empresa sejam maiores, é necessário ter um histórico positivo e um bom relacionamento nas instituições financeiras.
Calcule a necessidade de crédito da empresa, opte por linhas e limites compatíveis com a sua realidade, compare as condições oferecidas e aplique o recurso para o motivo solicitado.
Verifique qual a real taxa de juros do empréstimo
Custo efetivo total (CET) é a taxa que corresponde a todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito. Engloba não só a taxa de juros, mas também de tarifas , tributos, seguros, e outras despesas cobradas do cliente. Compare o CET de várias instituições financeiras para um crédito de mesmo valor e preazo antes da contratação.
Solicite seu cadastro positivo
O cadastro positivo é o histórico de pagamentos (contas pagas ou não) da sua empresa. Ao manter as contas em dia, sua empresa pode obter melhor avaliação de risco, condições de financiamentos mais adequadas, taxas e prazos mais favoráveis com seus fornecedores.
Conheça as modalidades de crédito disponíveis e saiba o que os bancos analisam na hora de conceder crédito.
1. Capacidade de pagamento
Demonstrações financeiras: fluxos e projeções de caixa, para verificar se a empresa tem capacidade de honrar os comprosmissos financeiros assumidos. Registros contábeis de faturamento incompleto prejudicam a análise de capacidade de pagamento.
2. Caráter
O histórico do cliente como tomador de crédito: o proponenete foi pontual no pagamento de suas dívidas no passado? Consulta ao Sistema de Informações do Banco Central sobre ocorrências registradas em órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC, Cadin) e cartórios contra empresa, sócios e avalistas.
3. Capital
Índices de liquidez da empresa lucratividade, rentabilidade e reservas suficientes para arcar com compromissos. Demonstrativos contábeis que não refletem com fidelidade a estrutura de capital da empresa diminuem a chance de obter crédito compatível com a sua necessidade.
4. Garantias
São exigidas garantias nas operações de crédito em mais de 100% do valor financiado e, de preferência, que sejam fácei de ser executadas. As garantias podem ser pessoais e/ou reais. Verifique as condições no banco onde solicitar crédito.
5. Conjuntura econômica
O ambiente empresarial, aspectos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos podem afetar a empresa que está pleiteando o crédito contra empresa, sócios e avalistas.
Desvantagens de vender fiado
- Manter os maus clientes.
- Deixar de vender a quem pagaria à vista.
- Fidelizar cliente que não crescerá no relacionamento com o negócio.
- Dispêndio de tempo para controlar e cobrar.
- Não receber.
- Falta de dinheiro para repor estoque ou pagar despesas.
- Gerar cultura de que você sempre vende fiado.
- Desgaste e discussões perante outros clientes.
Cortando o Fiado
- Avalie qual o percentual de clientes que comrpam fiado e quanto representa do faturamento.
- Procure verificar o perfil dos clientes. Eles pagam à vista em outros locais?
- Verifique a utilização de cartão de crédito como opção.
- Informe, com pelo menos 60 dias de antecedência, que deixará de aceitar fiado. Converse com os clientes explicando seus motivos e fixe um cartaz visível.
- Produre atrair seu consumidor por outros motivos, outros atrativos.
Foi um prazer te ajudar :)