this is an h1

this is an h2

Finanças | CRÉDITO
É o momento de solicitar crédito para sua empresa?

Obtenha informações para subsidiar sua tomada de decisão quanto a solicitar crédito ou outros serviços financeiros para sua empresa

· 16/10/2014 · Atualizado em 18/11/2021
Imagem de destaque

Os serviços financeiros, compreendem um conjunto de produtos e serviços disponibilizados pelo mercado financeiro, como bancos e outras instituições. Tanto pessoas, como empresas, podem usufruir desses serviços, alguns exemplos são os empréstimos e financiamentos.

Apesar do Sebrae não ser uma instituição financeira, ou seja, não emprestar recursos, algumas parcerias são realizadas com instituições financeiras para facilitar o acesso das MPEs a esses produtos.

Pensando nisso, trouxemos alguns pontos que você deve avaliar na hora de buscar seu crédito para empresa e quais questões sobre o seu negócio são analisadas.

Avalie a necessidade

Calcule a necessidade de crédito da empresa, opte por linhas e limites compatíveis com a sua realidade, compare as condições oferecidas e aplique o recurso para o motivo solicitado. Algumas questões antes de solicitar o crédito para sua empresa:

Verifique qual a real taxa de juros do empréstimo

Custo efetivo total (CET) é a taxa que corresponde a todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito. Engloba não só a taxa de juros, mas também de tarifas , tributos, seguros, e outras despesas cobradas do cliente. Compare o CET de várias instituições financeiras para um crédito de mesmo valor e prazo antes da contratação.

Solicite seu cadastro positivo

O cadastro positivo é o histórico de pagamentos (contas pagas ou não) da sua empresa. Ao manter as contas em dia, sua empresa pode obter melhor avaliação de risco, condições de financiamentos mais adequadas, taxas e prazos mais favoráveis com seus fornecedores.

Separamos um vídeo que pode te ajudar a avaliar melhor a real necessidade de solicitação de crédito para sua empresa. Além de explicar o funcionamento da situação.

Critérios analisados

Chegou o momento de entender o que os bancos analisam na hora de conceder crédito para empresas. Dessa forma, no caso de realizar uma solicitação, você consegue se preparar para aumentar suas chances de uma resposta positiva.

1 - Capacidade de pagamento

Demonstrações financeiras: fluxos e projeções de caixa, para verificar se a empresa tem capacidade de honrar os compromissos financeiros assumidos. Registros contábeis de faturamento incompleto prejudicam a análise de capacidade de pagamento.

2 - Histórico

O histórico do cliente como tomador de crédito: o proponente foi pontual no pagamento de suas dívidas no passado? Consulta ao Sistema de Informações do Banco Central sobre ocorrências registradas em órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC, Cadin) e cartórios contra empresas, sócios e avalistas.

3 - Capital

Índices de liquidez da empresa, lucratividade, rentabilidade e reservas suficientes para arcar com compromissos. Demonstrativos contábeis que não refletem com fidelidade a estrutura de capital da empresa diminuem a chance de obter crédito compatível com a sua necessidade.

4 - Garantias

São exigidas garantias nas operações de crédito em mais de 100% do valor financiado e, de preferência, que sejam fáceis de serem executadas. As garantias podem ser pessoais e/ou reais. Verifique as condições no banco onde solicitar crédito.

5 - Conjuntura econômica

O ambiente empresarial, aspectos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos podem afetar a empresa que está pleiteando o crédito contra empresa, sócios e avalistas.

Opções disponíveis

A solicitação de crédito para empresa também pode ter suas variações de acordo com cada modalidade. As principais são: crédito para capital de giro, crédito para investimento misto e crédito para investimento fixo.

Para saber especificamente sobre as principais linhas de crédito disponíveis por instituição você pode clicar no arquivo abaixo. Nele, você terá acesso a uma cartilha completa de créditos para empresas disponíveis para cada região do país.

Quer estar bem informado sobre crédito para empresas? Temos o curso “Acesso a crédito” que é ideal para quem quer se aprofundar no assunto e entender como funciona a dinâmica do processo.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora