this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo | PLANO DE NEGÓCIOS
Como criar um plano de negócios

Antes de dar entrada na papelada para abrir uma empresa, o empreendedor precisa criar um plano de negócios

· 10/12/2021 · Atualizado em 21/02/2022
Imagem de destaque

Pretende abrir uma empresa e não sabe por onde começar? O Sebrae desenvolveu um roteiro para que você realize o seu sonho e saiba como elaborar um plano de negócios.

Com este roteiro, você fica sabendo como se preparar para o nascimento da sua empresa, seguindo passos para analisar se sua ideia é viável, como estruturá-la e gerenciá-la.

Plano de negócio - o que é e como criar

Se você quer se tornar um empreendedor, precisa saber como elaborar um plano de negócio. Ele deve ser criado antes mesmo de você abrir uma empresa. Se bem elaborado, ele será o retrato fiel do seu empreendimento. Basicamente, o plano de negócios é um documento que descreve os principais objetivos do seu empreendimento. Nele também há todos os passos que você deve dar para alcançar o objetivo final que é: ser bem sucedido

O primeiro passo está em conhecer mais um pouco sobre o seu ramo de atividade e definir seus produtos ou serviços.

Estes aspectos devem estar inclusos no plano de negócios, juntamente com as seguintes afirmações:

  • O que é o negócio?
  • Qual é a sua missão?
  • Qual é o perfil da sua empresa?
  • Produtos e serviços que irá executar
  • Segmento de clientes
  • Localização
  • Investimento inicial
  • Indicadores financeiros
  • Tributação

Para que você faça um bom planejamento, é importante seguir algumas dicas e acompanhar as tendências de mercado. Por isso, separamos um material exclusivo para quem deseja fazer um plano de negócio acessível e viável.

É importante saber também sobre os investimentos necessários para abrir uma empresa. Temos uma ferramenta chamada Simulador de Negócios, que orienta você, futuro empreendedor, sobre o valor que deve investir no seu negócio.

Outra ferramenta que pode te auxiliar a entender se sua empresa é viável economicamente é o Viabilidade Financeira.  Com ela, você faz estimativas e tem uma simulação da futura situação financeira do seu negócio.

Lembre-se de deixar o seu plano de negócios bem estruturado para que, num eventual imprevisto, os erros sejam identificados no papel e não diretamente no mercado, quando a empresa estiver já estabilizada.

Para inovar no seu plano de negócios, o PNBox é uma alternativa para deixá-lo digital e online. A ferramenta oferece relatórios relacionados ao tema que você escolheu e te deixa pronto para elaborar o seu plano da melhor maneira.

Além dela, para aqueles que gostam de um acompanhamento, o Bootcamp pode auxiliar a compreender a melhor forma de vender suas ideias.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora