this is an h1

this is an h2

Finanças | CONTABILIDADE
Conheça mais sobre o papel do contador

Confira o que faz o contador para manter a empresa dentro da lei assim como colaborar para o sucesso da empresa

· 07/01/2022 · Atualizado em 17/01/2022
Imagem de destaque

Mais que um simples consultor de negócios, o contador é um profissional fundamental na vida de empresários e empreendedores. Ele é o responsável por manter todos os trâmites legais da empresa dentro dos conformes, ou seja, em dia.

Ele também é um profissional fundamental para o desenvolvimento e crescimento da empresa, pois sabe funções estratégicas que podem colaborar para o sucesso do negócio.

Mas, o que faz um contador?

Formado em Ciências Contábeis, o contador é o profissional habilitado para cuidar da parte financeira de pessoas físicas e jurídicas. Se for credenciado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), ele pode atuar diretamente com gestão empresarial, auditorias, perícia, controladoria e quaisquer órgãos financeiros. Confira o que ele pode fazer abaixo:

Auxilia na Abertura de Empresas

Na hora de abrir um negócio, o contador é o primeiro a orientar o empreendedor sobre os trâmites de legislação municipal, estadual e federal. Tudo isso para que não haja erros, cobranças indevidas e para que sua empresa fique dentro da lei.

É função do profissional de contabilidade, por exemplo, indicar a natureza jurídica que mais combina com o tipo de empresa que você quer abrir, assim como como o regime de tributação mais adequado para o seu segmento e também orientar sobre as alíquotas de imposto.

Escrituração Contábil

No setor empresarial, o contador é o responsável pela saúde financeira e geralmente cabe a ele liberar os demonstrativos de resultados, faturamentos, balanço financeiro e até guia de pagamentos de colaboradores e funcionários e guias de impostos como ISS e ICMS.

Obrigações Acessórias

Faz parte da função do contador, por exemplo, preencher as obrigações acessórias que condizem à tributação da sua empresa como:

  • DEFIS - Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais;
  • DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional;
  • DCTF - Declaração de Débitos Tributários Federais;
  • DIRF - Declaração do Imposto Retido na Fonte;
  • RAIS - Relação Anual de Informações Sociais;
  • Outros.

Assessoria Trabalhista

Também é do serviço de contabilidade atender às demandas trabalhistas de um empreendimento. Isso inclui cálculos de pró-labore de sócios e colaboradores externos, guias do INSS, FGTS e IRRF, relatórios do Fisco trabalhista e, também, a parte de folha de pagamento de funcionários. 

O contador também pode organizar toda documentação admissional e demissional de colaboradores assim como o preenchimento do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Certidões Negativas

Se sua empresa resolver participar de uma licitação ou pegar um empréstimo bancário, por exemplo, é importante ter a certidão negativa de débitos, ou seja, um documento que comprove que seu negócio não tem dívidas acumuladas.

Geralmente é fácil emitir, porém, se você tem um contador aliado, pode pedir que ele encaminhará.

Encerramento de Empresa

Se você precisar encerrar uma empresa para começar outra, terá de cumprir uma série de etapas burocráticas para não deixar pendências passadas. Essa função também pode ser designada por um profissional de contabilidade.

Toda empresa precisa ter um contador?

Sim. Exceto o Microempreendedor Individual (MEI), toda empresa que possui Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é obrigada a ter um contador. Como dissemos acima, é a partir do serviço de contabilidade que o profissional irá acompanhar todos os procedimentos legais que a empresa precisa, desde a abertura até às demandas rotineiras.

O sistema tributário do nosso país é muito complexo e exige alguns conhecimentos específicos. Tudo isso é para que sua empresa caminhe ao lado da lei e, principalmente, tenha a parte contábil em dia. 

Mas lembre-se, é preciso ter um profissional que você confie e que atenda essas normativas. Além de evitar dor de cabeça, você poderá se dedicar às responsabilidades de gestão do seu negócio enquanto tem um profissional especializado cuidando da parte jurídica da sua empresa. 

Por fim, o contador é um profissional fundamental para sua empresa, indicando sempre  o melhor caminho a seguir e participando do crescimento e sucesso do seu negócio.

E se você quer aprender outros conceitos que envolvem finanças, vale a pena conferir o “Dicionário Financeiro” abaixo. Você pode consultá-lo sempre que precisar saber sobre algum termo de gestão financeira.

Tags contador

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora