this is an h1

this is an h2

Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é fundamental para o sucesso do empreendimento

· 09/02/2022 · Atualizado em 21/02/2022
Imagem de destaque

Ter um planejamento estratégico é um dos primeiros passos para o empreendedor se atentar antes de montar um negócio. Basicamente ele funciona como um guia que serve para auxiliar desde a gestão até o sucesso do empreendimento.

Com o planejamento estratégico a empresa consegue ter uma visão ampla de como conseguirá alcançar os objetivos do negócio, sejam eles a curto, médio ou longo prazo.

O que é planejamento estratégico?

Planejar é a ação certeira de uma empresa organizada e eficiente. Por conta disso, as tomadas de decisões, distribuição de recursos e responsabilidade de cada departamento devem estar dentro do planejamento estratégico.

Independente do segmento de atuação e do porte da empresa, o planejamento estratégico é uma ação indispensável para quem administra um negócio. Afinal, não se abre uma empresa sem querer prosperar, e para isso, é preciso se organizar dentro de um plano de ação.

Mas, para que ele seja colocado em prática de maneira coerente, é importante também envolver os departamentos e equipes da empresa. Com todos cooperando e seguindo o planejamento estratégico, as chances de resultados mais assertivos são inevitáveis.

Se você já tem um negócio e deseja superar os desafios do mercado visando ações mais lucrativas, o Sebrae oferece gratuitamente o curso "Aprenda a planejar as estratégias do seu negócio". Nele, você compreenderá como organização é essencial para o sucesso do empreendimento.

Por que fazer um planejamento estratégico?

Porque é importante a gestão ter um olhar além do óbvio, ou seja, se programar e preparar para estar à frente no mercado que, por consequência, é bastante competitivo e necessita de ajustes constantes.

Outro fator que soma com a pergunta acima está em ter mais clareza sobre quais caminhos trilhar para conquistar os objetivos pretendidos que você listou antes de abrir o seu negócio.

Não deixe de ter uma comunicação transparente com sua equipe, a mantenha informada sobre os valores e metas a serem alcançadas e que estão incluídas no planejamento estratégico. 

Não esqueça de elencar responsabilidades entre todos, e também, recompensá-los. Quando todos se sentem importantes dentro de suas funções, os resultados chegam mais rápido.

O Sebrae oferece o curso "Planejamento para fazer acontecer", que dá suporte ao empreendedor que deseja aprender quais ferramentas usar na hora de elaborar o planejamento estratégico da sua empresa. 

Agora , é hora de colocar em prática e estruturar os caminhos para sua empresa obter os melhores resultados.

Se ainda precisar, procure por uma Consultoria Planejamento Empresarial do Sebrae. Com ela, você terá todo o respaldo que precisa para construir metas e indicadores mais assertivos do seu negócio. Além disso, temos mentorias para pequenos empreendimentos dentro do Sebrae Orienta que facilitarão sua gestão empresarial.

Lembre-se que planejar vai muito além do papel e tudo que estiver documentado deve ser um norte para a gestão executar ao longo do trajeto.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

This Content Component encountered an error