this is an h1

this is an h2

Finanças | CONTROLE FINANCEIRO
Monitore indicadores econômico-financeiros do seu negócio

Os indicadores econômico-financeiros auxiliam a gestão a ter uma visão ampla da saúde financeira do seu negócio

· 14/02/2022 · Atualizado em 16/02/2022
Imagem de destaque

A melhor forma de controlar os indicadores econômico-financeiros do seu empreendimento é monitorando-os. Com um acompanhamento é possível ter uma visão maior do respiro que a empresa tem e precisa, além de ser um fator determinante na hora de tomar decisões mais assertivas.

O que são indicadores econômico-financeiros?

Indicadores econômico-financeiros nada mais são do que uma ferramenta que revela se a gestão está no caminho certo do crescimento da empresa.

Neste relatório é possível ter uma ideia sobre os lucros obtidos, faturamento, impactos gerados e se é possível fazer investimentos, ou seja, ele oferece todas as informações para você obter resultados rentáveis.

É importante toda empresa acompanhar de perto os indicadores econômico-financeiros para evitar imprevistos num momento de crise e ter mais segurança em determinadas situações do cotidiano. 

Confira os indicadores econômico-financeiros mais comuns

Faturamento

Como reforçamos acima, o faturamento está entre os principais indicadores econômico-financeiros que devem ser monitorados de perto pela gestão empresarial. Afinal, é através do faturamento que conseguimos avaliar se o negócio está conseguindo gerar caixa e cobrir seus custos.  

Deve-se considerar a soma de todos os valores de vendas do serviço oferecido e pode ser feito por um panorama mensal ou anual. Não se esqueçam que o faturamento só deverá ser computado no momento que houver recebimento no caixa.

Para calcular o faturamento você precisa entender que há dois tipos para serem analisados:

  • Faturamento bruto (preço de venda x quantidade vendida);
  • Faturamento líquido (faturamento bruto - deduções de venda - impostos).

Necessidade de Capital de Giro

A Necessidade de Capital de Giro (NCG) é um cálculo que entra dentro dos indicadores econômico-financeiros e avalia o valor que a empresa precisa ter em caixa para sua manutenção. Através desse indicador, é possível saber se o departamento financeiro irá garantir a empresa caso haja algum imprevisto como uma inadimplência ou atraso de pagamentos.

Para calcular o NCG você precisa somar o estoque + contas a receber - contas a pagar.

Margem de lucro

A margem de lucro dita os custos totais do produto ou serviço que a empresa faz, definindo os lucros finais que ela terá sobre cada venda. Para obter uma margem de lucro, é importante formar preços em cada produto oferecido.

Já para calcular, tanto a versão bruta quanto líquida, é preciso juntar a margem bruta = lucro bruto dividido pela receita líquida e multiplicar por 100. E na margem líquida, o cálculo é feito da seguinte forma: margem líquida = lucro líquido / receita líquida x 100.

Fluxo de caixa

Dentro dos indicadores econômico-financeiros, o fluxo de caixa determina o dinheiro que entra e sai do negócio. Todas as operações, financiamentos e investimentos devem estar incluídos nesse indicador. Seu cálculo é feito a partir de:

Fluxo de caixa = Lucro líquido + amortização - variação do capital de giro - despesas

Para aprender mais sobre fluxo de caixa, você pode conferir o curso “Fluxo de caixa para pessoa juridica”.

Os indicadores econômico-financeiros possibilitam o alcance dos objetivos estratégicos da sua empresa. Acesse nossa "Consultoria Indicadores Econômico-Financeirospara aprender a ter um bom controle deles e saber como interpretá-los.

Separamos alguns conteúdos para você aprender mais sobre finanças. O primeiro é guia completo de gestão financeira para o empresário que está em desenvolvimento.

Além dele, colocamos à sua disposição, planilhas para você começar a se organizar financeiramente na sua empresa. Uma vai te auxiliar no controle de fluxo de caixa e outra para o controle de faturamento. Para fazer o download é só clicar nos arquivos abaixo.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora