this is an h1

this is an h2

Mercado e Vendas | FRANQUIA
Saiba mais sobre franquias

Veja como funciona o sistema de franquias

· 08/10/2021 · Atualizado em 12/11/2021
Imagem de destaque

Se você quer empreender e não tem nenhuma ideia de negócio, já pensou em adquirir uma franquia? Se você tem dinheiro investido e quer abrir ou ampliar um negócio, a franquia pode ser uma excelente opção.

  Mas, o que é franquia?

Basicamente, a franquia é um modelo de negócio pronto, cuja gestão delimita um valor baseado na venda de licença de uso a um comprador, ou seja, o franqueado.

Ela faz parte de uma estratégia de mercado para aqueles que desejam iniciar um novo negócio/projeto já com uma base sólida e com know-how garantido.

O proprietário de uma marca, produto ou até de um conceito concede o seu uso a um investidor para que ele possa replicar em outros locais um formato já bem-sucedido e reconhecido do mercado.

  Como abrir uma franquia?

Antes mesmo de se tornar um franqueado, é preciso refletir sobre alguns pontos estratégicos para que você consiga adquirir uma franquia. É preciso:

  • Fazer uma autoanálise, ou seja, ser bem criterioso sobre o que se espera que seja o negócio;
  • Escolher muito bem o perfil do negócio que você quer investir, ou seja, dispense os modismos e pense no macro;
  • Saber se o valor do investimento disponível é suficiente para os primeiros meses de franqueado;
  • Saber tudo sobre a franqueadora. Aqui vale ir visitar as lojas e bater um papo com os franqueados da rede;
  • Escolher um ponto comercial que permita uma boa exposição da marca;
  • Analisar a concorrência com maestria, ou seja, é preciso ver os possíveis negócios semelhantes ao seu segmento ao redor do ponto escolhido;
  • Entender o seu papel de franqueado, ou seja, saber que existe uma regra a ser seguida e você deve atuar conforme está no contrato.

Para esclarecer um pouco mais sobre o passo a passo de ser um franqueado, separamos abaixo um infográfico com passos para adquirir uma franquia e tirar todas as dúvidas.

  Como funciona o modelo de franquias?

As franquias estão cada vez mais presentes no mundo dos negócios porque apresentam resultados concretos para o investidor. Caso queira se aprofundar mais, temos um curso gratuito exclusivo que pode te ajudar a saber Como funciona uma franquia.

Em sua funcionalidade, ela só pode existir se houver uma relação mútua entre as duas partes, ou seja, a marca e o investidor.

A rede que irá franquear cobra royalties, calculados de acordo com o faturamento bruto da unidade.

Uma das desvantagens que um empreendedor ou investidor tem em relação às franquias está na limitação da autonomia de inovação, ou seja, ele deve obedecer e seguir as regras e normas estipuladas pela rede.

Por outro lado, uma das vantagens é que a franqueadora é a responsável por dar todo suporte necessário aos franqueados, desde serviços operacionais, gestão administrativa, financeira até o setor de divulgação e marketing.

Além disso, abrir uma franquia é vantajoso a quem se interessa justamente por liderar um negócio que já vem pronto, ou seja, já experimentado e com prestígio de mercado.

Conteúdos

Separamos abaixo um e-book completo sobre franquias, que traz dicas de como escolher a franquia certa, as vantagens, os tipos e entre outras informações ideais para quem quer ser um franqueado.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora