Empreendedorismo
Serviço de Beleza do Sebrae MS
Estratégias para enfrentar a Pandemia do COVID-19 no segmento de beleza.
  • Dicas
  • E-books
  • Soluções

O Segmento de beleza conta com mais de um milhão de microempresas e microempreendedores individuais formalizados dentro do universo de pequenos negócios, esse segmento engloba atividades como salões de beleza, centros de estética, esmalterias, barbearias, entre outros. É o segundo segmento que mais formaliza empresas no Mato Grosso do Sul, ficando atrás somente do varejo de roupas e calçados.

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua aparência, por isso mesmo em momentos que se faz necessário economizar é difícil cortar totalmente esses cuidados, isso inclui homens e mulheres de todas as idades e perfis sociais, e essa é a grande vantagem para quem investe nesse mercado.

Em tempos de Pandemia esse também é um mercado muito sensível à crise provocada pelo novo Coronavírus, se você tem medo de perder a clientela durante o isolamento, confira nossas dicas para conseguir manter seus clientes:

Dicas

1- Aproveite o tempo para atualizar os dados de seus clientes 

Crie uma agenda em seu celular com os nomes dos clientes e outras informações tais como: cor do cabelo, o tipo de tratamento que já realizou em seu salão, quais suas preferências de estilo, isso vai ajudar você a conhecer melhor seu cliente.

2- Mantenha o contato com seus clientes aquecido

Mande uma mensagem ao seu cliente e pergunte como ele está cuidando de sua aparência em tempos de isolamento. Se possível, dê dicas do que fazer caso ele não esteja saindo de casa. Se você já estiver retomado suas atividades, ressalte ao cliente que você já está atendendo e informe que você adotou todas as medidas de bio segurança como uso de máscara e atendimento com hora marcada por exemplo. O cliente precisa sentir segurança ao buscar pelo seu serviço.

3- Os canais de contato devem estar sempre atualizados

Publique informações de interesses dos clientes que podem até transbordar para temas de bem estar e saúde por exemplo, além da beleza. Use whatsapp, Tik Tok, Instagram e Facebook, todos gratuitos e de simples uso, que abrangem públicos de diferentes idades. Esse relacionamento com os clientes pode ativar as suas vendas.

4- Reinvente seu espaço 

Mudar um móvel de lugar, colocar alguma decoração que antes não tinha ou até mesmo um vaso com uma planta são investimentos de baixo custo que podem dar uma nova cara para seu espaço. 

5- Repense

Se o seu aluguel está pesando nas despesas no final do mês, pense que pode ser uma boa oportunidade para repensar se é hora de trabalhar em um espaço físico diferente ou com um nicho específico de atividade.

6- Precisa de crédito?

Algumas linhas específicas com condições melhores tem surgido. Compare os juros praticados e o prazo de carência. saiba mais!

7- Faça a organização do estoque

Negocie faturas e revise compras, esse é um momento oportuno para colocar a casa em ordem no ponto de vista de gestão de estoque. Ordene os produtos pelo prazo de validade e identifique os que devem ser usados primeiro, assim você evita desperdícios de produtos que perdem a validade.

8- Revise os contratos de serviços

Diante da suspensão do atendimentos e diminuição no fluxo de clientes alguns serviços devem ser revisados, tais como telefonia, internet, assinatura de revistas, entre outras. Até mesmo os descontos nas vendas à crédito e a débitos devem ser analisados. Dedicar tempo para renegociar pode poupar um bom dinheiro e aliviar o caixa.

9- Legislação

Siga as recomendações da prefeitura de sua cidade e do governo do estado, cada local tem recebido instruções diferentes e o ideal é seguir as recomendações oficiais.

 Conteúdo elaborado pela Gestora da Beleza do Sebrae MS - Renata Verissimo Maia

E-books

Selecionamos alguns conteúdos que podem te auxíliar na retomada das atividades após a pandemia, confira abaixo:

Orientações para Retomada Segura das Atividades: Beleza

Dicas para os negócios de beleza enfrentarem a crise do coronavírus

Cartilha FAQ Beleza Coronavirus

Impactos da Covid-19 nos pequenos negócios de Beleza - 5ºedição 

Ideias de Negócios

Selecionamos seis ideias de negócios que mais abrem no Estado de Mato Grosso do Sul:

1 – Salão de Beleza

2 – Esmalterias

3 – Serviços de depilação

4 – Centros de estéticas

5 – Barbearias

6 – Loja de cosméticos e perfumaria

Soluções

Precisando de aconselhamento empresarial, conteúdos para auxíliar na gestão de sua empresa ou treinamentos online e gratuitos, escolha abaixo a melhor solução do Sebrae para você e aproveite:

   

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora