O Marketing Digital está dominando o mercado brasileiro e vem ganhando consistência ano a ano. Uma pesquisa recente mostra que 94% das empresas no país escolheram esse tipo de estratégia para o crescimento da marca. A produção de conteúdo é a principal aposta das companhias em suas ações digitais. O que é Marketing Digital? O Marketing Digital é um conjunto de ações e estratégias realizadas em ambiente digital para promover pessoas, marcas, produtos e serviços. Se popularizou à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra e se tornaram mais ativas na sua jornada de consumo. Com autonomia para pesquisar online, comparar preços, entrar em contato com o vendedor no momento que deseja, o consumidor agora é quem tem o poder de escolha e negociação. Cabe às empresas entender quais mecanismos são necessários para chegar nesse cliente no ambiente digital em que está habituado. O Marketing Digital pode incluir diferentes frentes de atuação: Produção de conteúdo E-mail Marketing Site/Blog Redes sociais Dentro de cada uma dessas frentes, há diversas possibilidades de ações estratégicas como inbound marketing, SEO, mídia paga, patrocínio de influenciadores, eventos, novos canais de atendimento (chatbot, whatsapp business etc), otimização de conversão (CRO), entre outros. Antes de escolher a ação, é importante que sua empresa tenha uma visão clara de quem é seu público-alvo e de quais são seus atuais desafios. Assim, você conseguirá enxergar seus principais objetivos e estabelecer as metas para montar o seu planejamento de Marketing Digital. Marketing Digital: desafios e estratégias A pesquisa "Maturidade do Marketing Digital Vendas no Brasil", realizada pelas agências de consultoria Resultados Digitais, Mundo do Marketing e Rock Content, mostra que 67% das organizações consideram que suas estratégias de Marketing Digital são eficientes. Mas ainda há desafios a serem enfrentados. Para 69% das empresas entrevistadas, a principal dificuldade é converter contatos em clientes. Aumentar o tráfego para os canais digitais (57%) e montar uma estratégia de conteúdo (46,4%) também são alguns dos obstáculos na área. No entanto, abdicar das estratégias online é uma opção para apenas 2,7% das empresas. Para superar esses desafios, 73% das empresas estão direcionando seus investimentos de Marketing Digital principalmente para produção de conteúdo. Investir mais em redes sociais, na infraestrutura de blog ou site e mídia paga também são algumas das principais metas das companhias brasileiras. Marketing Digital: alcance global O Marketing Digital também é uma ótima oportunidade para as empresas reforçarem sua marca em nível mundial, já que a internet quebrou barreiras geográficas. Claro que, para isso, é necessário também preocupar-se com a adaptação do idioma do seu conteúdo e das plataformas de comunicação com o seu público. Hoje em dia para ter uma boa presença digital é preciso gerenciar vários canais e ter uma estratégia bem diversificada. E a gente sabe que muitas vezes é você, empresário, que dá conta de tudo isso. Pensando em facilitar a sua vida, o SEBRAE-MT elaborou uma planilha para ajudar a sua empresa a estruturar a estratégia de Marketing Digital. Baixe, planeje e execute! Organize as suas ações e conteúdos de todos os seus canais digitais. Clique aqui. Confira ainda o post 4 estratégias de uso gratuito do Facebook para promover o seu negócio, e anote as dicas que separamos para você brilhar no mundo virtual! 5 vantagens da presença digital para as empresas Em qualquer segmento, ter uma forte presença digital se tornou obrigatória para a maioria das empresas que desejam se manter no mercado. E quem não se preocupa com isso corre um grande risco de ser excluído ou engolido por empresas que já estão na internet. Confira as principais vantagens da sua marca no ambiente digital: Aumenta a visibilidade do negócio Estreita o relacionamento com o cliente Reduz custos Alavanca as vendas Proporciona autoridade no mercado Conheça em detalhes as principais vantagens da presença digital para o seu negócio no infográfico exclusivo do SEBRAE-MT. Não perca mais tempo e comece a adotar medidas para implementar esse conceito! Acesse aqui.
Intraempreendedorismo estimula liderança e inovação Você já ouviu falar do termo intraempreendedorismo? Esse processo ocorre dentro das empresas, contribui para a formação de novos líderes e de uma cultura empreendedora. Neste tipo de ambiente de negócios, o colaborador é incentivado a ser inovador, criativo, persuasivo e ousado. Hoje em dia, o diploma acadêmico e as competências técnicas não são mais suficientes no mercado de trabalho. As empresas devem buscar profissionais que tragam soluções criativas para os seus problemas, sejam proativos e inovadores. Essas características formam um profissional intraempreendedor. Entenda melhor o tema neste post do SEBRAE-MT.
Com o início do ano, todos os planos são renovados. É o momento de avaliar as estratégias do período que passou e traçar novas metas. Os votos de Réveillon para um 2022 próspero e estável também valem para a saúde financeira do seu negócio, e saber como elaborar um planejamento estratégico para sua empresa é fundamental. Nada acontece de maneira milagrosa. É preciso planejar estrategicamente altos e baixos que envolvem o seu mercado - e botar o plano em prática! Estudar e elaborar as ações para um novo ciclo repleto de possibilidades fazem parte de uma visão empreendedora. Confira, neste artigo do SEBRAE-MT, alguns passos importantes que você precisa dar para elaborar um bom planejamento estratégico anual.
A identidade da marca é formada por seus valores e propósitos, além de uma série de aspectos relacionados ao negócio, como logotipo, cores, símbolos, design do produto, estrutura dos serviços etc. O termo branding se refere a todas as ações necessárias para a construção da marca, posicionamento e identidade. Confira neste post do SEBRAE-MT tudo o que a sua empresa precisa saber sobre branding!
Em 2022 o governo lançará o Global Trade Hub, plataforma que proporcionará diversas facilidades para que o empreendedor possa realizar a exportação de seus produtos. Mas você não precisa esperar até lá para preparar sua empresa para a internacionalização. Discutiremos o passo a passo para entrar com o pé direito no mercado externo nesta postagem do Blog SEBRAE-MT.
De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na última década, o estado do Mato Grosso teve o sétimo maior crescimento industrial no país. Só o setor da construção civil teve acréscimo de 0,78% e agora ocupa o 4º lugar em crescimento industrial. Esses números revelam a enorme oportunidade para empresários da região. No geral, o setor industrial do estado subiu oito posições no ranking do Brasil, saindo de 0,87%, em 2008, para 1,45% até 2018, segundo o Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). Um importante indicativo desses números, além de demonstrar uma década de amadurecimento e expansão para a região, é o fato de que neste período ocorreu uma desconcentração da indústria brasileira. Se antes havia uma maior participação da região sudeste no PIB industrial, a última década gerou um aumento para as demais regiões geográficas (Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte). Nesse sentido, o Mato Grosso é um exemplo de protagonismo no setor com crescimento industrial sólido. Acompanhe a leitura deste artigo do SEBRAE-MT e confira dicas de como manter o seu negócio prosperando!
Sítio, Fazenda, Propriedade, Granja, Meu pedacinho de chão, enfim... Não importa como você chama a sua propriedade, se você produz nela e comercializa ela é um negócio, e deve ser administrada como tal. Quer assuntar mais sobre isso? Então escuta o Agrocast aqui. O negócio é o seguinte · Agrocast | Sua propriedade também é uma empresa
De que adianta oferecer descontos em um produto ou serviço que não é de interesse do seu público? Conhecer os diferentes perfis de consumidores é o primeiro passo para entender as necessidades de cada um e direcionar as ações de aproximação, fidelização e prospecção com assertividade. Na estratégia de marketing, o mapeamento dos diferentes perfis de públicos é chamado de criação de personas. A proposta é elaborar ao menos três tipos de perfis. Sua empresa conseguirá mapear as características principais de cada um a partir do banco de dados já existente dos atuais consumidores dos produtos e serviços, e também por meio de pesquisas de mercado e tendências.
Vamos falar um pouco mais sobre os desafios da liderança sustentável e como o gestor pode administrar melhor o seu tempo e da própria equipe. O nosso convidado é o Cesar França, doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco e Professor de Engenharia de Software no Departamento de Computação na mesmo instituição. O negócio é o seguinte · #36 - Bate-papo: Sustentabilidade para Líderes Inovadores
O podcast O Negócio É o Seguinte recebe Rhuan Romagnolli, que é Engenheiro Eletricista Analista do Centro Sebrae de Sustentabilidade. Batemos um papo sobre como a energia fotovoltaica pode fazer a diferença nos empreendimentos e entendemos melhor o retorno financeiro e sustentável dessa tecnologia. Confira! O negócio é o seguinte · #026 - Bate Papo: Energia Solar Fotovoltaica