Empreendedorismo
Consultoria auxilia implantação de Sistema de Gestão da Qualidade
Empresa de Caxambu do Sul conquistou certificação ISO 9001:2015

Melhoria na qualidade do atendimento prestado ao cliente, organização documental da empresa e indicação para certificação da ISO 9001. Esses foram os resultados alcançados pela empresa Despachante de Trânsito Rosa Viana, do município de Caxambu do Sul, no oeste catarinense, com o Programa de Consultoria de Inovação e Tecnologia do Sebrae (Sebraetec).

As consultorias promovem a melhoria de processos, produtos e serviços ou a introdução de inovações nas empresas e nos mercados. O objetivo é fortalecer a capacidade competitiva dos pequenos negócios, estimulando a transferência de tecnologia entre instituições e empresas, para que possam superar limitações e barreiras tecnológicas.

O despachante precisava atualizar seu credenciamento junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC), que tem como exigência a certificação ISO 9001:2015 nos escritórios do Estado. A medida garante o funcionamento das empresas desse segmento e a melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade.

Em busca de adequação para essa obrigação, a empresária Tania Regina Rosa procurou por meio das mídias sociais orientações de como implantar a normatização. “Entrei em contato com a equipe do Sebrae para saber sobre a possibilidade de a entidade prestar auxílio para essa demanda. Prontamente, fui atendida e direcionada sobre os tramites para obter o apoio”, relata.

Tania explica que foi a partir das diretrizes repassadas pelo Sebrae/SC que conheceu o subsídio da entidade destinado às micro e pequenas empresas. “Isso foi de grande importância, pois nos orçamentos que fiz os valores eram superiores à minha possibilidade financeira”, argumenta ao comentar que se sentiu segura em realizar a consultoria por ser uma instituição séria e competente.

“A consultoria foi muito importante para realizarmos a implementação da ISO 9001, pois tínhamos prazo a cumprir e precisávamos da certificação. Recebemos todo o apoio necessário com atenção e profissionalismo na demanda proposta”, avalia a empresária.

Entre as ações implementadas com auxílio das consultorias estão: mural informativo e atualizado, planilhas de controle, pesquisa de satisfação do cliente, elaboração da política da empresa (divulgada por meio de banner) e levantamento da satisfação com fornecedores.

Os principais desafios superados durante o processo de credenciamento e de implementação de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), segundo Tania, estão relacionados ao fato da empresa não utilizar nenhuma ferramenta. “Elaborávamos nosso próprio método de qualidade e tivemos dificuldade para compreender a linguagem da ISO, suas prerrogativas e como administrá-la. Aprendemos com as consultorias muitas novidades, desde organização documental até de relacionamento com o cliente”, enfatiza.

Segundo o consultor credenciado ao Sebrae/SC e executivo de relacionamento com o cliente do Instituto Ânima – que tem como propósito “Transformar o País pela Educação” –, Marlon Leal Marcelino, o apoio da consultoria subsidiada do Sebraetec foi fundamental para continuar o sonho da empresária e chegar até a certificação da norma ISO 9001. “Isso possibilitou aumento de produtividade; adequação dos processos; redução dos custos operacionais; aumento da satisfação do cliente; melhora na imagem junto ao mercado, e consequentemente o aumento dos resultados operacionais”, avalia.

Para Marcelino, a parceria com o Sebrae/SC proporciona inúmeras oportunidades aos pequenos empresários que buscam melhorias para a continuidade da empresa. “Participamos de encontros de negócios, fazendo contatos com os clientes e buscamos entender as reais necessidades, para que o trabalho seja objetivo e com qualidade, alcançando o resultado esperado pelo cliente”, acrescenta.

PROGRAMA

O Sebraetec disponibiliza serviços para adequação à legislação, redução de custos e conquistas de novos mercados, como serviços metrológicos para ensaios e calibrações, prototipagem de produtos, certificações, consultorias, adequação às normas técnicas, design de comunicação para buscar novos clientes, programas de saúde e segurança no trabalho e eficiência energética.

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora