this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Evento debate os caminhos da educação no pós-pandemia
O Encontro Estadual de Educação Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae/SC e irá reunir representantes de mais de 85 municípios catarinenses

Nos dias 14 e 15 de junho, o Sebrae/SC promove o Encontro Estadual de Educação Empreendedora, um evento que irá reunir secretários e gestores de educação dos municípios catarinenses. O evento é promovido pelo Cidade Empreendedora e irão participar representantes dos 87 municípios que fazem parte do Programa. O Encontro Estadual de Educação Empreendedora será realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis, e tem como tema “Os caminhos da educação básica catarinense no pós-pandemia”.

O diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, reforça a relevância da iniciativa. “Com a pandemia da Covid-19, o mundo todo enfrentou uma crise sem precedentes na história recente que impactou diretamente a forma como nos relacionamos com as atividades do nosso dia a dia, incluindo os processos de ensino e aprendizagem. Professores tiveram que reinventar a maneira de ensinar, alunos tiveram que reaprender a estudar. Mas e quais os impactos desses últimos dois anos no futuro dos estudantes catarinenses? Como será o processo de ensino daqui para frente? O que muda? O que precisa ser adaptado? Foi pensando em debater esses questionamentos que criamos a programação desse evento, que busca contribuir com o futuro da educação básica em Santa Catarina”, comenta Luc Pinheiro.

A primeira palestra do evento irá debater os sistemas educacionais em um mundo em transformação, e será ministrada por Anna Penido, diretora do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, com mediação do secretário de educação de Joinville, Diego Calegari Feldhaus.

Depois disso, especialistas em educação empreendedora do Sebrae irão expor quais são as soluções da instituição para a educação básica. “Estimular e buscar soluções inovadoras em prol da educação empreendedora é uma das premissas de atuação do Sebrae. Em todo o país e aqui em Santa Catarina temos uma série de iniciativas que merecem ser compartilhadas para inspirar educadores e para que juntos possamos transformar cada vez mais a realidade de ensino nos municípios catarinenses”, comenta o gerente de desenvolvimento regional do Sebrae/SC, Paulo Cesar Sabbatini Rocha.

Ainda no primeiro dia, o Diretor Executivo em Santa Catarina da Junior Achievement, Evandro Badin, irá ministrar a palestra “Inovação, Desejo e Atitude - como despertar o protagonismo nos jovens. Em seguida, presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada, Antonio Cesar Russi Calegari irá falar sobre as verbas destinadas à educação, com orientações práticas de como os municípios podem acessá-las.

O painel seguinte irá debater a educação no ensino fundamental e como as escolas podem operacionalizar a implementação da Base Nacional Comum Curricular e dos currículos locais a partir das lacunas deixadas pela pandemia. Para encerrar o primeiro dia, os participantes irão debater a educação infantil no pós-pandemia.

Já o segundo dia do Encontro Estadual de Educação Empreendedora será aberto com a palestra da fundadora e diretora do Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Cláudia Maria Costin, que irá falar sobre “Como alcançar a aprendizagem perdida na pandemia”. E o painel de encerramento irá debater os rumos da educação no pós-pandemia, com a presença do Gerente de Cultura Empreendedora do Sebrae Nacional, Jânio Macedo, e representante do MEC, com mediação do secretário estadual de educação de Santa Catarina, Vitor Fungaro Balthazar.

 

Sobre o Programa Cidade Empreendedora

O quarto ciclo do Programa Cidade Empreendedora foi inspirado em cidades humanas, inteligentes e sustentáveis. Ele conta com cinco pilares de ação para que o município organize e impulsione o seu ambiente de negócio: liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora. Além dessa base, que é comum a todos que participam do programa, o município pode escolher entre as mais de 70 soluções disponíveis quais deseja executar, organizadas em 11 verticais estratégicas: Cidade Líder, Cidade Confiável, Cidade Agro, Cidade Mulher, Cidade Comunicativa, Cidade Educadora, Cidade Sustentável, Cidade de Negócios, Cidade Turística, Cidade Criativa e Cidade 4.0.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora