Empreendedorismo
Joinville vai ganhar nova marca visando incremento do setor turístico
Projeto do Sebrae/SC, desenvolvido em parceria com diversas entidades, vai identificar vocações e criar marca visando novo posicionamento do município

Como a cidade de Joinville deseja ser lembrada pelos turistas? E como quer ser percebida pelos moradores? Em busca dessas respostas o Sebrae/SC, em parceria com entidades representativas do setor produtivo, deu início ao projeto de Place Brandig, que tem como objetivo principal criar um conjunto de impressões e percepções sobre o município, chegando a uma identidade única e distintiva. O estudo vai gerar uma marca única, capaz de expressar a essência e identificar o município. 

O Place Branding (Branding de Destino) é uma das estratégias do projeto Destinos Turísticos Inteligentes, do Sebrae/SC, que vai levantar as potencialidades e características dos municípios envolvidos e reforçar a identidade local, visando o incremento do turismo.

A metodologia do projeto é totalmente colaborativa e conta com a participação de empresários, agentes políticos, universidades e da sociedade em geral. Já foram concluídas as etapas de Mapa de Valor e Público Alvo. Os próximos passos incluem workshops para o mapeamento de potenciais parcerias, além da indicação de ações, projetos e estratégias que impactem no desenvolvimento da identidade que a cidade quer para o futuro.

A última etapa do Place Branding está prevista para o mês de novembro, quando serão entregues os conceitos visual e verbal da marca, que deverá ser de propriedade e uso comunitário.

O executivo do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Giorgio Augusto Souza, acredita que o projeto vai resultar em uma maior visibilidade da cidade de Joinville, com uma narrativa única e atual. “Nossa expectativa é que a sinergia envolvida entre os atores locais em prol deste projeto possa resultar no reposicionamento da cidade de Joinville frente a outros destinos e a outros mercados, seja pelo aspecto turístico, seja pela vocação empreendedora ou pelo ambiente favorável a geração de novos negócios”, diz.

Para o Gerente Regional Norte do Sebrae/SC, Jaime A. Dias Júnior, o projeto de Place Branding terá um papel importante na retomada dos negócios da área turística, significativamente afetados em função da pandemia do novo coronavírus. “O estudo e a definição de uma marca própria vão contribuir para um novo posicionamento da cidade de Joinville visando o incremento do turismo local”, destaca.

 

Projeto Destinos Turísticos Inteligentes

Desenvolvido pelo Sebrae e já aplicado em diversas cidades brasileiras, o projeto tem como objetivo identificar os potenciais turísticos dos municípios e promover a capacitação das empresas do setor, tornando-as mais competitivas e atrativas. O projeto se baseia em pilares relacionados à sustentabilidade, governança, tecnologia e experiência turística.

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora