this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Lajeado Grande valoriza sua essência no turismo
Município recebeu o Projeto de Identidade Turística e Arquitetônica e o posicionamento estratégico do setor

A Administração Municipal de Lajeado Grande, no oeste catarinense, recebeu na última sexta-feira (17) o Projeto de Identidade Turística e Arquitetônica e o posicionamento estratégico. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC. A solenidade de apresentação e entrega ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores e foi prestigiada por lideranças locais, servidores municipais e empresários.

O trabalho contemplou posicionamento de mercado com elaboração da visão, missão, propósito, premissas, metas, objetivos, recursos chaves, limitantes, vantagem competitiva, segmentos prioritários, produtos e público-alvo. A intenção do município é valorizar a essência do turismo, qualificar a oferta turística, formatar produtos turísticos e manter-se competitivo. Entre as vantagens foram identificadas diversidade de potenciais, singularidade e engajamento do grupo de turismo.

Para a elaboração da identidade turística são identificados os diferenciais e as características do destino, para posteriormente, elaborar um logotipo. Neste processo foi realizada pesquisa para verificar junto à comunidade os adjetivos que destacam Lajeado Grande, os elementos que caracterizam a região e como a marca deve se posicionar. Os elementos apontados foram: rústico, pedra e madeira. A criação da marca representa as belezas naturais da cidade, a união, o aconchego, os laços familiares e o sol traz alegria e energia.

 

Foto 18 – A criação da marca representa as belezas naturais da cidade, a união, o aconchego, os laços familiares e o sol traz alegria e energia.



A identidade arquitetônica tem como objetivo valorizar as características da comunidade, trazendo em equipamentos de mobiliário urbano e edificações, traços que remetam a essas características. Em Lajeado Grande, o projeto enfatiza os aspectos rústicos, a madeira e as pedras que caracterizam o município e a região. Foram apresentadas propostas de revitalização do pórtico (com acesso diferenciado para caracterizar o município), da ponte (com deck para contemplação da queda d’água), do perfil viário e do mobiliário urbano (com elementos clássicos que reforçam a história local), além da proposta de padronização das placas para identificação dos turistas. A planta símbolo sugerida foi a Cerejeira do Japão, de médio porte, com meia sombra em pleno sol, que muda sua coloração e se adapta as temperaturas da região.

As ações foram coordenadas pelas consultoras credenciadas à entidade Karla Fabiana Hall e Silvia Nowalski Balduíno, e suas colaboradoras a arquiteta Silvana Hall e a integrante da equipe técnica Gabriela Bernardi. “Tudo que elaboramos e construímos foi com o apoio da comunidade, o que nos proporcionou conhecer as qualidades do município e o que tem para oferecer, o que foi traduzido nessas entregas para enaltecer os diferenciais locais. Observamos que Lajeado Grande tem potencial para construir vários produtos que poderão ser explorados ao longo dos anos”, comentou Karla ao antecipar que a proposta para 2022 é fomentar esses produtos, mas pensando o município como um todo e alindo a produção associada ao artesanato.

De acordo com o prefeito Anderson Elias Bianchi a intenção é apresentar esses projetos para toda a comunidade. “Sabemos que o trabalho só está começando, que esse é um planejamento para o futuro. A partir de janeiro iniciamos as licitações, mas os recursos financeiros já estão garantidos. Estamos muito felizes e se conseguimos chegar até aqui foi graças ao empenho de muitas pessoas. Outra medida será montarmos uma equipe de trabalho urbano para deixar o município cada vez mais bonito”, adiantou. O prefeito também fará reunião com as comunidades para propor no mínimo cinco festas anuais para atrair os visitantes.

 

Foto 19 – De acordo com o prefeito Anderson Elias Bianchi a intenção é apresentar esses projetos para toda a comunidade.



Cidade Empreendedora



A gestora regional do Cidade Empreendedora no oeste, Gabriela da Costa Heming, reforçou que as ações do programa nos eixos de liderança, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras públicas e educação empreendedora terão continuidade no município até dezembro de 2022. “O programa busca dinamizar a economia, gerar renda, emprego e produtividade por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. Isso temos observamos nos municípios da região que aderiram a esta proposta”, comenta.

 

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora