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Planejamento | ESTRATÉGIA COMPETITIVA
A importância de implementar uma estratégia de varejo omnichannel

Em um mundo onde não há mais tantas distinções entre o digital e o físico, os negócios também devem ter uma noção cada vez maior de integração.

· 15/08/2022 · Atualizado em 08/11/2023
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Admita: você, com frequência, pesquisa na internet os melhores preços de algum produto que deseja comprar. Mesmo se a intenção for ir até a loja física para realizar a compra, quem nunca dá uma olhada nos multicanais do comércio para checar se tem algum desconto ou para verificar onde tem o melhor precinho? Isso é parte daquilo que chamamos de varejo omnichannel.

Principalmente no mundo pós-pandemia, o fluxo da jornada de compra do consumidor está cada vez mais on-line. Quanto melhor for a experiência virtual e quanto mais integrada à experiência presencial, mais o cliente vai sentir comodidade e segurança com o negócio. 

O seu empreendimento já possui uma estratégia de vendas omnichannel? É muito provável que, vivendo no século XXI, você já tenha ampliado os seus pontos de contato, por meio de redes sociais, site etc. Entretanto, somente isso não significa que já esteja integrado ao que chamamos de omnichannel. Saiba mais acompanhando a leitura deste artigo!

Omnichannel x Multicanal

Quando falamos de multicanal, trazemos à tona uma realidade da qual muitos negócios já fazem parte: vender por variados e diversos canais, como loja física, redes sociais, marketplace, e-commerce, entre outros. O que não significa que o empreendedor já integrou a estratégia de venda omnichannel em seu empreendimento.

Para esse tipo de estratégia omnichannel, é importante integrar e padronizar condições de pagamentos, atendimento ao cliente, estoque, preços, prazos de entrega etc. Isso de modo que os canais de venda do mesmo negócio não façam uma competição entre si, como, por exemplo, o preço e a disponibilidade de um produto não ter sinergia entre o ambiente on-line e a loja física.

São muitas as vantagens do varejo omnichannel para o seu cliente e para o seu negócio, destacam-se:

  • Flexibilidade: o consumidor pode comprar e pagar da forma que lhe for mais conveniente;
  • Fidelização: com o atendimento integrado, há mais chances do cliente voltar a fazer negócio;
  • Estratégia: o varejo omnichannel permite que o empreendedor crie estratégias mais eficientes de vendas.

Desafios

Pensar em uma estratégia de varejo omnichannel  já faz parte de qualquer negócio que esteja alinhado ao mundo atual. É preciso, no entanto, repensar estruturas e métodos que ainda não estejam integrados para que o empreendimento não fique preso somente no multicanal.

Claro que, principalmente se for um negócio menor, trata-se de um desafio para o modelo de gestão dos canais físicos e on-line, de modo a, muitas vezes, o empreendedor fazer tudo diferente do que antes era tido como tradicional. Entretanto, todo mundo que gere um negócio deve ter em mente que a única constante é a mudança. A longo prazo, a estratégia omnichannel é uma evolução do varejo, que integra estoque, logística, gestão, tecnologia e marketing.

Essa integração, inclusive, pode fazer com que você tenha uma noção mais clara das necessidades dos clientes, bem como das particularidades de como eles se comportam em relação ao seu negócio. Assim, você melhora sua estratégia de marketing, oferece um atendimento mais personalizado, melhora a experiência, fideliza o cliente e, consequentemente, aumenta o número de vendas.

Mais do que valer a pena para o negócio, o omnichannel é de suma importância para as necessidades do consumidor e do empreendedor em um mundo onde tudo está cada vez mais integrado, sem tantas distinções entre o on-line e o físico.

 


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