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Mercado e Vendas | VENDA
Dicas de ouro para as vendas on-line

Ofereça disponibilidade, diversificação e facilidade aos clientes para a sua empresa ser bem-sucedida nas vendas on-line.

· 06/05/2020 · Atualizado em 06/09/2022
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O nível de exigência dos consumidores, que sempre foi grande, aumentou com o isolamento social decorrente da mitigação de danos da pandemia de coronavírus.

Para muitos consumidores, a compra precisa ser pensada e refletida mais do que antes. É importante que as empresas avaliem seu modelo de negócio e como podem se aproximar do consumidor, oferecendo facilidade, disponibilidade e diversificação na compra feita a distância.

Preparamos algumas dicas para você, empresário, que está se iniciando nas vendas on-line. Fazemos um convite para que você observe e investigue como as dicas abaixo podem ser aplicadas ao seu negócio.

 Dica 1 - Auxilie o consumidor na busca: itens versus preços versus tamanhos

O consumidor quer facilidade, então, ajude-o na escolha de itens de qualidade x preço. Selecione os melhores itens de uma certa faixa de preço e crie páginas especiais para cada grupo.

No meio de tantas opções, ter a oportunidade de encontrar essas sugestões de quem conhece bem o produto (você, empresário) pode ajudar muito na hora da escolha. 

Vale pensar em como fazer a divulgação: pode ser em uma "vitrine" do seu site com produtos de diferentes tickets, pode ser em cards diferentes, quando a postagem é feita pelo Instagram. 

Caso o seu produto se diferencie em tamanhos, deixe tabelas explicativas com as medidas para ajudar o cliente a encontrar o tamanho ideal.

Muitas pessoas estão sendo inseridas agora no comércio eletrônico ou começaram a comprar por meio desses canais muito recentemente. Dessa maneira, ainda existem muitas dúvidas se o produto cabe ou não.

Vale dar dicas para o consumidor sobre como não errar na escolha, fornecer informações detalhadas sobre as características do produto, depoimentos que podem ser relevantes para a seleção e escolha.

Independentemente do valor investido, é uma boa forma de gerar engajamento, satisfação e aumentar as chances de que a compra seja finalizada na sua loja. Esses cuidados de organização podem instigar os clientes a gerar avaliações e comentários positivos nas redes sociais de sua empresa, que influenciarão os próximos clientes a comprarem também.

 Dica 2 - Mesmo nas compras on-line, sempre é bom ter com quem falar

Coloque seus vendedores à disposição dos seus clientes. Veja a melhor maneira para a sua empresa disponibilizar o contato. Seja um número de WhatsApp, um canal de chat ou um canal direct nas redes sociais. 

A experiência do contato pessoal e do auxílio de um especialista na escolha e compra de um presente, comum nas lojas físicas, pode ser adaptada para os ambientes virtuais. 

Por exemplo, seus vendedores podem ajudar o cliente a encontrar a melhor opção de compra, considerando as suas necessidades e opções. 

Imagine um consumidor querendo alugar peças de decoração para uma simples festa de aniversário dentro de casa. Ter esse serviço de consultoria para ver o tema e as peças ajuda muito.

Mesmo que o atendimento não seja exatamente o mesmo da loja física, ter alguém que entenda do assunto para sugerir as melhores opções faz toda a diferença. 

 Dica 3 - Mais que um pedido, ofereça um presente, uma experiência

Se possível, ofereça serviços adicionais como embrulhos para presente, a impressão de cartões, um mimo ou algo personalizado que possa complementar a compra. Não precisa de muito investimento para isso... pode ser até um pacotinho de balas com um cartão de agradecimento e uma mensagem positiva.

Essa é uma forma de demonstrar que a sua marca entende e se preocupa com o valor sentimental envolvido na compra do item e ajuda a proporcionar uma experiência de compra mais positiva. 

Crie soluções complementares para a entrega, um frete grátis ou uma entrega rápida. E não crie falsas expectativas, se não puder cumprir.

A sinceridade, nesse momento, é essencial.

Não se esqueça de facilitar a forma de pagamento.

 Dica 4 - Cultive o relacionamento depois da compra

É uma oportunidade para conversar com o cliente. Peça uma avaliação da sua compra. Hoje, pedir depoimentos e postar é um grande diferencial para novos consumidores. A indicação ainda está em alta. Porém, é importante que o seu cliente autorize o compartilhamento de comentários e avaliações do seu negócio.

Após a venda, você pode fazer pesquisas de satisfação dos clientes, enviando formulários. Para isso, podem ser utilizados instrumentos como o Google Forms, Typeform e Survey Monkey.


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