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Wed Jun 17 11:43:12 GMT-03:00 2020
Inovação
Dicas de ouro para as vendas online
Ofereça disponibilidade, diversificação e facilidade aos clientes para sua empresa continuar na ativa a partir das vendas online

A exigência dos consumidores, que sempre foi grande, aumentou com o isolamento social decorrente da mitigação de danos da pandemia do novo coronavírus.

Para muitos consumidores, a compra agora precisa ser pensada e refletida mais do antes. É a hora das empresas avaliarem seu modelo de negócio e como podem se aproximar do consumidor, oferecendo facilidade, disponibilidade e diversificação na compra feita a distância.

Preparamos algumas dicas para você, empresário que está se iniciando nas vendas online. Fazemos um convite para que você observe e investigue como as dicas abaixo podem ser aplicadas ao seu negócio.

Dica 1 - Auxilie o consumidor na busca: Itens versus Preços versus Tamanhos

O consumidor quer facilidade, então ajude-o na escolha de itens de qualidade x preço. Selecione os melhores itens de uma certa faixa de preço e crie páginas especiais para cada grupo.

No meio de tantas opções, ter a oportunidade de encontrar essas sugestões de quem conhece bem o produto (você empresário), pode ajudar muito na hora da escolha. 

Vale pensar em como divulgar isso, pode ser em uma vitrine do seu site com produtos de diferentes tickets, pode ser em cards diferentes quando a postagem é feita pelo Instagram. 

Caso seu produto se diferencie em tamanhos, deixe tabelas explicativas com as medidas para ajudar o cliente a encontrar o tamanho ideal.

Muitas pessoas estão sendo inseridas agora no comércio eletrônico, então existem muitas dúvidas se o produto cabe ou não.

Vale dar dicas para o consumidor sobre como não errar na escolha, dar informações detalhadas sobre as características do produto, depoimentos que podem ser relevantes para seleção e escolha.

Independentemente do valor investido, é uma boa forma de gerar engajamento, satisfação e aumentar as chances de que a compra seja finalizada na sua loja. Esses cuidados de organização podem instigar os clientes a gerarem comentários e avaliações positivos nas redes sociais de sua empresa, que influenciarão os próximos clientes a comprarem também.

Dica 2 - Mesmo nas compras online, sempre é bom ter com quem falar

Coloque seus vendedores à disposição. Veja a melhor maneira que sua empresa pode disponibilizar o contato. Seja um número de whatsapp, um canal de chat, um canal direct nas redes sociais. 

A experiência do contato pessoal e do auxílio de um especialista na escolha e compra de um presente, comum nas lojas físicas, pode ser adaptada para os ambientes virtuais. 

Por exemplo, seus vendedores podem ajudar o cliente a encontrar a melhor opção de compra considerando as suas necessidades e opções. 

Imagine um consumidor querendo alugar peças de decoração para uma simples festa de aniversário dentro de casa. Ter esse serviço de consultoria para ver o tema e as peças ajuda muito.

Mesmo que o atendimento não seja exatamente o mesmo da loja física, ter alguém que entenda do assunto para sugerir as melhores opções, faz toda a diferença. 

Dica 3 - Mais que um pedido, ofereça um presente, uma experiência

Nesse período de isolamento, se possível, ofereça serviços adicionais como embrulhos para presente, a impressão de cartões, um mimo ou algo personalizado que possa complementar a compra. Não precisa de muito investimento para isso... pode ser até um pacotinho de balas com um cartão de agradecimento e uma mensagem positiva.

Essa é uma forma de demonstrar que sua marca entende e se preocupa com o valor sentimental envolvido na compra do item e ajuda a proporcionar uma experiência de compra mais positiva. 

Crie soluções complementares para a entrega, um frete grátis ou uma entrega rápida. E não crie falsas expectativas se não puder cumprir.

A sinceridade nesse momento é essencial.

Não esqueça de facilitar a forma de pagamento.

Dica 4 - Cultive o relacionamento depois da compra

É uma oportunidade para conversar com o cliente. Peça uma avaliação da sua compra. Hoje pedir depoimentos e postar é um grande diferencial para novos consumidores. A indicação ainda está em alta. 

Após a venda, você pode fazer pesquisas de satisfação dos clientes, enviando formulários. Podem ser utilizados instrumentos como o Google Forms, Typeform e Survey Monkey.

O tempo é de incertezas, mas ainda assim existem oportunidades para as empresas que conseguirem adequar o seu negócio para o momento.

 

Foto de Brooke Lark no Unsplash.

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