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Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Como se preparar para lidar com a sazonalidade de vendas

Veja como a sazonalidade de vendas impacta o seu negócio e conheça algumas dicas para aproveitá-la a seu favor

· 12/12/2022 · Atualizado em 03/02/2023
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O que viabiliza e faz crescer a maioria das empresas são as vendas, pois são elas que garantem a sustentabilidade e a sobrevivência dos negócios. Essa é uma realidade mais do que conhecida para a maior parte dos empreendedores, pois eles sabem que, entre as diversas estratégias de vendas que precisam ser construídas para superar os obstáculos, em quase todas as empresas, um dos fatores prejudiciais é a dificuldade de manter o nível de vendas igual em todos os meses do ano. Há simplesmente aqueles períodos em que o volume de vendas vai cair de forma natural, e esse período define o que chamamos de sazonalidade. 

O termo sazonal se refere àquilo que é temporário e que acontece apenas em um determinado mês ou período do ano. A sazonalidade também é utilizada para os picos de vendas que ocorrem de forma sazonal, seja por datas comemorativas, seja por datas especiais como a Copa do Mundo. Daí a importância de entender e valorizar a necessidade de aprender a conhecer a sazonalidade para desenvolver a melhor estratégia de vendas para o período, seja pela baixa no volume das vendas ou para aproveitar os picos que vão surgir durante o ano.

Por isso, é necessário fazer um planejamento apropriado para cada situação e proporcionar um volume de vendas mais estável o ano inteiro, porque geralmente os empreendedores tratam a sazonalidade como algo inevitável. Vejamos o exemplo da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, que sempre se viabilizou como cidade de eventos. No passado, os eventos mais importantes realizados em Gramado ocorriam no período de outubro a dezembro, e a cidade não tinha o mesmo fluxo de turistas no período de janeiro a setembro.

Com o investimento que foi realizado para transformar o “Natal Luz” no grande evento da Cidade - o que resultou na ampliação do calendário para outubro a janeiro de cada ano -, os outros eventos foram diluídos nos meses anteriores, consolidando uma cultura de cidade de grandes eventos, tais como o “Festival de Cultura e Gastronomia” em setembro, “Gramado in Concert” em fevereiro, “Vindima em Gramado” em fevereiro e março, "Páscoa em Gramado” em março e abril, “Festival de Cinema” em setembro, e por aí vai.

Eventos que ocasionam sazonalidade

Veja a seguir alguns eventos que ocasionam a sazonalidade nas vendas:

  • mudança climática como estação de frio ou de calor;
  • períodos das férias, como os meses de dezembro a fevereiro e junho/julho;
  • festas de fim de ano e datas comemorativas, como Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Natal, entre outros;
  • picos de venda em um período do mês, por exemplo alguns negócios são afetados pelo pico de vendas ocorrido com o pagamento dos aposentados do INSS e do bolsa-família no início do mês.

Para aproveitar a sazonalidade positiva, que permite oportunidades de gerar picos de vendas, veja as nossas dicas a seguir.

  1. Identifique as datas que vão ocasionar aumento das vendas e que estão relacionadas ao seu negócio: Anote todas as datas em um calendário anual, e tenha sempre à mão. 
  2. Planeje as ações de marketing para essas datas com antecedência: estude como os concorrentes se comportam nessas datas e quais são as estratégias que eles utilizam. Inove, lance e divulgue novos produtos, planeje promoções, crie condições especiais de venda e faça campanhas investindo em divulgação.
  3. Prepare a sua estrutura para não ter problemas nessas datas: contratação temporária de vendedores, aumento dos estoques, ampliação dos horários de venda, suporte de um site para vendas on-line são algumas decisões que devem ser planejadas com muito critério antecipadamente. Cuidado para não errar na data e gerar custos que não se realizam em vendas.

Para a sazonalidade negativa, aquela em que vai ocorrer redução de vendas:

  1. Faça um planejamento atual identificando datas no ano, seja por mudanças climáticas que podem gerar estoques elevados, por exemplo, quando do lançamento das peças da moda verão/inverno, seja dentro do próprio mês.
  2. Faça campanhas de vendas ampliando prazos, oferecendo descontos, ou promoções tipo compre 1 e leve 2.
  3. Faça telemarketing ativo ligando para clientes tradicionais oferecendo atrativos, fale de lançamentos de produtos ou serviços, ofereça alternativas como desconto em conjuntos, entre outras possibilidades.
  4. Fuja de ideias preconcebidas, quem falou que no inverno não se vende sorvete? Teste ideias novas, veja novas alternativas, combine produtos, e adote o que deu certo.

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