O planejamento é a ferramenta para aproveitar a sazonalidade e utilizá-la a favor do seu negócio.
Sazonalidade se refere ao período em que a demanda tem uma grande variação e que representa desafios e oportunidades para o varejo. Mas só aproveita ao máximo essa oportunidade quem está preparado. Caso contrário, o cliente acaba comprando na concorrência.
Ao pensarmos em sazonalidade fazemos ligação com datas como Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outras. Porém, nos aproximamos de eventos que podemos colocar na categoria supersazonalidade, a exemplo das Olimpíadas ou da Copa do Mundo.
Para conhecer os efeitos de uma sazonalidade, é preciso entender como se comporta a oferta e demanda de um produto e apurar, historicamente, como esse comportamento se apresenta. Os efeitos de períodos de instabilidade nas relações de oferta e demanda de determinados itens podem ser percebidos até mesmo na vida pessoal. Veja alguns exemplos:
• Aumentos ou baixas nos preços;
• Facilidades ou dificuldades de crédito;
• Promoções mais intensas ou menos evidentes;
• Dificuldades de compra de certos produtos, etc.
Quando equiparada ao meio empresarial, a sazonalidade é a época em que um produto, ou serviço, sofre efeitos dessa relação de oferta e demanda, causando uma redução ou aumento na oferta, nos preços, produção, entre outros.
Para conhecer os efeitos do que é sazonal, é preciso entender como se comporta a oferta e demanda de um produto e apurar, historicamente, como esse comportamento se apresenta.
Um dos pontos a serem pensados é a equipe. O empresário precisa analisar se terá de contratar funcionários temporários para suprir a demanda e treinar o pessoal para lidar com clientes de culturas diferentes.
Revise a oferta de produtos. O estoque deve ser reforçado para não perder vendas por falta de itens e precisa ser adaptado, com itens temáticos, souvenires e convenientes aos consumidores da ocasião. Mas faça o cálculo com cuidado para não aumentar a demanda e sobrar produto. Encalhe é prejuízo.
Uma adequação do ponto de venda é bem vinda. Se a loja estiver organizada e decorada conforme o evento, a possibilidade de atrair clientes aumenta. Adaptações no espaço físico podem evitar filas e facilitar a circulação de clientes.
Com um público maior, lembre-se da segurança. A possibilidade de perdas aumenta com mais gente na loja. Estude contratar seguranças para o período do evento. Avalie ainda modernizar o sistema de proteção.
Divulgar seu negócio é importante. O consumidor precisa saber que sua loja existe e o que oferece. Faça promoções. É hora de aparecer para o público de uma forma mais ostensiva.
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