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Pessoas | SELEÇÃO DE PESSOAL
Dicas e boas práticas para entrevistar profissionais com eficiência

Uma boa seleção aumenta as chances de trazer colaboradores de valor para a empresa. Conheça alguns aspectos essenciais ao entrevistador.

· 04/11/2016 · Atualizado em 21/12/2022
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A entrevista de seleção é a técnica mais utilizada no contexto dos pequenos negócios para contratar novos colaboradores, mas também é a mais imprecisa e subjetiva. Por ser baseada na comunicação, a entrevista sofre de vários males: omissão, distorção, ruído e barreiras. Assim, é interessante que a empresa invista em treinamentos de entrevistadores para o desempenho dessa tarefa.

Esse tipo de entrevista visa compreender melhor o candidato e, para tanto, aplica determinados estímulos para verificar suas reações. Com isso, pretende-se estabelecer possíveis relações de causa e efeito em uma tentativa de prever seu comportamento diante dos desafios do cargo.

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Seleção precisa

Por ser amplamente utilizada pelos empresários, alguns cuidados podem ser tomados em uma entrevista de seleção a fim de ampliar sua eficácia. Antes de tudo, cabe considerar que o bom uso dessa técnica depende muito das habilidades do entrevistador para conduzir todo o processo. Assim, alguns aspectos devem ser observados por ele:

  • Tomar consciência dos próprios preconceitos para minimizar seus efeitos.
  • Evitar o uso de “pegadinhas”, pois elas minam o ambiente de confiança e abertura.
  • Exercer a escuta ativa, ou seja, prestar muita atenção na fala do entrevistado, demonstrando interesse em sua exposição.
  • Fazer uso de perguntas abertas, que incentivem a narrativa por parte do entrevistado.
  • Evitar emitir opiniões pessoais.
  • Estimular o entrevistado a perguntar mais sobre a empresa e o cargo em questão.
  • Tomar cuidado com as tendências humanas usuais de generalizar ou classificar como apenas bom, regular ou péssimo nesse sentido, fazer registros pontuais contribuirá para uma análise final mais criteriosa.
  • Atentar para não fazer anotações muito prolongadas, já que isso pode resultar na perda do foco da entrevista.
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Passo a passo

É muito importante planejar esse momento seguindo alguns passos básicos:

  • Prepare a entrevista. Evitar o improviso e a pressa fará muita diferença.
  • Organize o ambiente. É preciso cuidar tanto do ambiente físico (mantendo a sala onde ocorrerá a entrevista arrumada, organizada e livre de interrupções) como do ambiente psicológico (o clima da entrevista deve ser ameno e cordial, sem receios, temores, pressões de tempo, coações ou imposições).
  • Processe a entrevista assim que ela for encerrada. Ao final, o entrevistador deverá rever suas anotações, completar alguns pontos que estejam incompletos, verificar novamente os aspectos ligados aos conhecimentos técnicos relatados no currículo e aprofundados na entrevista e analisar aspectos comportamentais identificados durante as perguntas.
  • Avalie o seu candidato. Nesta etapa, é necessário que o entrevistador já faça suas considerações com relação ao candidato, isto é, se ele foi rejeitado ou aceito ou como está sua classificação com relação aos demais. Faça ponderações. Embora caiba ao empresário a “palavra final” quanto à contratação, é muito interessante poder contar com outras opiniões nesse processo. O primeiro ganho é ter acesso à percepção de outras pessoas que já conhecem a empresa. O segundo é que, ao ampliar a participação, aumenta-se o compromisso dessas pessoas com o sucesso do candidato.

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