CONTROLE FINANCEIRO

Entenda e aplique os controles financeiros

Estas ferramentas são indispensáveis para o planejamento dos negócios e para a correta estruturação financeira da empresa.

  • Os custos de uma empresa

Conheça, a seguir, alguns controles financeiros

Controle de caixa. De vital importância. Por meio dos registros realizados, pode-se conhecer a origem e o destino de todo o dinheiro movimentado pela empresa diariamente, ou seja, sua própria história.

Controle de bancos. Sua finalidade é registrar as entradas e saídas de valores na conta bancária da empresa, permitindo o controle atualizado do seu saldo.

Controle de contas a receber. Possibilita o conhecimento dos seguintes pontos:

  • Montante dos valores a receber;
  • Contas vencidas e a vencer;
  • Clientes com atrasos nos pagamentos;
  • Como programar suas cobranças.

Controle de contas a pagar. Possibilita que o empresário fique permanentemente informado sobre:

  • Vencimento dos compromissos;
  • Como estabelecer prioridades de pagamento;
  • Montante dos valores a pagar.

Fluxo de caixa. Projeção das entradas e saídas de recursos financeiros para determinado período, visando prever a necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedentes de caixa nas operações mais rentáveis. 

Objetivos

  • Proporcionar o levantamento de recursos financeiros necessários às operações econômico-financeiras da empresa;
  • Utilizar, da melhor forma possível, os recursos financeiros disponíveis na empresa, para que não fiquem ociosos, estudando, antecipadamente, a melhor aplicação, o tempo e a segurança dos mesmos;
  • Saldar as obrigações da empresa nas datas de vencimento;
  • Analisar as fontes de crédito que proporcionam empréstimos menos onerosos, em caso de a empresa necessitar de recursos;
  • Desenvolver, na empresa, o controle dos saldos de caixa e dos créditos a receber;
  • Buscar o perfeito equilíbrio entre ingressos e desembolsos de caixa da empresa;
  • Manter a empresa em permanente situação de solvência.

Os custos de uma empresa
  • Estrutura de resultados

Todas as empresas, independentemente da área de atuação (comércio, indústria ou serviços), possuem gastos. Esses gastos se subdividem genericamente em custos, despesas variáveis e despesas fixas. Sua análise se faz necessária para a apuração correta da lucratividade e para o gerenciamento financeiro mais eficiente. 

  • Custos do produto. Os custos referem-se aos gastos efetuados com materiais e insumos (na produção do bem, no caso da indústria), aquisição do produto (no caso do comércio) ou realização dos serviços.
  • Despesas variáveis. São aquelas que variam proporcionalmente ao volume produzido ou ao volume vendido, ou seja, só haverá despesa, se houver venda ou unidades produzidas. Exemplo: comissões sobre vendas, impostos.
  • Despesas fixas. São aquelas cujo total não varia proporcionalmente ao volume produzido (na indústria) ou ao volume de vendas (comércio e serviço), ou seja, há despesas a serem pagas independentemente da quantidade produzida ou do valor de vendas. Exemplo: aluguel, honorários de contador, seguro da empresa, salário dos funcionários, entre outros.

Estrutura de resultados
  • Os custos de uma empresa

Trata-se de uma ferramenta utilizada para realizar a análise econômica da empresa e apurar o lucro operacional por determinado período.

A Estrutura de Resultados é composta pelas vendas totais, custos, despesas variáveis e despesas fixas, permitindo determinar a margem de contribuição, o ponto de equilíbrio e o lucro operacional. 

Margem de contribuição. É a diferença entre a Receita Total (Vendas) da empresa e seus Custos e Despesas Variáveis. Pode-se entender que a margem de contribuição é a parcela da receita total que ultrapassa os custos e despesas variáveis e que contribuirá para cobrir as despesas fixas e, ainda, formar o lucro. 

MC = RT  (C + DV) 
Onde:
MC= margem de contribuição;
RT = receita total;
C = custos;
DV = despesas variáveis. 

Ponto de equilíbrio. É o valor das vendas que permite a cobertura dos gastos totais (custos, despesas fixas e despesas variáveis). Nesse ponto, os gastos são iguais à receita total da empresa, ou seja, a empresa não apresenta lucro nem prejuízo. 

As perguntas mais frequentes são: 

  • Quanto terei de faturar para conseguir pagar os meus custos, despesas fixas e variáveis? 
  • Quais as quantidades que terei de produzir/vender para ter lucro?

O ponto de equilíbrio é o que define e esclarece essas dúvidas. Há duas formas de determiná-lo: 

  • 1 - Por meio do volume de vendas 

PE = (DF/MC)X VT 
Onde:
VT = Vendas totais:
PE = ponto de equilíbrio:
DF = Despesas fixas:
MC = Margem de contribuição. 

  • 2 - Ponto de Equilíbrio Unidades Produzidas 

PE = (DF x VT)/[PV unit - (Cunit+DV unit)] 
Onde:
VT = Vendas totais;
PE = Ponto de equilíbrio;
DF = Despesas fixas;
PV unit = Preço de venda unitário do produto;
C unit = Custo unitário do produto;
DV unit = Despesa variável unitária.

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