this is an h1

this is an h2

Tue Jan 10 01:24:38 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Food truck: como atuar neste modelo de negócio

Fique por dentro do modelo de negócio dos food trucks.

· 19/03/2015 · Atualizado em 10/01/2023
Imagem de destaque do artigo
Contexto de vendas

Vender comida de rua é uma das formas de renda mais populares em países em desenvolvimento, segundo a descrição da autora Bianca Chaer no livro "Comida de rua, o melhor da baixa gastronomia paulistana".

Embora seja uma atividade antiga, os modelos de venda de comida de rua começaram a inovar a partir da primeira década do século XXI, com a modalidade do food truck.

Eles voltaram à tona com a crise econômica norte-americana, que levou diversos restaurantes a fechar as portas. Sem opção, os chefs vislumbraram na rua a oportunidade de oferecer alta gastronomia a baixo custo.

No Brasil, muitos empresários viram a possibilidade de empreender e expandir seus negócios ou abrir um primeiro restaurante num modelo diferente, itinerante, sem a necessidade de adquirir ponto comercial ou outros encargos.

Sites de busca e compartilhamento pelas redes sociais são boas ferramentas para impulsionar o setor, que começou a organizar-se nacionalmente, visando a dar opções de alimentação saudável, rápida, barata e ainda como alternativa de turismo, com o oferecimento de comidas regionais.

Inicialmente, a cidade de São Paulo destacou-se pelo pioneirismo nesse setor, com muitos empreendedores copiando o modelo de sucesso em Nova York e outras cidades americanas.

O sucesso logo repetiu-se em outros estados, e hoje é possível encontrar food trucks em todos os estados brasileiros.

O que em princípio virou uma "nova moda" e até incentivou o empreendedorismo, hoje, já sofre com dificuldades no mercado. Assim como todo empreendimento, é preciso realizar uma boa análise de mercado antes de iniciar um negócio.

No entanto, como já mencionado, o modelo de negócio dos food trucks, que inicialmente era inovador, acabou ficando saturado pela grande quantidade de caminhões de pequeno porte, adaptados, que passaram a circular nas ruas das grandes cidades. A redução dos negócios decorreu, principalmente, da elevação dos preços finais dos produtos aos consumidores, empecilhos legais para circulação dos food trucks nas cidades e o despreparo de muitos empreendedores, que não possuíam a expertise necessária para conquistar e fixar espaço no mercado. Quem deseja entrar no mercado de food trucks ou mesmo apenas manter-se ativo, precisa ser inovador e diferenciado, sempre em conexão com os anseios dos consumidores.

O empreendedor pode, por exemplo, focar em eventos festivos e de negócios para conquistar seu público-alvo. Entre outros detalhes, focado nos clientes, o empresário pode trabalhar com embalagens práticas e de fácil manuseio para quem come de pé. Os produtos devem ser levados em porções, de forma que o processo de montagem não demore mais que cinco minutos. A rapidez, no entanto, não poderá comprometer a qualidade. Boa comida e tempo de espera adequado fazem a diferença na hora do cliente escolher onde comer.

A chave do sucesso é a constante inovação para que os pratos ofertados sejam sempre um atrativo aos olhos dos consumidores. Para sobreviver no mercado, o empreendedor deve prestar atenção aos movimentos da concorrência. Uma tendência é a migração do empresário do food truck para pontos fixos, porém, sem abandonar o projeto original, ou seja, o veículo somente é utilizado em ocasiões específicas e em complemento às atividades do restaurante fixo. Isso porque o ponto fixo facilita o pré-preparo dos alimentos e também agiliza serviços de entrega (delivery). Por exemplo, há cidades em que os food trucks se reúnem em determinados dias da semana em um local pré-determinado, sendo uma oportunidade para o empresário ganhar duplamente, no restaurante fixo e na unidade móvel. É importante destacar que a maioria dos empresários que não conseguiram sobreviver no mercado oferecia apenas um produto mediano, quando o correto seria tentar a diferenciação por meio da oferta de um produto e serviço superior ao oferecido pelos concorrentes.

Ao empreendedor iniciante e que não tenha experiência no ramo, uma ótima opção é passar uma pequena temporada em um negócio já estabelecido, de forma que possa entender o funcionamento do mercado, conhecendo fornecedores e a dinâmica do negócio, estratégia muito comum nas franquias. Além disso, é fundamental conhecer profundamente a dinâmica do mercado e a regulamentação vigente na localidade onde pretende se instalar.

O modelo food truck

Pode-se definir food truck como uma cozinha móvel, um restaurante sobre rodas, de dimensões pequenas, que transporta e vende alimentos de forma itinerante.

A infraestrutura necessária para montar um food truck deve ser planejada para poder atender às necessidades de preparação e comercialização dos alimentos, atendendo as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) municipal e estadual, da Prefeitura, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A legalização de um food truck gera um gasto significativo e variável de acordo com a legislação local. Como empresa, é necessário ter registro na junta comercial do município, bem como solicitar o alvará de funcionamento na prefeitura municipal, que é pago.

Deve-se adquirir um CNPJ, realizando a inscrição junto à Receita Federal para efetuar o recolhimento de impostos. Um food truck pode ser compatível com a opção por um regime tributário como o Simples Nacional, na categoria MEI (microempreendedor individual), que comporta micro e pequenas empresas, também.

A maioria dos veículos é formada por trailers, furgões, caminhonetes ou caminhões adaptados. Os modelos e o custo para adequar-se às diversas legislações variam bastante, e o investimento pode, inclusive, superar o de pontos fixos.

O investimento pode variar de R$ 50 mil a R$ 70 mil ou chegar a montantes mais altos, em torno de R$ 200 mil, dependendo da tecnologia utilizada. No planejamento de qual veículo comprar, o empresário deverá levar em conta que tipo de produto deseja comercializar, quais equipamentos serão necessários dentro do veículo para garantir a segurança dos alimentos vendidos e quanto poderá investir, além das questões relativas à parte elétrica e hidráulica e ao material de divulgação da marca, como adesivagem e pintura.

O empreendedor pode comprar um modelo e adaptar conforme suas necessidades, ou adquirir um já pronto. Há, ainda, a opção de investir em uma franquia. Hoje, há diversos modelos de negócios sobre rodas (chopp truck, esmalteria sobre rodas, estande de vendas sobre rodas, spa, tatuagem, pet shop etc.), o que abre ainda mais mercado para adaptações de trucks entre diferentes segmentos.

O sucesso do negócio está diretamente vinculado às decisões estratégicas que o empresário deve adotar para não ser surpreendido pelas variações do mercado. Para tanto, o empresário necessita basear-se em um planejamento e revê-lo de tempos em tempos, bem como ter um apurado controle de seu processo produtivo, identificando os gargalos e pontos que oneram o produto final.

Uma boa sugestão é que o empreendedor invista em um sistema de controle que gere relatórios de vendas relativos para cada item do cardápio e a margem de contribuição como resultado final, por exemplo:

  • Identificar qual é o alimento que está saindo mais, dado que indica a aceitação do público.
  • Saber qual é a bebida mais solicitada.
  • Conhecer o produto com menor saída – importante dado para que sejam coletadas informações junto aos consumidores, de forma que se defina a alteração de sua composição ou a descontinuidade de produção.
  • Entender se determinado produto faz sucesso igualmente em todos os eventos e praças em que o empresário vende os produtos.
  • Verificar se há variações nas vendas.

Essas informações são vitais para o controle de estoques, redução de custos, adoção de promoções pontuais, e até mesmo a remodelagem do negócio, garantindo sua sobrevivência.

A publicação

O Sebrae elaborou a publicação "Food truck: modelo de negócio e regulamentação" para ajudar o empresário interessado nesse tipo de negócio.

São basicamente quatro principais pontos abordados: modelo de negócio, gestão e mercado, relação entre ambulantes e restaurantes, e, regulamentação.

Modelo de negócio

  • Modelos de operação com trucks: revenda de alimentos elaborados previamente e venda de alimentos manipulados (finalizados) no food truck.

  • Todos os trucks com a licença sanitária e o Termo de Permissão de Uso (TPU) podem trabalhar em área privada e pública. Em área pública, o local é previamente definido pela prefeitura (nos estados que têm legislação), enquanto em área privada é negociado entre as partes.

Gestão e mercado

Conhecer e planejar os diversos aspectos de mercado e também de gestão é fundamental para o estabelecimento do negócio e a manutenção da sua sustentabilidade. A adoção de práticas de gestão e busca por orientação em marketing e administração são atividades necessárias e determinantes para o sucesso do negócio. O Sebrae dispõe de soluções que podem apoiar você. Veja o calendário das soluções presenciais ou conheça nossos conteúdos e cursos sobre os mais diversos temas de gestão.

Food truck: relação entre ambulantes e restaurantes

O uso de espaços privados tem sido cada vez mais utilizado. O mercado de alimentação fora do lar é disputado por diversos tipos de atividades: ponto fixo, ambulantes, caminhões itinerantes, feiras, bancas, entre outros. Há necessidade de regrar os trabalhos com vistas ao sucesso de todos, sem que um impacte negativamente no outro e juntos melhorem a oferta gastronômica do Brasil.

Regulamentação

Legislação

Inicialmente, o Brasil tinha apenas dois estados (Rio de Janeiro e São Paulo) com legislação em vigor para cozinhas sobre rodas. Hoje, há outras cidades com leis que demarcam as condições de uso dos equipamentos, a necessidade do termo de permissão de uso, as obrigações dos permissionários, a exigência de seguir as legislações sanitárias existentes.

Além disso, está em tramitação um projeto de lei (216/19) que trata sobre a temática em âmbito nacional.

Sanitária

  • Anvisa

No Brasil, há legislação de âmbito nacional (RDC 216 e RDC 49), que orienta todos os aspectos relativos às boas práticas. Todos os proprietários de food trucks devem seguir as normas e orientações, para que garantam a elaboração de alimentos seguros, livres de contaminação.

  • Bombeiros

Para trucks, a segurança dos eventos está baseada no regramento da brigada de incêndio e no Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) para eventos. A utilização de energia elétrica, gás e produtos químicos, se não for corretamente planejada e executada, poderá representar riscos ao proprietário que trabalhará no caminhão e aos clientes que estão próximos aos trucks, no momento das vendas.

Constituição da empresa

  • Microempreendedor individual (MEI): é o empresário que fatura anualmente até R$ 81.000,00 (oitenta e um mil reais); é optante pelo Simples Nacional e não tem participação em outra empresa como sócio ou titular; tem no máximo um único empregado, que recebe um salário-mínimo ou o piso salarial da categoria profissional; e exerce uma das atividades elencadas na Resolução 58/2009, atualizada pela Resolução 78/2010, de acordo com a Lei Complementar 128/2008, alterada pela Lei Complementar 139/2011.
  • Microempresa: são empresas que faturam anualmente valor menor ou igual a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais). O teto de faturamento tem como base os valores estipulados para adesão ao Simples Nacional (regime de tributação simplificado), conforme Lei Complementar 123/2006, alterada pela Lei Complementar 139/2011.

Legalização para veículos 

É o único do setor de alimentação fora do lar que exige adequação às regras do Denatran. O planejamento da cozinha seguindo as regras existentes, assim como a realização das manutenções preventivas e programadas, garantirá o correto funcionamento do truck.

Como montar

Há uma variedade gastronômica a ser explorada pelos food trucks: brigadeiro gourmet, hambúrgueres, crepes, tapiocas, tacos, massas, sanduíches naturais, sorveterias, comida vegetariana, entre outros. Além disso, os food trucks podem ofertar refeições completas, pensando em almoço ou jantares. Vale destacar que o correto posicionamento do produto em relação ao perfil do cliente que se pretende conquistar deve ser uma grande preocupação ao se planejar um negócio com alimentação.

Quando o food truck já está em operação e deseja conquistar novos clientes para aumentar o faturamento, uma dica é criar ou participar de eventos que promovam a cultura de comida de rua na localidade onde atua.

Ainda que seja um diferencial, trabalhar na rua também tem suas desvantagens. O clima, por exemplo, é um fator que influe no faturamento. E o consumidor já não vê novidade em comer sem conforto um alimento que ele encontra em um restaurante com o mesmo preço e qualidade: é preciso apresentar um produto autêntico, com preço justo e estrutura adequada para consumo. Além disso, a agilidade no atendimento é uma característica observada pelos clientes. Para facilitar o trabalho e reduzir o tempo de espera, os alimentos podem estar previamente preparados. A contratação de funcionários também deve ser pensada de maneira que a qualidade do atendimento não sofra interferência nos horários de pico. Outro aspecto que interfere na agilidade do atendimento é a limitação da capacidade produtiva, decorrente da utilização de equipamentos compactos. Muitas vezes, o consumidor desconhece essas particularidades. Com isso, em momentos de grande fluxo, é importante comunicar aos clientes de maneira clara a previsão de entrega do alimento pronto, evitando que esse tempo resulte em insatisfação.

Ideias de negócio

Com a ajuda do Sebrae, é possível descobrir todos os passos para implementar esse modelo, posicionar-se no mercado e conhecer de que forma organizar o empreendimento para ser bem-sucedido. Saiba como montar um food truck.

Vá além

Conheça alguns conteúdos relacionados que podem ajudar a montar e aprimorar o seu negócio:

Conheça alguns cursos a distância oferecidos pelo Sebrae:

Aprender a Empreender

Boas Práticas nos Serviços de Alimentação

Assista aos vídeos a seguir e fique por dentro do negócio

Conheça a Norma Técnica ABNT NBR 16700:2018 - Food truck - Adaptação, instalação, operação e manutenção - Classificação e requisitos, que estabelece a classificação de food truck, bem como os requisitos para adaptação veicular, instalação, operação e manutenção de food truck.


 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?